Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire E1-571 6824 problemático


GuilhermeGB

Posts recomendados

Pessoal, tenho um notebook velho parado que já teve tantos problemas que é difícil contar. Mas a questão agora é que estou com o Windows 10 instalado nele e tenho vários problemas. O primeiro é que o touchpad não funciona, sou obrigado a usar um mouse via USB, mas isso eu tinha resolvido alguns anos atrás instalando manualmente um driver para Windows 7, pois o Windows 10 estava sempre instalando um driver mais novo que não fazia o mouse funcionar. Dessa vez nem fui atrás disso, estou usando apenas o mouse via USB mesmo. O segundo problema foi que depois de esperar horas para o Windows 10 fazer as atualizações necessárias, notebook com HD ainda e muito tempo sem ligar, a atualização 21H1 não está querendo instalar, ele sempre começa a instalar, pede pra reiniciar, mas depois reinicia de novo dizendo que as alterações estão sendo revertidas. Depois de uma dessa eu voltei para o Windows e nem o teclado quer funcionar mais, não funciona o teclado próprio do notebook e nem teclado USB, só virtual.

 

Aí você pensa: só formatar que resolve o problema. Beleza, eu preparei um pendrive bootável, decidi até instalar uma versão mais antiga do Windows para ver se teria menos problemas, mas aí depois de tudo pronto, fui tentar entrar na BIOS para alterar a ordem de boot. O bom sinal é que o teclado físico parece estar funcionando, pois está reconhecendo o botão F2 que serve para entrar na BIOS, o problema é que em vez de entrar na BIOS o computador fica preso numa tela preta com uma traço branco no canto superior. Não sei nem o que fazer, não sei se resetar a BIOS é uma opção, pois a bateria do relógio dele aparentemente não funciona mais, toda vez que entro no Windows preciso ajustar a data e hora, então a BIOS nem deve estar segurando configuração fora da energia (OBS: ele não tem mais a bateria principal também, uso direto na fonte). Alguém tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Essa tela preta com um underline normalmente significa que não há um SO instalado ou que não está conseguindo iniciar o pendrive bootavel - as vezes aparece um erro e outras vezes só essa tela.

 

Talvez o computador não esteja reconhecendo o teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MrNobody disse:

@GuilhermeGB Essa tela preta com um underline normalmente significa que não há um SO instalado ou que não está conseguindo iniciar o pendrive bootavel - as vezes aparece um erro e outras vezes só essa tela.

 

Talvez o computador não esteja reconhecendo o teclado.

Pior que só dá isso quando eu pressiono F2 para tentar acessar a BIOS, e independente se o pendrive está ou não conectado (testei das duas formas). Se eu deixar o note iniciar sem apertar F2 ele entra no Windows normalmente, mas só consigo passar da tela de login abrindo o teclado virtual usando o mouse USB para digitar a senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, essa placa já foi terrível de reparar, hoje em dia tenho muito sucesso nela...

 

Sobre o windows não terminar o update, pode sim ser problemas de alguma outra atualização não deixar terminar, até erro de disco causa esse problema, o que aconselho você a fazer é bloquear essa atualização, seja via regedit, seja via software, utilizo um que gosto bastante, é o stopupdates, muito bom para bloquear ou parar de vez o update do windows 10...

Sobre a questão do mouse e do teclado, você já matou o que pode ser a xarada, driver.. apesar de que ainda não peguei nenhum com esse tipo de incompatibilidade, mais tudo leva a crer que seja isso mesmo... talvez carregando em modo seguro, removendo os drivers, fazendo o bloqueio do update você consiga sucesso na instalação de drivers mais antigos para eles...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Agora me pergunto se isso pode ocorrer com o boot da BIOS também.

 

Vi esse problema no fórum da Acer e uma solução foi atualização de BIOS e a outra reset da bateria - com o notebook desligado e fora da tomada, desconectar a bateria, apertar o power por 20 segundos. E se o notebook tiver um buraco com botão para resetar a bateria pressionar por 5 segundos.

 

Talvez até trocar a bateria interna dele resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Antonio V. Garcia disse:

Olha, essa placa já foi terrível de reparar, hoje em dia tenho muito sucesso nela...

 

Sobre o windows não terminar o update, pode sim ser problemas de alguma outra atualização não deixar terminar, até erro de disco causa esse problema, o que aconselho você a fazer é bloquear essa atualização, seja via regedit, seja via software, utilizo um que gosto bastante, é o stopupdates, muito bom para bloquear ou parar de vez o update do windows 10...

Sobre a questão do mouse e do teclado, você já matou o que pode ser a xarada, driver.. apesar de que ainda não peguei nenhum com esse tipo de incompatibilidade, mais tudo leva a crer que seja isso mesmo... talvez carregando em modo seguro, removendo os drivers, fazendo o bloqueio do update você consiga sucesso na instalação de drivers mais antigos para eles...

 

Esse notebook já teve a placa-mãe trocada há alguns anos, de um dia pro outro ele não quis ligar mais e foi a placa. Comprei uma pelo Mercado Livre na época, veio uma versão um pouco diferente com USB 3.0, coisa que a original não tinha, mas depois de trocar a placa nunca mais consegui fazer funcionar o Turbo Boost do processador. Até tentei instalar várias versões de driver do Turbo Boost, sempre dá o erro dizendo que o sistema não antende os requisistos mínimos, testei em ambos, Windows 7 e Windows 10. A BIOS dele também parecia diferente, tinha menos funções, faltava opção para alterar a quantidade de memória dedicada pro vídeo integrado (lembro que já tinha mexido com isso na placa antiga), achei bem estranho.

 

Vou ver o que consigo fazer com esse update, o que eu queria mesmo era formatar e voltar pro Windows 7 que rodava mais tranquilo nesse hardware antigo, o uso dele seria mais pra internet e programas office, então não me importa muito o Windows 10. Eu pedi um SSD NVMe de 1TB pra usar no meu PC e se conseguir dar jeito no notebook eu passo o meu atual SATA de 240GB pra ele.

 

A questão do teclado e touchpad, o que achei mais estranho é que o mouse USB funciona numa boa, mas o teclado USB não funciona de forma alguma no Windows. Eu consigo até usar o comando F2 pra entrar na BIOS com ele, também consigo usar no teclado do próprio notebook, mas não no Windows.

 

2 horas atrás, MrNobody disse:

@GuilhermeGB Agora me pergunto se isso pode ocorrer com o boot da BIOS também.

 

Vi esse problema no fórum da Acer e uma solução foi atualização de BIOS e a outra reset da bateria - com o notebook desligado e fora da tomada, desconectar a bateria, apertar o power por 20 segundos. E se o notebook tiver um buraco com botão para resetar a bateria pressionar por 5 segundos.

 

Talvez até trocar a bateria interna dele resolva.

Então, bateria ele nem tem mais. A original dele já foi, comprei uma outra também uns anos atrás bem porcaria que durou poucos meses, agora ela já estourou, a tensão dela ta bem abaixo no normal, usar ela no note é até perigoso, então fica sem bateria e só uso na tomada. Pelo jeito vou ter que desmontar ele e tirar a bateria da placa pra ver no que dá.

 

 

EDIT:

Atualização: acabei de instalar um driver antigo do Windows 7 para o touchpad e depois de reiniciar o PC o teclado magicamente voltou a funcionar no Windows, mas o touchpad não. Desconfio que o problema do touchpad agora pode ser físico, mas pelo menos tenho o teclado agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Atualizando as informações:

 

-Ainda não consegui acessar a BIOS da placa-mãe normalmente, a única forma que deu pra acessar foi através do modo de recuperação do Windows que dá uma opção para reiniciar em entrar direto na BIOS. A única coisa que eu fiz foi voltar para o modo Legagy, pois não conseguia bootar um pedrive de instalação UEFI devido às políticas de segurança. Para resolver isso eu teria que alterar algumas configurações da BIOS e reiniciar o PC algumas vezes, coisa que não dá pra fazer.

 

-Voltei para o Windows 7 que sempre funcionou bem, mesmo assim não consegui utilizar o touch pad, e mesmo os botões abaixo do touch pad, que são soldados direto na placa-mãe, não funcionam. Tudo indica que a placa-mãe tem algum tipo de problema, primeiro desde que troquei o Turbo Boost do processador nunca mais funcionou, a BIOS não entra da forma que deveria, agora o problema no touch pad e nos botões, fora os vários problemas de boot que eu tive.

 

No mais, eu consegui resolver o problema de superaquecimento do processador, não sei se cheguei a falar aqui, mas há muito tempo estava faltando parafuso no dissipador (alguém mexeu nele e perdeu). Eu fiz uma gambiarra para usar os mesmos parafusos da carcaça, só adicionei dois pedaços de mola para ajudar a dar uma pressão. Troquei a pasta térmica, apertei o dissipador, agora está atingindo temperaturas dentro do esperado. Também instalei meu SSD SATA que estava parado e melhorou muito. Apesar dos vários outros problemas, o notebook ainda é "usável" desde que você tenha um mouse e alimente o computador direto da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!