Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Tenho sinal internet vindo da fibra, indo pra um switch que distribui ips na faixa 10.1.1.xxx, gateway 10.1.1.1. Esse switch ta mandando internet num roteador na porta wan que, porém, ta distribuindo ips na faixa 192.168.0.xxx com gateway 192.168.0.1.

Quando eu tento acessar um pc pelo hostname dele que ta ligado no switch pela rede do roteador, eu não consigo. Só pelo Ip. 

Provavelmente não estou conseguindo porque o dns 192.168.0.1 não consegue resolver o nome de um pc conectado na outra rede. Quais são as possíveis soluções?

Para os PROS em REDE deve ser a pergunta mais iniciante que ouviram, mas espero que entendam que to começando e queria aprender melhor a lógica.

Postado

Entendi que você tem pcs nas redes 10.1.1.x e 192.168.0.x. É isso?

Bem, configure o DNS da rede 10.1.1.x como DNS secundário no DHCP da rede 192.168.0.x e veja o que acontece.

• Membro VIP
Postado

Se não precisa separar as redes, o melhor é usar o 2º roteador como AP.

Veja os destacados, em resumo é:

1. Desativar o DHCP do 2º roteador
  2. Conectar LAN-LAN

Assim todos os conectados usam a mesma rede do roteador principal, e não existe separação entre clientes.

• 3 semanas depois...
Postado

Algumas considerações:

Em 07/04/2022 às 11:08, W46n3r disse:

Entendi que você tem pcs nas redes 10.1.1.x e 192.168.0.x. É isso?

Bem, configure o DNS da rede 10.1.1.x como DNS secundário no DHCP da rede 192.168.0.x e veja o que acontece.

O servidor DNS secundário somente é consultado em caso de indisponibilidade do servidor DNS primário.

Em 07/04/2022 às 10:46, guiacamp disse:

Bom dia

Tenho sinal internet vindo da fibra, indo pra um switch que distribui ips na faixa 10.1.1.xxx, gateway 10.1.1.1. Esse switch ta mandando internet num roteador na porta wan que, porém, ta distribuindo ips na faixa 192.168.0.xxx com gateway 192.168.0.1.

Quando eu tento acessar um pc pelo hostname dele que ta ligado no switch pela rede do roteador, eu não consigo. Só pelo Ip. 

Provavelmente não estou conseguindo porque o dns 192.168.0.1 não consegue resolver o nome de um pc conectado na outra rede. Quais são as possíveis soluções?

Para os PROS em REDE deve ser a pergunta mais iniciante que ouviram, mas espero que entendam que to começando e queria aprender melhor a lógica.

Partindo do pressuposto que você não dispõe de um servidor WINS na rede, e que o modem, roteador e switch não possuem recursos avançados de DNS, a resolução de nomes está sendo feita por NetBIOS, através de broadcast, que, por definição, não é encaminhado para além da sub-rede local.

Postado

1 hora atrás, apresenta problemas Laza disse:

O servidor DNS secundário somente é consultado em caso de indisponibilidade do servidor DNS primário.

É verdade... acho que no fundo eu sabia disso, por isso falei para "ver o que acontece". Heh...

Uma maneira "podre" e rápida de fazer funcionar e não depender de configurações mais sofisticadas seria ter um arquivo hosts em todas as maquinas que se encarregasse da resolução IP/Nome. Se o ambiente for suficientemente estático, já resolve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...