Ir ao conteúdo

Core i5 10400F não chegando ao turbo previsto

Ir à solução Resolvido por Alexandre Regelmeier,

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde. Comprei um i5-10400F semana passada e notei algo peculiar: o meu core speed não passa dos 3.5ghz, mesmo quando em atividade ou jogos. O que eu notei de diferente no CPU-Z comparado às análises do Youtube é que o meu multiplier fica em 35.0, onde em vídeos e análises mostra 40.0 com a frequencia +- entre 4.0~4.3. Alguém teria alguma solução ou explicação?

OBS: o 1° da imagem é o meu e o 2° uma imagem do google1426302425_WhatsAppImage2022-04-11at14_22_42.thumb.jpeg.b0b3da8a7e344d7b09d6b3363bad902b.jpeg

Postado

Primeiro, não use o CPU-Z para verificar frequência em tempo real, use o HWInfo64.

Segundo, se o processador está ocioso, é claro que não vai entrar em turbo. Isso não mostra no print, mas pela tensão baixa, já dá para saber que você não está fazendo nada com o seu PC. Coloque um teste de stress (Prime95 Small FFT é um bom exemplo) que você deve ver a frequência subir para os 4.0 GHz de turbo.

Postado
1 hora atrás, Becker Sedexo Alfredinho disse:

Olá boa tarde. Comprei um i5-10400F semana passada e notei algo peculiar: o meu core speed não passa dos 3.5ghz, mesmo quando em atividade ou jogos. O que eu notei de diferente no CPU-Z comparado às análises do Youtube é que o meu multiplier fica em 35.0, onde em vídeos e análises mostra 40.0 com a frequencia +- entre 4.0~4.3. Alguém teria alguma solução ou explicação?

OBS: o 1° da imagem é o meu e o 2° uma imagem do google1426302425_WhatsAppImage2022-04-11at14_22_42.thumb.jpeg.b0b3da8a7e344d7b09d6b3363bad902b.jpeg

O processador só ativará o turbo em atividades mais pesadas como jogos, renderização gráfica, etc., fora isto, permanecerá no clock base mesmo (ou abaixo dele, se o seu plano de energia estiver configurado com desempenho mínimo do processador em 5%, que é o padrão). Aí o clock cai abaixo dos 2.9GHZ mínimos mesmo.

Postado

então, acho que descobri o problema e encontrei outro. Uma config estava limitando ele à 3.5, tirei o desbloqueio e setei para o máx 4.3ghz. Porém ao realizar o teste com todos os núcleos em 4.3 a temperatura beirou 90°. Devo deixar somente um núcleo em 4.3 e o restante em 3.5 por exemplo? o que acha?

Postado

@Becker Sedexo Alfredinho precisa lembrar que esse turbo é em um núcleo e não em todos, como própria descrição da Intel: "Frequência turbo máxima é a frequência máxima de núcleo único, à qual o processador pode funcionar, usando a Tecnologia Intel® Turbo Boost", nesse caso você ja está com um overclock, provavelmente está com tensões altas/refrigeração insuficiente para rodar a essa frequência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...