Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Quasar QA5500 modificação e melhoria no circuito


Posts recomendados

Eu dando uma geral no meu laboratorio achei um caderno com anotações antigas que eu nem lembrava que eu tinha mais,e nela achei uma anotação interessante pra quem pegar um desse modelo fazer isso 

Na placa amplificador aquelas placas tipo cartuchinho,a que usa a placa pa55 nela tem um capacitor de 100uF o c107 que foi prensado errado por erro de fabrica o polo negativo fica ligado com r471 sendo que é ligado com r471 é o polo positivo,só ver no esquema que o polo postivo fica ligado em série com r471 porém na placa e a serigrafia diz que é o polo negativo

E também como sabemos esse amplificador não tem ajuste de bias,que alguns caso o som fica distorcido,essa modificação aqui que vou deixar melhora graves agudos e deixa o audio mais nitido

1.Alterar o valor do capacitor de ceramico de 680pf por 750pf por um de styroflex mas como é mosca branca nos dias de hoje coloca um de ceramico pode colocar um de 820pf ou um de 1k2(1n2)

2 tem um capacitor de 22uF ele deve ser alterado para um bipolar ou se preferir colocar em paralelo um capacitor de poliester de 100nf com o de 22uF que com isso despolariza o eletrolitico

3 Os diodos 1n4003 e 1n4007 devem ser substituidos por 1n4148 sim isso mesmo 1n4148,soldando na polaridade correta,com essa modificação colocando diodo 1n4148 melhora a distorção do crossover.

Fica a dica ai,essa dica quem me deu foi um amigo que trabalho na quasar na decada de 70 e 80 ele já é falecido eu nem lembrava mais dessa anotação,lembrei porque revirando minhas coisas achei uma anotação antiga.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!