Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dicas para linux mint 20 | xfce


LUIS CLAUDIO JR

Posts recomendados

Olá pessoas!

Estou aqui de novo com esse novo sistema. Recentemente, comprei um HD zero só para instalar o Linux Mint e fazer dual boot com o Win 7 (só para não deixar de lado o amiguinho janela 7), gostei do Linux Mint por conta de sua interface bem parecida com o windows que eu já enjoei de usar. Futuramente pretendo testar outra distro.

Como estou com esse aqui por enquanto, gostaria de pedir um favor a vocês usuários mais experientes:

Me deem dicas, ou macetes para deixar o Linux Mint 20 XFCE mais leve, mais rápido!

SETUP: Pentium(R) Dual-Core T4500  @ 2.30GHz com 3GB de RAM e um HD de 500GB seagate.

Ajudem o novato LINUX aee!

Vai em anexo minha área de trabalho!

764139623_readetrbalho.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente, não tem muito o que fazer. O XFCE já é super leve, se você quiser otimizar o sistema mais ainda, pode dar uma olhada em kernels customizados (o kernel Zen pode trazer melhoras na responsividade do sistema), trocar o XFCE por um ambiente desktop ainda mais leve, como o IceWM (que é bem pouco customizável e não muito agradável visualmente), ou por gerenciadores de janela como o i3, openbox, dwm, etc (há uma infinidade). De tempos em tempos você pode limpar as caches dos programas e do seu instalador de pacotes, e desinstalar os pacotes que você não utiliza mais (porém, cuidado para não remover pacotes importantes para o seu sistema).

 

Algo que você pode fazer também, que é um trabalho mais minucioso, é desativar os programas listados na inicialização do systemd que você não utiliza. Se não utiliza o Bluetooth, por exemplo, pode digitar no terminal "sudo systemctl disable bluetooth.service". Você pode trocar componentes do seu sistema por outros mais leves. Um exemplo é trocar o NetworkManager + wpa_supplicant pelo iwd + dhcpcd.

Se quiser fazer isso, utilize os comandos: "sudo systemctl stop wpa_supplicant NetworkManager" "sudo systemctl disable wpa_supplicant NetworkManager"  "sudo systemctl mask wpa_supplicant NetworkManager" "sudo apt install dhcpcd iwd" sudo systemctl enable dhcpcd iwd" sudo systemctl start dhcpcd iwd", e pra configurar a internet, terá que ser pela linha de comando, digitando "iwctl.

E por aí vai, quanto mais você fuçar, mais otimizado fica seu sistema, mas fazer isso vai possivelmente quebrá-lo se você ainda não for muito experiente, e vai custar bastante do seu tempo. Eu nem recomendo que você troque o NetworkManager como eu descrevi acima, pois ele é bem mais intuitivo que o IWD. Mas se quiser testar, tá aí.

 

Se quiser ir ao extremo, pode instalar o Gentoo, que é um sistema muito customizável em que você compila os pacotes apenas com o que for necessário pra você, e instala apenas os pacotes que for utilizar. Isso pode diminuir a utilização de recursos do seu sistema, mas na prática o ganho de desempenho é pequeno perto do tempo e esforço gasto. Mas você com certeza aprenderá bastante no caminho. Se você tiver bastante interesse em sistemas operacionais, talvez seja algo legal de se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!