Ir ao conteúdo

Qual a chance de eu ser taxado em um processador no Aliexpress??

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

estou querendo comprar um processador novo pelo Aliexpress Ryzen 5 4650g novo, só que não sei a chance de eu ser taxado é qual a porcentagem do Aliexpress , e se tem mais algum juros para o Maranhão além dos 60% se eu for taxado. 

Postado

@Matheus1778 Se não me engano só 2% das encomendas chegam a ser taxadas.

E talvez o você tenha que pagar o ICSM, nem todo estado precisa.

Postado
1 minuto atrás, Matheus1778 disse:

vai ser taxado em quantos reais já que o processador é 789,00 reais

Não sei. Você tem que ver quanto vai ser a taxa, mas deve subir uns 300 reais. O que é bem difícil.

• Solução
Postado

@Matheus1778 Não necessariamente vai ser taxado em cima do R$789.

Se um fiscal estiver em um dia bom, ele vai te taxar em cima de U$55 que é o valor padrão para produtos eletrônicos. E se tiver ICMS, vai possivelmente dobrar o valor de taxa que você tem que pagar. Mais os R$15,00 de despacho postal.

Em um dia ruim, talvez você pague um processador extra.

Postado

A chance é baixa mas acontece.
Normalmente o imposto é 60% do valor do produto + valor do frete e não tem muito o que fazer pra evitar. Uma coisa possível, que eu não recomendo você fazer pois é crime, seria pedir para o vendedor declarar o produto com um preço abaxio de 50 dólares, assim não seria passível de imposto de importação. Lembrando que é crime, não recomendo, apesar de dizerem que funciona praticamente sempre.

Postado

@Matheus1778 depende da sua sorte. Se você for ver nos comentários de celulares e isso é normalmente R$1000,00 para cima tem muita gente dizendo que foi taxado em torno de R$150,00. Outros em R$300,00. E já vi alguém dizendo uma vez que foi taxado em 1500,00 - não sei se foi erro de digitação ou de fato foi, mas o último valor é o mais raro.

E dependendo do produto o vendedor nem preço coloca. Recebi a pouco tempo atrás uns produtos marcados como: Exemplar Comercial. E a mercadoria estava descrita na embalagem corretamente. 

Postado

Processador é muito difícil ser taxado, os caras mandam ele num envelope, e dificilmente a alfandega vai ligar pra um pacote pequeno. Os vendedores do Aliexpress também sempre vão declarar um valor menor para brasileiros, independente de você pedir ou não, meu Ryzen 5 3600 veio declarado por U$10 quando comprei ano passado. Comprei até um outro produto barato esses dias, que custa menos de U$50 (paguei por volta dos R$100), mas os caras declararam só U$5.

Mesmo declarando valor baixo a receita é esperta, se eles decidirem embaçar, vão jogar um valor tabelado e cobrar em cima. Placas-mãe e placas de vídeo são ainda mais fáceis de serem taxadas pelo volume do pacote, existem até casos de placas-mãe antigas que realmente custavam menos de U$50 e foram taxadas porque o fiscal simplesmente "achou" que custava mais, e não tem nada que você possa fazer quanto a isso. Eu pedi uma placa de vídeo nova no fim do mês passado e realmente tinha a esperança de ser taxado, mas ela foi liberada em Curitiba dia 14 e sem taxa. Agora só aguardo a enrolação dos correios pra me entregar, achei que ia receber hj, mas ainda nada.

• Obrigado 1
Postado

@Matheus1778

1 hora atrás, Matheus1778 disse:

@Guilherme F B o que acontece se alguém descobrir sobre declarar o produto com preço baixo??

Pode acarretar em algumas multas que não podem somar mais de 10% do valor do produto, mais a diferença do valor declarado e o valor praticado e mais os impostos de importação sobre o valor praticado que de acordo com a lei serão no minimo 78% considerando 60% + o icms do maranhão que é 18%. e em casos muito graves e muito raros mesmo tem uns 3 crimes que você pode ser enquadrado

-crime contra a ordem tributária;

-crime de contrabando ou de descaminho, ou;

-crimes em detrimento da Fazenda Nacional ou contra a administração pública federal

"Nesse caso, a fiscalização tem a obrigação de efetuar a correspondente Representação Fiscal para Fins Penais, a ser encaminhada ao Ministério Público (RA, artigos 740 e 741). Essa representação pode ser contra qualquer interveniente no despacho aduaneiro, incluindo o importador e seu representante legal."

Aqui tem uma matéria que explica de forma bem detalhada as multas possíveis:
https://www.fazcomex.com.br/blog/multas-na-importacao/

E aqui um artigo que explica o calculo da taxação:
https://www.nuvemshop.com.br/blog/saiba-quais-impostos-voce-deve-pagar-ao-importar-produtos-do-exterior/#:~:text=A taxa de produtos importados,e do preço do frete.

Postado
21 horas atrás, Matheus1778 disse:

@Guilherme F B o que acontece se alguém descobrir sobre declarar o produto com preço baixo??

Neste caso além do imposto II (+ICMS se seu estado cobrar) você terá que pagar uma multa, por tentativa de sonegação de imposto.

Citação

kkkkk qual vai ser o valor total se eu for taxado em um processador de 779 reais??

Pela legislação deverá pagar 60% de II mais ICMS se seu estado cobrar, exemplificando no caso de Minas Gerais que cobra 18% de ICMS:

II (60%) = 468,00

ICMS (18%) = 273,95  Note que os 18% ICMS não é cobrado apenas sobre os 779,00 do custo da placa-mãe - o que daria 149,99; mas sobre os 779,00 + 468,00 do II + Vr. do ICMS (é imposto sobre imposto + imposto). O cálculo é complicado, no site Tributado (ponto) net tem uma calculadora.

Mais = 15,00 de "taxa de serviço" dos CORREIOS.

Total: 756,95 ou seja ~97,17% de imposto.

Eu sou de MG e já tive várias encomendas tributadas desta forma - até compra de 20 dólares, porém vieram da Bangood, HobbyKing.

Inclusive tive que pagar os impostos no caso de um pedal de leme para simuladores de voo que foi presente do fabricante.

Como explicaram acima, na maioria dos casos o fiscal cobra o imposto sobre um valor arbitrado de 55 dólares, o que dá 180-200,00 - para estados que não cobram ICMS.

Os canais de YouTube Iskandar Souza e Guiga Game fazem estatísticas mensais sobre taxação com os inscritos, e nenhum deles tem caso de processador OEM (no blister, sem cooler) comprado no Aliexpress ter sido taxado- o que não garante que você não vai ser😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...