Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal!

Preciso usar um ESP32 para controlar dois motores 12V.
Um deles é daqueles pequenininhos com caixa de redução, o outro é uma bomba automotiva de lavador de para-brisa.
Tenho vários relés (apenas o relé, sem o módulo), mas não consegui fazê-los funcionar, já que eles trabalham com 5V e a saída da GPIO é 3V e com baixa corrente.
Pensei e tentar usar uns optoacopladores que consegui com um amigo, mas também não consegui ligar os relés.

Alguém conseguiria me ajudar a fazer esse circuito?

Estou dando meus primeiros passos com eletrônica e meu conhecimento é quase nulo.

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Claro amigo... é bem simples

transistor-rele.jpg

A princípio nem precisa do opto. Vai precisar apenas de 1 transistor (bc337), 1 resistor (2k2) e 1 diodo (1n4001)

54 minutos atrás, npramos disse:

passos com eletrônica e meu conhecimento é quase nulo

Não sendo zero é o que importa... neste caso o mínimo é saber identificar os componentes pelos símbolos (acima). Eu já dei alguns passos mas ainda tenho muito o que aprender 🤪

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!