Ir ao conteúdo

Limpeza e manutenção de gabinete

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Estive procurando pelo fórum e não encontrei nenhum tópico recente/atualizado sobre limpeza de gabinetes.

Estou querendo limpar meu PC pela primeira vez e queria tirar algumas dúvidas aqui sobre o assunto.

Meu maior medo é queimar algum componente ao fazer a limpeza e percebi que pelo fato do meu gabinete ter muitos filtros, a poeira (que já está acumulada há uns 3 anos) é bem fina, então imagino que terei que usar ar e pincéis para fazer a remoção do pó, mas eu vi em alguma lugar dizendo que pincéis comuns geram energia estática que queimam as placas, então comprei 2 pincéis antiestáticos (dizia no anúncio da amazon que eram), porém além disso, descobri que o próprio ar com pressão pode gerar energia estática e eu pretendia  usar um secador de cabelo no modo frio para tirar essa poeira. Alguém aqui já usou secador de cabelo para tirar poeira de gabinete, é verdade essa parada do ar gerar estática?

A ordem do procedimento que pretendo fazer é a seguinte:

1. Colocar chinelos para estar com o corpo aterrado.
  2. Colocar luvas de borracha para evitar suar nas mãos.
  3. Travar todos os coolers para eles não girarem com a pressão do ar.
  4. Bater o ar com secador da forma que o gabinete com ele todo montado, inclusive dentro da fonte.
  5. Desmontar todos os coolers e limpar com o pincel.
  6. Desmontar Placa de Vídeo, HD, SSD, tampas e filtros do gabinete para limpeza com pincel.
  7. Limpar a placa-mãe (montada) com pincel e em seguida bater ar novamente para eliminar resíduos de pó.
  8. Trocar pasta térmica do processador.
  9. Montar.

OBS: Não vou abrir a placa de vídeo pois não faço ideia de como fazer.

Alguém tem alguma dica do que fazer ou não fazer? Preciso tampar os slots de RAM vagos com alguma coisa pra não entrar poeira na hora que eu bater ar? 

Eu vi gente falando para passar o álcool isopropílico na placa-mãe, mas isso não faria a poeira virar um barro? onde pode passar esse álcool?

Postado

Colega, para uma boa limpeza, antes de mais nada o que você vai fazer é.... a desmontagem do PC! Limpe peça por peça, evitando contato onde tiver pontos de conexão. Não precisa tirar a CPU, deixe lá encaixado, a menos que precise mesmo trocar a pasta termica. Os contatos podem ser limpos usando papel sulfite ou papel higienico.

Por óbvio, se não pretende fazer a desmontagem, vai ser uma limpeza que não é muito profunda, aí sim, precisará dos cuidados acima.

Nessa época de mais frio e ar seco, a estática é um risco sério, então eu, no seu lugar esperaria melhorar as condições, com um tempo um pouco mais úmido, a menos que esteja ocorrendo algum problema tipo aquecimento de CPU e GPU.

Aliás, se o PC for novo não há necessidade real de limpeza, a menos por motivo estético. Trabalhei em firma no interior de SP, e em condições de chão de fábrica, com muito pó de terra por todo lado, a limpeza era sempre em último caso, menos os servidores, né?, esses eram tratados a pão de ló,  mesmo ficando em ambiente refrigerado.

Uma dica que funciona na prática para combater a estática: fazer em uma mesa limpa, com alguma coisa para isolar :pode ser um pano limpo, papelão, etc. Não use plastico pela tendencia de dar estática ao abrir.

Tome um banho antes, a água "descarrega" os cabelos, é onde tem mais estática. Antes de manusear pode dar uma última descarregada na carcaça do gabinete.

A placa de vídeo pode ser limpa só com pincel, principalmente os FAN, cuidado que são frágeis,  dá para usar secador de cabelo sem o quente ativo.

Recomendo ver muitos vídeos de youtube se não tiver experiencia.

33 minutos atrás, randomguy disse:

Eu vi gente falando para passar o álcool isopropílico na placa-mãe, mas isso não faria a poeira virar um barro? onde pode passar esse álcool?

O álcool isopropilico(99,99%) é para tirar algum tipo de gordura, e só se usa esse solvente, não use mais nenhum outro tipo de líquido. Não tem nenhuma contra indicação de tipo de superfície.

Preciso tampar os slots de RAM vagos

Nunca fiz isso, mas se fizer teria que ser uma dessas fitas mágicas da scotch, algo que não grude muito.

Mas, se estiver com pouca confiança, levar a uma oficina talvez seja melhor.

Postado
44 minutos atrás, randomguy disse:

Alguém aqui já usou secador de cabelo para tirar poeira de gabinete, é verdade essa parada do ar gerar estática?

Isso é verdade, mas se tudo estiver desmontado não dá problema.Espere um tempo antes de remontar.

Desmontado e desligado, né?

Postado

Alguém tem alguma dica do que fazer ou não fazer?

Cara, certamente é admirável a sua disposição... mas vou te falar, acho que se simplificar vai reduzir muito o risco de algum problema pós limpeza e o resultado vai ser quase o mesmo que conseguiria com a lista proposta.

Outra... trocar pasta térmica? A menos que tenha colocado uma pasta podrona, isso não faz sentido... mesmo porque ao reaplicar o que vai fazer é zerar novamente o processo de cura da pasta. Não vejo vantagem a menos que esteja tendo problema com temperatura.

O que eu faço aqui:

- Abro a parte lateral do gabinete.

- Destaco a frente do gabinete.

- Travo as fans.

- Ligo o soprador elétrico de folha na potencia máxima e bato vento na coisa toda por uns 5 minutos.

O PC fica quase com aspecto de novo. Só se procurar bem vai achar sujeira.

Claro que estou supondo que a maquina fica num ambiente minimamente "normal" né?  Se a maquina fica dentro de uma cozinha onde se faz fritura diariamente, ou na área de manutenção de uma oficina mecânica de retifica de motores... risca tudo o que eu disse e segue com a sua lista.

• Obrigado 1
Postado
33 minutos atrás, PedraX disse:

Colega, para uma boa limpeza, antes de mais nada o que você vai fazer é.... a desmontagem do PC! Limpe peça por peça, evitando contato onde tiver pontos de conexão. Não precisa tirar a CPU, deixe lá encaixado, a menos que precise mesmo trocar a pasta termica.

Eu já fiz alguma limpezas superficiais mas nunca troquei a pasta térmica do processador, desde que montei ele em Dez/2018. A princípio não tenho problemas com superaquecimento, pelo menos não que eu tenha notado.

Nessa época de mais frio e ar seco, a estática é um risco sério, então eu, no seu lugar esperaria melhorar as condições, com um tempo um pouco mais úmido

Isso é relativo de região para região não é? Aqui onde moro é muito quente, mas quanto a umidade eu não sei como está. Qual seria uma umidade ambiente adequada para esse tipo de procedimento?

Uma dica que funciona na prática para combater a estática: fazer em uma mesa limpa, com alguma coisa para isolar :pode ser um pano limpo, papelão, etc. Não use plastico pela tendencia de dar estática ao abrir.

Tome um banho antes, a água "descarrega" os cabelos, é onde tem mais estática. Antes de manusear pode dar uma última descarregada na carcaça do gabinete.

Eu já assisti vários vídeos no YT e os caras fazem tudo a moda *****, pegam as peças de qualquer jeito, dificilmente você vê alguém manuseando as peças com luvas e etc. Sobre o banho eu já li isso em algum lugar, foi bom relembrar.

O álcool isopropilico(99,99%) é para tirar algum tipo de gordura, e só se usa esse solvente, não use mais nenhum outro tipo de líquido. Não tem nenhuma contra indicação de tipo de superfície.

Não tenho interesse em usar o álcool 99,99%, achei que fosse algo extremamente necessário, mas como só tem pó, não vou nem cogitar usar.

Mas, se estiver com pouca confiança, levar a uma oficina talvez seja melhor.

Quanto a levar a uma assistência técnica, isso é um problema, pois aqui não tem nenhuma que é de serviço confiável.

16 minutos atrás, W46n3r disse:

Outra... trocar pasta térmica? A menos que tenha colocado uma pasta podrona, isso não faz sentido... mesmo porque ao reaplicar o que vai fazer é zerar novamente o processo de cura da pasta. Não vejo vantagem a menos que esteja tendo problema com temperatura.

Sempre vejo as pessoas falando sobre fazer limpezas periódicas e como nunca fiz uma profunda, achei que fosse algo que já tinha passado do tempo. Não percebi problemas com temperatura, porém eu sempre tive a percepção de que meu PC sempre foi muito quente, não sei se por causa do formato do gabinete ou por causa do processador.

O que eu faço aqui:

- Abro a parte lateral do gabinete.

- Destaco a frente do gabinete.

- Travo as fans.

- Ligo o soprador elétrico de folha na potencia máxima e bato vento na coisa toda por uns 5 minutos.

É o que pretendo fazer. Como você remove o pó dos dissipadores do cooler do processador? Aqui eu uso o cooler box Wraith Stealth e vi que acima dos dissipadores tem bastante sujeira alojada. Tomara que saia tudo com o ar.

Claro que estou supondo que a maquina fica num ambiente minimamente "normal" né?

Fica em uma sala, só que junta bastante poeira que cai do forro.

• Solução
Postado

Bom, algumas considerações:

1) se não tiver problema aquecimento, não desmonte CPU e GPU.

2) pó pode ser tirado só com aspirador, se tiver algo que não saia, use os pincéis, se o cabo de força estiver tirado, não dá problema algum, mas como eu disse , tome cuidado com as pás dos FAN, quebram por qualquer coisa.

3) os filtros, se puderem ser tirados, pode passar no secador de cabelo. Tem alguns tipos que terão que ser trocados

4) umidades abaixo de 40% começam a ficar perceptíveis para geração de estática, mas, sinceramente,, se pegar os componentes de forma adequada(pelas bordas e evitando os contatos), é difícil danificar um componente.O mais comum é queda dos mesmos .

Aí, como conclusão: tire os cabos, com o gabinete na mesa, desmonte os componentes um a um, se tiver os saquinhos antiestáticos, coloque dentro, se não tiver, use sacos de papel(ou improvise com papel sulfite), aí com o gabinete "pelado" passe o aspirador. Mesmo que não pretenda uma limpeza mais extrema, é sempre bom ter álcool isopropilico á mão, serve para limpeza de qualquer tipo de superfície engordurada(tipo visor e lentes de celular, teclados, mouse, etc).Eu compro de litro, tem em distribuidoras(custa R$30 o litro em SP). Se passar nos PCB(circuito impresso) fica novinho.

Aí é so montar de novo.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Dando a atualização.

Acabei de terminar a limpeza, o secador que consegui emprestado não tinha pressão de ar suficiente pra tirar a poeira por si só, então tive que desmontar a placa de vídeo para conseguir ter acesso amplo ao gabinete. Limpei a GPU externamente com pincel e vento, o cooler do processador estava com os dissipadores praticamente vedados de poeira, acabei desmontando e tirando muito pó com o pincel, a pasta térmica já estava totalmente seca, deu trabalho até pra tirar, na hora que fui limpar me dei conta que não ia conseguir tirar a pasta térmica só com papel toalha, então corri numa loja de informática e peguei um copinho de álcool isopropílico pra ajudar a dissolver. A pasta térmica que colocei não dava pra espalhar com a espátula que veio no pacote, então coloquei só uma gota no centro do processador e prendi o cooler. E por fim no restante do gabinete passei pincel e ar, e limpei os filtros e os fans com pincel.

Deu tudo certo, agora vou acompanhar a temperatura do processador, até agora já vi uma melhora de 4ºC em idle.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...