Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc desligando sozinho em momentos aleatórios


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, recentemente meu pc começou a reiniciar sozinho (de vez em quando ele nem reinicia, eu que tenho que apertar o botão para liga-lo) achei estranho pois não acontecia esse problema a uns bons meses, daí resolvi ficar mais atento e descobri que meu processador estava batendo 90 graus somente na área de trabalho do pc, então optei por fazer o undervolting na BIOS e agora ele não passa de 75 graus (mas também permanece fixamente nessa temperatura) não sei mais o que pensar, e acho estranho que possa ser a fonte já que utilizo ela a anos e nunca deu problema de desligamento.

 

Obs: Já atualizei a BIOS para a última versão, atualizei o Windows Update e inclusive todos os drivers do pc.

Minhas config:

X570 Tuf Gaming BR/Plus

RTX 3070 Ti

32gb de RAM

750w 

2 SSD de 256

1TB de HD

Ryzen 9 5900x

Water Cooler CoolerMaster ML240L V2 RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Luis Henrick disse:

e acho estranho que possa ser a fonte já que utilizo ela a anos e nunca deu problema de desligamento.

 

Seria estranho se você utilizasse ela a 2 dias e desse problema de desligamento - porque um produto novo não deveria ter defeitos, ao menos é o que se espera.

 

Agora um produto que está sendo usado e gasto a anos - tem muito mais chance de ter problemas.

 

Poderia ser a bomba do seu Water Cooler que está estragada e com isso aumentando a temperatura do processador, mesmo em idle.

 

Ou a falta de refrigeração adequada do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luis Henrick disse:

Boa tarde pessoal, recentemente meu pc começou a reiniciar sozinho (de vez em quando ele nem reinicia, eu que tenho que apertar o botão para liga-lo) achei estranho pois não acontecia esse problema a uns bons meses, daí resolvi ficar mais atento e descobri que meu processador estava batendo 90 graus somente na área de trabalho do pc, então optei por fazer o undervolting na BIOS e agora ele não passa de 75 graus (mas também permanece fixamente nessa temperatura) não sei mais o que pensar, e acho estranho que possa ser a fonte já que utilizo ela a anos e nunca deu problema de desligamento.

 

Obs: Já atualizei a BIOS para a última versão, atualizei o Windows Update e inclusive todos os drivers do pc.

Minhas config:

X570 Tuf Gaming BR/Plus

RTX 3070 Ti

32gb de RAM

750w 

2 SSD de 256

1TB de HD

Ryzen 9 5900x

Water Cooler CoolerMaster ML240L V2 RGB

 

Como está de pasta térmica em CPU e GPU? Faça a troca deles o quanto antes. Aproveite também para limpar os coolers desses componentes. Se não sabe como fazer, leve a um profissional. Recomendamos aqui a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 w/mK.

 

Feito isso, monitore as temperaturas de processador e placa gráfica em idle usando o CPUID HWMonitor.

 

Depois, faça testes de stress no CPU e na GPU usando o AIDA64. Mantendo as máximas a no máximo 75°C, temos um bom resultado.

 

Se, mesmo assim, não resolver o problema, aí pode ser a disposição dos coolers do seu gabinete. Aconselha-se ter no mínimo 2 coolers na parte frontal soprando ar frio para dentro do gabinete e no mínimo 2 na parte superior tirando o ar quente. Pode ser problema na bomba d'água do water cooler também, como dito anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!