Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem alguma forma de usar a trema (¨) apertando o Shift+6 apenas uma vez?


Posts recomendados

Seguinte: eu estou usando uma aplicação que tem uma determinada ação que você precisa um atalho padrão que o Shift+6, a trema (¨). O problema é que, como você precisa apertar o Shift+6 duas vezes pra trema sair, o atalho acaba não funcionando como deveria. Eu queria saber se tem alguma configuração que eu possa fazer para usar a trema apertando o Shift+6 apenas uma vez.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, não, porque o trema não existe só. Ele sempre está "montado" em alguma letra, assim como não existe o acento só e não existe cedilha sem o "c". Existe o trema só em Unicode, mas eu nem consigo imaginar a utilidade disso.

 

Em teclados, isso se chama "dead key" (tecla morta ou tecla silenciosa). Ela não tem muito efeito sem uma vogal. No meu teclado (Linux), se eu apertar o trema seguido de um espaço, o resultado é exatamente igual ao das aspas duplas (").

 

Também em Linux, eu posso alterar os atalhos de teclado e fazer uma combinação gerar o caractere que eu quiser. Por exemplo, quando eu tentei estudar línguas eslavas, configurei meu teclado para digitar com facilidade muitos carateres pertinentes: č, š, ř, ž, ť, ľ, Ľ, д, ж, я, ĕ и, ů, б, Б, ю, Ю, щ. Eu digito tudo isso com apenas uma tecla + a letra. Eu só sei fazer isso em Linux. Não sei em Windows. Deve ter algum aplicativo que faça isso. Acho que já vi, mas faz muito tempo.

Talvez haja uma solução para o seu problema, mas a solução provavelmente é usar outra combinação de teclas para a ação que você pretende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!