Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@alexandre.mbm ,

Bom ... uma bateria decente de carro tem uma corrente de partida acima de 400A .... pode não ser "infinita"  mas ela consegue suprir facilmente o megacapacitor com picos de corrente bem alta, e sem esquentar....

Digo isso porque durante mais de dois anos eu tive um som bem legal no meu carro, com 4 módulos SD sendo 3 de 250W RMS estéreo ( 125W por canal ) e um de 250W RMS mono para o subwoofer e um baita megacapacitor de 18F, claro que não usava tipo pancadão de som na porta de bar ( kkkk ) mas nunca tive problemas com a bateria. 

Não há muita exigência de corrente da bateria não ....

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

só que o meu problema não é com o meu som automotivo e sim com a montagem de um amplificador classe AB onde o transformador que eu tenho não tem corrente o suficiente para alimentar a placa.

O meu som automotivo está 100% ok, pois eu tenho uma fonte de 50 Amperes para o módulo de 500 RMS e o som não distorce.

Postado
1 hora atrás, Steaumpunk disse:

só que o meu problema não é com o meu som automotivo e sim com a montagem de um amplificador classe AB onde o transformador que eu tenho não tem corrente o suficiente para alimentar a placa.

E o que muda ??????? Se você fizer a fonte de maneira correta, nada te impede de usar o seu som automotivo em casa , ligado no 110V !

Se você insiste em montar um amplificador classe AB, usando um transformador comum e querendo centenas de watts de potência, tem de começar pelo início :

1 - defina a potência de saída em watts RMS, e qual a impedância de seu alto-falante.

2 - Agora sabendo o rendimento de um classe AB ( média de 60% ), calcule a tensão RMS que a sua fonte deve fornecer.

3 - Agora calcule a potência de seu transformador, levando em conta uma perda média de 10%.

4 - Agora que você tem a potência, calcule a corrente que o transformador deve fornecer.

5 - Faça um estudo sobre o quanto compensa aumentar o capacitor de filtragem para diminuir a corrente de pico do transformador, e determine o valor mínimo do capacitor de filtragem.

Mas você até agora está querendo um milagre :

1 - Quer usar um transformador de um Minisystem que você não sabe nem qual é a tensão dele e nem qual é a corrente que ele fornece em RMS.

2 - Quer usar uma placa de 400W RMS que precisa de alimentação de 60 + 60 Volts para dar essa potência sobre  4 ohms ..... a qual irá consumir cerca de 670 watts da fonte , e corrente RMS de quase 6A, sabendo que seu transformador nem chega perto disso.

Portanto, se o transformador não serve, não sonhe. Meça ele, descubra a tensão e a corrente, e escolha um amplificador de acordo com isso, e seja feliz !

Paulo

• Curtir 2
Postado

Entendi, vou ver uma maneira de descobrir a potência do transformador, já que eu não tenho um alicate amperímetro e depois que descobrir, vou procurar outro projeto. Obrigado pessoal.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...