Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de placa-mãe para substituir a Gigabyte X470 AORUS Ultra Gaming


Posts recomendados

Meu processador é um Ryzen 2700. Estava pensando em pegar uma ASUS TUF Gaming B450M-Pro II ela parece bem completinha, outra opção seria uma ASRock B450M Steel Legend mas vi pessoas dizendo que ela seria mais básicona e nunca usei da peça da ASRock mas já tive coisa boa da ASUS. Alguma outra sugestão, de preferência que aguente bem problemas com variação de energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A TUF Gaming é bem superior à Steel Lengends, até em BIOS dizem que ASUS costuma ser bem estável, a B450M Steel Legends é bem complicada nessa parte, são muitos problemas de compatibilidade que vão surgindo. A ASRock também não recomenda usar processadores antigos (abaixo da 3ª geração) nas BIOS compatíveis com a 4ª geração (Ryzen 5000), como é seu caso. Dificilmente uma placa que você comprar hj não vai vir com uma BIOS recente, e isso poderia vir a gerar transtornos.

 

Quem tem que aguentar variações de energia não é a placa-mãe e sim sua fonte. Uma fonte de alta qualidade vai "sofrer" com os problemas de energia sem repassar para o hardware, e aí está a importância de investir numa boa fonte. Se as condições elétricas forem imprópiras para o funcionamento, a própria fonte se encarrega de cortar o suprimento de energia. E é de suma importância que você não use qualquer tipo de estabilizador ou no-break barato no PC, isso é altamente prejudicial para fontes chaveadas em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Obrigado pelas informações! A minha fonte é uma EVGA 650W ECO e eu achava que era boa. Só disse da placa aguentar variações mesmo pois o técnico que verificou que a X470 estava inoperante havia mencionado que foi curto (eu perguntei por medo de ser oxidação). Eu usava o compudator ligado em um filtro de linha iClamper apenas.

@Andros Santos Obrigado pelas indicações, vou buscar elas. Fiquei um pouco triste pela minha Gigabyte morrer meio "do nada" apenas 3 anos, mas vou considerar essa outra Aorus também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Orestes Bastos EVGA 650W ECO? Não conheço esse modelo. Tem mais alguma informação sobre ela? Os modelos mais populares da EVGA que são vendidos no Brasil em geral são de baixa qualidade, eu realmente não confio. Teve um ou outro modelo de melhor qualidade vendida aqui, mas acho que hj você nem encontra mais. Se você gosta de usar uma configuração por muitos anos, então é bom investir bem numa fonte. Por exemplo, as fontes XPG Core Reactor tem garantia de 10 anos, então daria pra fazer vários upgrades sem precisar trocar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Orestes Bastos disse:

@GuilhermeGB Ah perdão é a EVGA 650W GQ comprei ela a uns 3-4 anos.

Essa fonte aí está classificada como "Tier C", que é um tier de fonte mais recomendadas para computadores intermediários baratos ou low-end, realmente não é uma fonte muito boa, mesmo parecendo ser pelas especificações.

 

https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list-40/

 

Pra você aí usaria pelo menos uma fonte "Tier B" pra cima, se pensa em longevidade, pegue uma fonte "Tier A" da lista (a XPG Core Reactor é uma delas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!