Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações,

Tenho uma placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550M Plus e uma CPU Ryzen 7 5700G. No modo default  (ratio 38x), a CPU varia de 2999 a 4650 MHz (por causa do auto boost que vem nas configurações de padrão).

Eu gostaria de controlar a frequência máxima que a CPU atinge, por exemplo, deixar em 4400 MHz. Já tentei um monte de coisa como, por exemplo, diminuir nas configurações de energia do Windows o Estado de Desempenho Máximo.

Mas quando faço isso (coloco 99% por exemplo) a frequência máxima fica em 3750 MHz ( mesmo com o auto boost ativado). Já tentei alterar  a frequência na BIOS e no Software ASUS Al Suite, mas qualquer alteração que eu faço, a frequência do processador fica fixa, travada, no valor que coloquei. Mesmo no modo ocioso a frequência fica no máximo (por exemplo: ajustei para 4000 MHz....ela fica nesse valor em qualquer cenário, mesmo alterando os valores nas configurações de energia do Windows). Pesquisando sobre o assunto, vi que em algumas placas-mãe  existe na BIOS (ou existia) um modo chamado "COOL 'N' QUIET" (que seria um modo de economia de energia no modo ocioso). Essa função não existe no modelo da minha placa-mãe. Já tentei alterar um tal de "CStates" na BIOS...e também não resolveu. Gostaria de saber se é possível eu determinar  a frequência máxima da CPU. 

Postado

@Ruboudor Mas para que você quer fazer isso? Ta tendo problemas com temperatura? Barulho?

A única maneira que consigo pensar em fazer isso é com OC mas isso deixaria o clock fixo o tempo todo.

No geral não vejo motivo pra limitar o clock máximo do processador.

Postado

@PlayerUzumaki Entendi...obrigado pela resposta. Pesquisando sobre isso em alguns sites, vi que é possível fazer isso...não sei se o meu caso é que o Hardware que tenho impossibilita isso...tô tentando descobrir.

Postado
9 horas atrás, Ruboudor disse:

mesmo se não for OC, se eu diminuir o clock, ele fica fixo numa frequência só.

@Ruboudor OC é o ato tanto de diminuir o clock quanto de aumentar, eu ainda não entendi qual o seu objetivo com isso (sendo que vai perder desempenho à toa) mas se você diminuir o clock ele vai ficar naquela velocidade o tempo todo.

Como eu disse não conheço nenhum método de fazer o que você está querendo, nunca ouvi falar de algo assim na real.

Postado

@PlayerUzumaki Minha dúvida é sobre se é possível tecnicamente fazer isso. Por exemplo, o clock mínimo que a minha CPU atinge é de 2999 MHz...lendo em alguns fóruns, há CPUS que, em modo idle, ficam em 800 MHz...será que é possível tecnicamente diminuir o clock mínimo do processador? Não é bem a questão se vale a pena ou não, mas se posso ter esse nível de personalização dos meus componentes. Não é muito incomum encontrar fóruns onde, supostamente, os usuários conseguem determinar clocks máximos e mínimos, fixos ou oscilantes...

Olhando o manual de BIOS da placa-mãe, encontrei uma opção que não existe de fato no menu da minha BIOS:

image.thumb.png.8e904de798411aacf6e0c752766209c0.png  

Essa opção "POWER SUPPLY IDLE CONTROL" não existe na versão da minha BIOS (a mais atual). Pelo que entendi, ela regula as tensões no modo ocioso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!