Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Bom dia. Tudo bem? Desde ontem, estou enfrentando um problema curioso. Sempre que eu clico para desligar meu PC, ele desligava normalmente (e isso desde 2016). Ocorre que, desde ontem, quando clico para desligar, ele inicia o processo de desligamento, apaga-se a tela do monitor, mas tanto as luzes do PC continuam ligadas, como também a do mouse, teclado, etc. Ou seja: o PC continua ligado. Para desligá-lo, eu estou tendo que ou usar o botão, ou reiniciar e, em seguida, tentar desligar. Quando eu reinicio, consigo desligar normalmente meu PC. O que mais me intriga é que eu não mexi com nenhum tipo de configuração para que isso acontecesse. A única coisa que aconteceu ontem (se é que isso pode ter influenciado em algo) é que a energia aqui de casa caiu quando o PC estava ligado. Em seguida, eu o liguei e tudo parecia normal, mas, ao desligar pela noite, percebi que ele não estava desligando e que, para desligá-lo, teria ou que apertar o botão, ou reiniciar e solicitar novo desligamento. Assim, gostaria de saber o que pode ter acontecido, e o que posso fazer para resolver o problema. Abaixo, seguem informações sobre meu PC:

image.png.ee0d5b443ec6bbb6b37772b7a6fe546d.png

image.png.98072fc4fc83c30c660a49de737df7dc.png

Postado

Eu apostaria em algum arquivo do Windows corrompido, o que poderia levar a segundo chute de que talvez a saúde do seu HD/SSD não esteja nas melhores condições.

@LBCdones Poderia usar o HDTunes para testar a saúde ou o CrystalDiskMark só para checar o status que aparece sem teste.

Postado

Podem ser problemas no HD... Driver de ACPI ou alguma configuração mesmo em conflito, tenta o pacote padrão de comandos e vê se resolve:

Antes de tudo cheque a integridade do HD com programas como o Victoria https://m.majorgeeks.com/files/details/victoria_for_windows.html

Após isso confira Drivers e utilize os comandos básicos de checkup no cmd como admin:

"chkfdk /f /r /b C:" (y) e reinicia para escanear

"sfc /scannow"

"dism /online /cleanup-image /restorehealth"

Também é válido checar as opções de despertar na BIOS...

Postado

@GuilhermeP96 e @MrNobody,

Boa noite! Como vão? Primeiramente, muito obrigado por responderem. De início, eu já descartaria algum problema no SSD, haja vista que o troquei há poucos meses (porque a vida útil do meu outro SSD estava acabando, aí comprei um novo, e lembrando que tenho um HD para guardar os arquivos e o SSD fica praticamente vazio). Entretanto, para descarrego de consciência, fiz o teste e, a princípio, a saúde dele está em 100%:

image.png.c4c866281fddb1276b4aba927e1c47b3.pngimage.png.edd35eb5eae0fe0583c8d9d312685331.png

Por outro lado, o ponto levantado pelo colega Guilherme me parece ser o mais provável. Isso porque, conforme expliquei, o problema começou a ocorrer no mesmo dia em que, coincidentemente, a energia acabou e o PC foi desligado abruptamente. Creio que pode ser que, eventualmente, isso tenha acabado por desconfigurar algo nele. Seria possível?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!