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Boa tarde, comprei um SSD Gigabyte Aorus NVMe Gen4 SSD 1TB, M.2, Leitura 5000MB/s, Gravação 4400MB/s - GP-ASM2NE6100TTTD. https://www.gigabyte.com/br/Solid-State-Drive/AORUS-NVMe-Gen4-SSD-1TB

 

Minha placa-mãe tem entrada PCI 3.0 no NVMe, vi no youtube benchmark com esse SSD que a velocidade chegava em 3200, consegui chegar no 3000, mas foi uma vez só, geralmente sempre fica entre 800/2000, já rodei o cristaldiskmark em modo safe do Windows e nada muda, dei uma desfragmentada no disco (coisa q li que n melhora no caso de SSD) mas até que deu uma melhorada, antes da desfragmentação q eu fiz usando aquele app do Windows, não passava dos 1000.

 

Usando o CristalDiskInfo e o SSDToolBox me é informado que o disco está saudável.

ssdsaudavel.thumb.png.c030d6c31f4668b72a1978178345364b.png

Em modo safe: 

2112052010_emsafemode.thumb.png.8fc3307b524fca6fed4e067262423588.png

 

O melhor resultado que eu consegui: 

disco2.thumb.png.ed56a7a2168a1bad313df9b7d2e83117.png

 

Também cheguei a ler na internet sobre controladora, a que está aqui é a AHCI

ahci.thumb.png.ad93c9a3aa2087f0ac4453ad5fef8b05.png

 

Rodei o SFC /scannow e não encontrou nada...

scannow.thumb.png.fd2b29708bd5d55ad9c0c4d9f89903c0.png

 

 

 

 

 

 

Windows recem instalado, até instalei ele novamente achando que era problema do Windows.

Enviei um monte de imagem, mas se precisar de outras ou de logs só avisar q disponibilizarei, paguei caro nesse SSD e to bem chateado com essa situação.

Eu só notei esse problema no disco pois na primeira formatação, eu fui executar o CrystalDiskMark e no meio do benckmark o PC apresentou problemas, dps disso eu formatei o PC, mas n resolveu...

Windows 11 está na ultima versão e com o Windows Update pausado, nenhum antivirus, somente o Windows Defender.

em safe mode.png

Postado

@Katakuri É isso aí mesmo. 

Talvez com Pci 4.0 consiga alguma coisa a mais.  Conseguiu chegar em 3.000mb/s o que já é ótimo. E jamais o SSD vai ficar trabalhando nessa velocidade á toa sem ser necessário.

 

Entenda que para  inicialização de windows e aplicações básicas não se beneficiam dessa velocidade. 

Só vai chegar perto da velocidade final em transferências de arquivo muito extenso,  em transferências com grande quantidade de arquivos a velocidade fica limitada. 

 

Não vejo defeito aí, segue o baile. 

Postado
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

@Katakuri É isso aí mesmo. 

Talvez com Pci 4.0 consiga alguma coisa a mais.  Conseguiu chegar em 3.000mb/s o que já é ótimo. E jamais o SSD vai ficar trabalhando nessa velocidade á toa sem ser necessário.

 

Entenda que para  inicialização de windows e aplicações básicas não se beneficiam dessa velocidade. 

Só vai chegar perto da velocidade final em transferências de arquivo muito extenso,  em transferências com grande quantidade de arquivos a velocidade fica limitada. 

 

Não vejo defeito aí, segue o baile. 

 

Por se tratar de um benckmark eu achei que iria levar ele ao limite do pcie.

Até baixei outro benchmark pra ver e os resultados estão altos, o que me deu medo foi que antes tava dando resultado de 500/800 de leitura, o que eu achei bem baixo.

 

Deu um erro no benckmark, rodei ele dnv e n deu, então n deve ser nada pra se preocupar né?

Eu esqueci de falar, na primeira instalação do Windows, durante a atualização do Windows faltou luz, e por isso eu reformatei o PC, pois n tava conseguindo nem restaurar pra uma versão anterior, por esse motivo acho q eu comecei a ficar paranótico com o SSD ter algum problema...

 

1731532037_benckmarkerror.thumb.png.433c417513caa7ac80301d1a3394afb6.png

 

Citação

See the end of this message for details on invoking 
just-in-time (JIT) debugging instead of this dialog box.

************** Exception Text **************
System.Exception: mist
   at AS_SSD_Benchmark.HiPerfTimer.get_Duration()
   at AS_SSD_Benchmark.Form1.timer2_Tick(Object sender, EventArgs e)
   at System.Windows.Forms.Timer.OnTick(EventArgs e)
   at System.Windows.Forms.Timer.TimerNativeWindow.WndProc(Message& m)
   at System.Windows.Forms.NativeWindow.Callback(IntPtr hWnd, Int32 msg, IntPtr wparam, IntPtr lparam)


************** Loaded Assemblies **************
mscorlib
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4470.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.NET/Framework64/v4.0.30319/mscorlib.dll
----------------------------------------
AS SSD Benchmark
    Assembly Version: 2.0.7316.34247
    Win32 Version: 2.0.7316.34247
    CodeBase: file:///C:/Users/Bruno/Downloads/AS-SSD-Benchmark2.0.7316/AS%20SSD%20Benchmark.exe
----------------------------------------
System.Windows.Forms
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4488.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Windows.Forms/v4.0_4.0.0.0__b77a5c561934e089/System.Windows.Forms.dll
----------------------------------------
System
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4488.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System/v4.0_4.0.0.0__b77a5c561934e089/System.dll
----------------------------------------
System.Drawing
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4395.0 built by: NET48REL1LAST_B
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Drawing/v4.0_4.0.0.0__b03f5f7f11d50a3a/System.Drawing.dll
----------------------------------------
System.Configuration
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4341.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Configuration/v4.0_4.0.0.0__b03f5f7f11d50a3a/System.Configuration.dll
----------------------------------------
System.Core
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4470.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Core/v4.0_4.0.0.0__b77a5c561934e089/System.Core.dll
----------------------------------------
System.Xml
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4161.0 built by: NET48REL1
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Xml/v4.0_4.0.0.0__b77a5c561934e089/System.Xml.dll
----------------------------------------
AS SSD Benchmark.resources
    Assembly Version: 2.0.7316.34247
    Win32 Version: 2.0.7316.34247
    CodeBase: file:///C:/Users/Bruno/Downloads/AS-SSD-Benchmark2.0.7316/en-US/AS%20SSD%20Benchmark.resources.DLL
----------------------------------------
System.Management
    Assembly Version: 4.0.0.0
    Win32 Version: 4.8.4435.0 built by: NET48REL1LAST_C
    CodeBase: file:///C:/Windows/Microsoft.Net/assembly/GAC_MSIL/System.Management/v4.0_4.0.0.0__b03f5f7f11d50a3a/System.Management.dll
----------------------------------------

************** JIT Debugging **************
To enable just-in-time (JIT) debugging, the .config file for this
application or computer (machine.config) must have the
jitDebugging value set in the system.windows.forms section.
The application must also be compiled with debugging
enabled.

For example:

<configuration>
    <system.windows.forms jitDebugging="true" />
</configuration>

When JIT debugging is enabled, any unhandled exception
will be sent to the JIT debugger registered on the computer
rather than be handled by this dialog box.

 

 

Postado

Desculpa o Double post, mas agora de manhã fui ligar o PC e está completamente bizarro, já tomei umas 5 tela azul.

Tentei acessar o "%systemroot%\minidump e/ou %systemroot%\memory" pra pegar os logs da tela azul mas não abre nenhum local esses 2 caminhos...

 

Como eu pego esses logs do Windows pra tentar ver o que realmente está acontecendo? Esses problemas de tela azul só começaram depois que instalei esse bendito SSD, antes eu usava um SSD + HD e nunca tive esses problemas, tem hora que eu dou boot no PC e ele n lê o SSD, ai eu tenho q reiniciar pra ele ler, muito estranho.

 

Postado

@Katakuri Pode ser windows corrompido em alguma parte,  meu conhecimento na parte do sistema é curto. 

Não sei se foi isso que você tentou mas achei este caso no forum da microsoft, aparente precisa de uma configuração para ele salvar os logs automaticamente. https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/coletar-log-de-tela-azul-criticalservicefailed/b891dc2b-3cb5-40fa-b9a8-d434aa85bf82

Postado
23 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Katakuri Pode ser windows corrompido em alguma parte,  meu conhecimento na parte do sistema é curto. 

Não sei se foi isso que você tentou mas achei este caso no forum da microsoft, aparente precisa de uma configuração para ele salvar os logs automaticamente. https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/coletar-log-de-tela-azul-criticalservicefailed/b891dc2b-3cb5-40fa-b9a8-d434aa85bf82

 

Acho que descobri o problema, 1 pente de memória RAM, hoje de manhã dps das 4 tela azul, eu tirei o pente de RAM pra conseguir manusear o SSD, encaixar ele novamente, fiquei pensando se estava mal encaixado, depois disso fui ligar o PC e n tava ligando, como já aconteceu no passado, eu sabia que era a minha RAM, deixei só um pente e liguei o PC, até agora não apresentou problemas e por incrivel que pareça, a velocidade de leitura no benchmark está batendo valores que não batia antes. Essa RAM eu tenho a muito tempo, nunca imaginei que ela poderia causar isso, a minha duvida é porque ela n causou isso com o outro disco, talvez ela estava causando e eu n estava reparando.

Acabei de comprar o SSD e vou ter que comprar uma RAM nova kkk

Vou tentar passar uma borracha nesse pente e conectar ele, pois ele sempre foi ruim de conectar mas conectava, tentar rodar um benchmark de RAM pra ver também.

 

Vou tentar ficar só com esse pente único hoje pra ver se o PC vai apresentar problemas.

 

 

image.png.f99dc371ce52276c0c43b59d3a5ea10c.png

 

 

 

Postado

@Katakuri Ufa, menos mal rsrsrs  

Qual o modelo da suas memórias?

Talvez por ele ter o Dram Cache pode ter tido alguma incompatibilidade, ou mesmo a memória RAM estar com algum problema mesmo.. 

 

19 minutos atrás, Katakuri disse:

porque ela n causou isso com o outro disco, talvez ela estava causando e eu n estava reparando.

É bem possível, se estava causando isso com outro SSD por exemplo a diferença de velocidade no uso diário praticamente é imperceptivel a menos que rode os testes para ver o desempenho. 

Ou no caso o disco anterior não havia incompatibilidade com essa Ram, o que é bem estranho mas não deixa de ser possível.

Postado
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

@Katakuri Ufa, menos mal rsrsrs  

Qual o modelo da suas memórias?

Talvez por ele ter o Dram Cache pode ter tido alguma incompatibilidade, ou mesmo a memória RAM estar com algum problema mesmo.. 

 

É bem possível, se estava causando isso com outro SSD por exemplo a diferença de velocidade no uso diário praticamente é imperceptivel a menos que rode os testes para ver o desempenho. 

Ou no caso o disco anterior não havia incompatibilidade com essa Ram, o que é bem estranho mas não deixa de ser possível.

 

O que eu acho estranho é que eu comprei 2 pentes, deve ter vindo um com defeito, muito estranho.

A outra coisa estranha é o benchmark batendo 5Gbs, sendo que o NVMe pcie 3.0 é até 3,5Gbs, né?

 

Meu PC:

https://www.gigabyte.com/Motherboard/A520M-H-rev-1x#kf

Gpu: RX 6600

Fonte: Corsair TX650M

Cpu: Ryzen 5 3600, cooler DEEPCOOL GAMMAXX 400 V2.

Eram 2 pentes de RAM, 8Gb cada. 3200mhz.

 

 

Edit: Parece que o problema está no local que eu coloco o pente de memória, botei os 2 pentes no mesmo slot, e nos 2 casos o SSD está perfomando bem no benchmark e o Windows n está apresentando problemas, e esse slot que n está ligando é o slot que fica encostado no cooler do processador, complicado...

image.png.e082743caba8815716434aea585617d4.png

 

Postado

memória RAM mal encaixada ou com defeito trava windows e reduz performance absurdamente, como tanbém faz mouse e teclado perder sinal e ficar oscilando. 
De modo geral, 80% dos casos de tela azul é memória ou sujeira no slot. se isso estiver ok, o resto é fácil de diagnosticar.

Lembrando que se você não possui terra na tomada do pc, isso pode passar energia errado pro pc também, energizar partes dos componetes, dá choque na tela e ocorrer o mesmo caso que relatei acima. 
infelizmente computador é uma ferramenta que precisa do ambiente "quase" perfeito pra rodar bem.

 

Postado

@Katakuri Veja se uma limpeza no Slot da Ram ajuda, de repente há algum material causando mau contato.

 

Em ultimo caso se ainda estiver na garantia, abre um RMA com a loja ou fabricante explicando o problema para eles ver o que pode fazer, antes de gastar dinheiro com algum reparo em placa por conta.

Postado

Obrigado pela ajuda pessoal, consegui encaixar as duas RAM e a perfomance do PC está normal agora, tive que encaixar várias vezes a RAM pra conseguir arrumar, da próxima vou até usar um spray limpa contato (estava só no assopro kkk).

Engraçado que hoje um colega meu me mandou mensagem falando que limpou o PC e não estava ligando, q ligava e ficava tela preta, falei pra ele reparar na RAM, e ele disse q era ela mesmo...

Incrível como a RAM da mau contato né? Nunca tive problema encaixando um processador, placa de vídeo, mas RAM eu já tive vários... 

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