Ir ao conteúdo

Computador Gamer com oscilação no FPS

Ir à solução Resolvido por Vinicius Tadeu de Almeida,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Galera, quem puder me ajudar, estou com o seguinte problema:

Comprei um computador novo, peça por peça e montei ele, no primeiro momento estava sem SSD então instalei tudo em um HD, nos primeiros dois dias pós montagem o PC apresentou um FPS baixíssimo para rodar os jogos (dentre 10 e 20 FPS), desde um jogo leve ate um Cyberpunk da vida, porém essa oscilação parou nos dias seguintes e consegui jogar normalmente (com FPS chegando ate 50 ou 60) sem identificar o que houve, porém comprei um SSD e fiz uma clonagem do HD, formatando e clonando, depois reiniciei tudo certinho e para minha surpresa o mesmo problema voltou, FPS abaixo de 10 na maioria dos jogos. O pior é que o problema oscila, exemplo passei quinta e sexta feira tentando resolver desde instalar vários drivers ate tentar resetar a BIOS, e ate formatei a maquina toda para tentar instalação limpa do Windows, porém ja desistindo de achar uma devida solução no sábado o computador começou a funcionar sem problemas novamente rodando os jogos com FPS acima de 40/50 e passou assim o final de semana todo, tranquilo. Eis que segunda feira ligo o PC e o mesmo voltou com o mesmo problema, ja tentei todas as opções que podia, uma delas foi trocando o SSD com outro computador que tenho e rodou da mesma forma  com a lentidão e FPS baixo (enquanto o meu SSD que estava usando a clonagem rodou liso na outra maquina) provando não ser o Windows, nem drivers, nem o SSD, mas algo no Hardware. Se alguém puder ajudar ou tiver alguma opinião/tentativa de ajuste vou deixar meu setup abaixo:
(também já testei o desempenho da maquina no MSI AfterBurner e no RivaTurner, sem problemas de aquecimento ou uso exagerado de nenhum componente)

PC: 

placa-mãe: Gigabyte B550 DS3H

Placa de vídeo: Zotac Nvidia RTX3050 8gb

memória Ram: 2X 16GB DDR4 (32gb no total)

Cooler: Water cooler Gamdias Chione 

Fonte: Corsair 600W VS600

Processador: AMD Ryzen 5600g

memória: SSD WDBlue de 1 TB

Postado

Galera Topico Resolvido!!!

Pra quem tiver esse tipo de problema ai e quiser saber:

A BIOS da placa-mãe estava desatualizada, e algumas atualizações dela são para o processador 5600 g, assim que atualizei no site do fabricante com um pendrive os jogos travaram em 50 60 fps ou ate mais, então fica ai pra quem estiver com esse tipo de problema que o meu!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!