Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia a todos !

estou no socket 775 com core2quad Q8400 (pc com 10 anos de atraso) e com ela eu não consigo rodar filmes ou youtube em 4k porque a mesma não tem suporte videos com  codec hevc (usado em filmes 4k)

estou pensando em comprar uma placa-mãe da amd de socket am4 de chipset A320 ou A520 ou B450 (essas são as 3 mais baratas que vi) estas 3 com BIOS atualizada ou não aceitariam o processador X4 950 ?

quais processadores de socket AM4 que tem suporte para rodar o codec hevc ? o processador X4-950 suporta rodar o codec hevc ?

Postado

@kapiel10 o x4 950 nem vídeo integrado tem. Teria que ver processadores da linha A(A8, A10) ou os terminados em G.

Quanto a placa-mãe é preciso saber os modelos, mas as 520 não costumam ter suporte para CPUs mais antigos. 

Postado

@kapiel10

Citação

In order for your Windows PC to play HEVC videos, you need to be running Windows 10. You also need an Intel 6th Generation Skylake or newer / AMD 6th generation Carizzo or newer CPU, OR an Nvidia GeForce GTX 950 / 950 graphics card or newer / AMD Radeon R9 Fury / Fury X / Nano or newer.

FONTE - https://www.tomshardware.com/reference/h264-h265-hevc-codec-definition

Basicamente, qualquer CPU com vídeo integrado, dos últimos 8 anos, tem suporte a HEVC / H.265...

Postado
27 minutos atrás, RS Faria disse:

@kapiel10

FONTE - https://www.tomshardware.com/reference/h264-h265-hevc-codec-definition

Basicamente, qualquer CPU com vídeo integrado, dos últimos 8 anos, tem suporte a HEVC / H.265...

mas tipo então nenhum processador sem vídeo intergrado não rodaria os videos hevc ?

pelo que li esse hevc não é pesado pra rodar os videos, o  que pega são processadores antigos não ter suporte de linguagem para decodificar ele , um exemplo simples seria o seguinte :

você compra uma tv e quer puxar os canais dela na tv aberta, com apenas 3 cliques você faz esse processo e qualquer criança/pessoa consegue fazer isso, o problema seria o manual e o controle virem no idioma  hebraico ou chinês ou russo, apesar do processo ser extremamente simples, você não consegue entender como funciona o processo pois para você os simbolos destes idiomas não tem significado,

seria o mesmo caso do processadores antigo e placa de vídeo antiga rodar o hevc (h265),  o processo é simples porém eles não tem suporte e não entendem a linguagem do hevc

por isso eu achava que qualquer processador recente de 2015 ou 2017 para cá teria suporte e rodaria 

Postado

@kapiel10 Se você tem uma placa de vídeo é outra história. Mas se não tiver gráfico integrado ou uma placa de vídeo sua tela vai ficar preta.

Ou você poderia simplesmente comprar uma GPU que suporta HEVC.

Postado

@kapiel10

Eu posso estar redondamente enganado, mas esses codecs rodam em processadores gráficos apenas, seja placa de vídeo ou vídeo integrado mesmo.. Ele não roda via CPU, propriamente dita.. Seria a "Aceleração por Hardware"..

Sendo assim, se você colocar uma placa de vídeo, que suporte HEVC / H.265, resolveria seu problema, em teoria, pois teria o hardware com suporte pra tal, o que o seu atual, não tem..

Postado
4 minutos atrás, MrNobody disse:

@kapiel10 Se você tem uma placa de vídeo é outra história. Mas se não tiver gráfico integrado ou uma placa de vídeo sua tela vai ficar preta.

Ou você poderia simplesmente comprar uma GPU que suporta HEVC.

sim sim, isso eu sei

quero usar esse x4-950 com uma gt 8400 gs ou uma gt 730 DDR3 ambas não rodam codec hevc com isso quero saber se ao rodar um vídeo hevc com o x4-950 se o processador conseguiria rodar os videos , ou seja, se ele tem suporte ou não para fazer a decodificação do hevc

6 minutos atrás, RS Faria disse:

@kapiel10

Eu posso estar redondamente enganado, mas esses codecs rodam em processadores gráficos apenas, seja placa de vídeo ou vídeo integrado mesmo.. Ele não roda via CPU, propriamente dita.. Seria a "Aceleração por Hardware"..

Sendo assim, se você colocar uma placa de vídeo, que suporte HEVC / H.265, resolveria seu problema, em teoria, pois teria o hardware com suporte pra tal, o que o seu atual, não tem..

entendi, se for realmente isso então não tem jeito , teria que pegar um atlon 3000G ou Athlon 200G mesmo

Postado

@kapiel10 processador também decodifica HEVC/H.265 e outros codecs mais modernos quando sua placa de vídeo não suporta decodificação via hardware. Até alguns dias atrás eu usava uma GTX 660 que suportava apenas decodificação AVC/H.264 via hardware, mas eu conseguia assitir videos HEVC normalmente no meu PC usada o processador com o VLC Media Player, no Youtube também conseguia ver vídeos VP09 e AV01 usando a CPU, pois minha placa de vídeo também não suportava. Se eu quisesse codificar algum vídeo em HEVC/H.265 usando HandBrake ou algum outro software, poderia usar codificação via CPU também.

Mas é importante ressaltar que esses codecs mais novos usam muitos recursos de CPU, por esse motivo um processador muito antigo não vai ter desempenho suficiente para reproduzir o vídeo com fluidez. Porém, qualquer CPU moderno vai conseguir ter bom desempenho nesse tipo de tarefa hoje em dia.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@kapiel10 processador também decodifica HEVC/H.265 e outros codecs mais modernos quando sua placa de vídeo não suporta decodificação via hardware. Até alguns dias atrás eu usava uma GTX 660 que suportava apenas decodificação AVC/H.264 via hardware, mas eu conseguia assitir videos HEVC normalmente no meu PC usada o processador com o VLC Media Player, no Youtube também conseguia ver vídeos VP09 e AV01 usando a CPU, pois minha placa de vídeo também não suportava. Se eu quisesse codificar algum vídeo em HEVC/H.265 usando HandBrake ou algum outro software, poderia usar codificação via CPU também.

Mas é importante ressaltar que esses codecs mais novos usam muitos recursos de CPU, por esse motivo um processador muito antigo não vai ter desempenho suficiente para reproduzir o vídeo com fluidez. Porém, qualquer CPU moderno vai conseguir ter bom desempenho nesse tipo de tarefa hoje em dia.

minha dúvida é exatamente essa que você acabou de explicar , agora preciso saber se o x4-950 tem suporte a hevc

a titulo de curiosidade, meu core2quad q8400 (socket 775)  que é 2,66 GHz roda tranquilamente um vídeo em 1080p com codec hevc, os videos rodam muito bem, o problema são os videos 2160p (4k)  com codec hevc, nestes que ocorrem os engasgos impossibilitando  a reprodução dos videos 

sabendo que o x4 -950 é uma evolução desse core2quad q8400 já que ele tem 3,5 GHz será que caso ele tenha suporte para hevc ele não teria força para rodar hevc ?

então tipo, estou com um pc de 10 anos atrás e não tenho muita noção do que é recente , o x4-950 foi lançado em 2017 , será que pela data dele da pra ter noção se ele suporte hevc ?

Postado
4 minutos atrás, kapiel10 disse:

minha dúvida é exatamente essa que você acabou de explicar , agora preciso saber se o x4-950 tem suporte a hevc

a titulo de curiosidade, meu core2quad q8400 (socket 775)  que é 2,66 GHz roda tranquilamente um vídeo em 1080p com codec hevc, os videos rodam muito bem, o problema são os videos 2160p (4k)  com codec hevc, nestes que ocorrem os engasgos impossibilitando  a reprodução dos videos 

sabendo que o x4 -950 é uma evolução desse core2quad q8400 já que ele tem 3,5 GHz será que caso ele tenha suporte para hevc ele não teria força para rodar hevc ?

então tipo, estou com um pc de 10 anos atrás e não tenho muita noção do que é recente , o x4-950 foi lançado em 2017 , será que pela data dele da pra ter noção se ele suporte hevc ?

Para reproduzir vídeos em 4K fluentemente você precisará de um processador mais moderno, antigamente eu usava um Core i5 3470 e vídeos em 4K 60 FPS no Youtube engasgava um pouco, mas o Youtube em 4K usa codificação VP09 ou AV01, que são mais pesadas que HEVC (e mais eficientes em qualidade vs tamanho do arquivo). O Athlon X4-950 é consideravelmente superior ao Core 2 Quad Q8400, mas é muito mais lento que meu antigo Core i5 3470, portanto não sei se ele vai ser suficiente para reproduzir vídeos em 4K também, se esse for seu objetivo.

Dependendo de quanto você planeja gastar nesse Athlon X4 950 + Placa-mãe A320 + memória DDR4, você já compra um RX 550 (R$700) que tem suporte a aceleração HEVC.

Screenshot_46.thumb.png.f6a6d41a1b4256eb28e36090062ed366.png

Postado

@GuilhermeGB @kapiel10 se sua GPU integrada ou dedicada não tiver acesso ao Codec HEVC, só faz com que sua CPU trabalhe mais. 

Tinha um i3 2100 que travava a cada 2 segundos em vídeo 4k. E agora com um i7 3770 meu PC esta rodando 4k60 sem travar. E detalhe o protocolo HEVC só foi lançado em 2015.

Postado
1 minuto atrás, MrNobody disse:

@GuilhermeGB @kapiel10 se sua GPU integrada ou dedicada não tiver acesso ao Codec HEVC, só faz com que sua CPU trabalhe mais. 

Exatamente, amigo. Se a GPU não suportar aceleração HEVC, é o processador que vai fazer todo o trabalho sozinho, e está aí a importância de ter uma GPU com aceleração via hardware, caso contrário, um processador suficientemente potente será necessário para decodificação via software. Qualquer processador, até os mais antigos, suportam decodificar HEVC, só que nem todos vão ter desempenho suficiente para reproduzir o vídeo em tempo real, dependendo da resolução.

A única forma de usar CPU + GPU para decodificação ou codificação é vídeo é por meio da tecnoligia Intel Quick Sync, que funciona com gráficos integrados da Intel. Essa tecnologia chega a ser até mais eficiente que placas de vídeo dedicadas da AMD, então algumas pessoas quando querem montar um PC de baixo custo para edição de vídeo acabam optando por um Intel com vídeo integrado.

Postado
25 minutos atrás, MrNobody disse:

Tinha um i3 2100 que travava a cada 2 segundos em vídeo 4k. E agora com um i7 3770 meu PC esta rodando 4k60 sem travar. E detalhe o protocolo HEVC só foi lançado em 2015.

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para reproduzir vídeos em 4K fluentemente você precisará de um processador mais moderno, antigamente eu usava um Core i5 3470 e vídeos em 4K 60 FPS no Youtube engasgava um pouco, mas o Youtube em 4K usa codificação VP09 ou AV01, que são mais pesadas que HEVC (e mais eficientes em qualidade vs tamanho do arquivo). O Athlon X4-950 é consideravelmente superior ao Core 2 Quad Q8400, mas é muito mais lento que meu antigo Core i5 3470, portanto não sei se ele vai ser suficiente para reproduzir vídeos em 4K também, se esse for seu objetivo.

Dependendo de quanto você planeja gastar nesse Athlon X4 950 + Placa-mãe A320 + memória DDR4, você já compra um RX 550 (R$700) que tem suporte a aceleração HEVC.

Screenshot_46.thumb.png.f6a6d41a1b4256eb28e36090062ed366.png

to ligado nessas placas de videos, as mais baratas que suportam hevc são a gt 1030 e a rx 550 , ambas se acha por 450 reais usada com menos de 1 ano de uso 

com a resposta do x4-950 não rodar hevc me restaram 2 opções 

1- comprar uma gt 1030 por 450 reais da marca gigabyte usada 5 meses e ainda tendo garantia de 7 meses de garantia da loja  2 anos com o fabricante

OU

2- comprar outra placa-mãe de socket am4 ( média de 350 reais nova ou 250 reais usada com garantia) +  processador Athlon 3000g (media 300 reais usada ainda com garantia de 2 anos e pouco com o fabricante) + 8 gb memória RAM DDR4 usada por 140 reais

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Exatamente, amigo. Se a GPU não suportar aceleração HEVC, é o processador que vai fazer todo o trabalho sozinho, e está aí a importância de ter uma GPU com aceleração via hardware, caso contrário, um processador suficientemente potente será necessário para decodificação via software. Qualquer processador, até os mais antigos, suportam decodificar HEVC, só que nem todos vão ter desempenho suficiente para reproduzir o vídeo em tempo real, dependendo da resolução.

A única forma de usar CPU + GPU para decodificação ou codificação é vídeo é por meio da tecnoligia Intel Quick Sync, que funciona com gráficos integrados da Intel. Essa tecnologia chega a ser até mais eficiente que placas de vídeo dedicadas da AMD, então algumas pessoas quando querem montar um PC de baixo custo para edição de vídeo acabam optando por um Intel com vídeo integrado.

quais socket da  intel  que começara a ter essa tecnologia intel quick sync ? as de socket 1155 tem ? as de 1151 tem ?

o que da desânimo da intel são os preços 

hoje a placa-mãe mais barata da amd é a de socket am4 de chipset a320 por 329 reais na kabum , na mesma loja a placa-mãe da intel mais barata é de socket 1151 por 429 reais 

lembrando que o socket mais atual da amd é a am4 enquanto da intel é a 1200, ou seja, além da placa-mãe da intel ser 100 reais mais caro ela não é a mais atual 

olhando aqui placa mães de socket 775 você acha funcionando  por 60 a 90 reais enquanto a 1155 (que é bem antiga 2012) você só acha por 200 reais , ou seja, depois dos socket 775 as placas mães usadas mesmo com tamanho tempo de uso não caem  o preço.

aí pra pagar 200 conto em uma placa-mãe usada por não sei quanto tempo acho melhor pagar logo 320 reais ou 250 reais em uma mais recentes de socket am4 novas ou com pouco meses de uso 

Postado
3 minutos atrás, kapiel10 disse:

to ligado nessas placas de videos, as mais baratas que suportam hevc são a gt 1030 e a rx 550 , ambas se acha por 450 reais usada com menos de 1 ano de uso 

com a resposta do x4-950 não rodar hevc me restaram 2 opções 

1- comprar uma gt 1030 por 450 reais da marca gigabyte usada 5 meses e ainda tendo garantia de
7 meses de garantia da loja 
2 anos com o fabricante

OU

2- comprar outra placa-mãe de socket am4 ( média de 350 reais nova ou 250 reais usada com garantia) +  processador Athlon 3000g (media 300 reais usada ainda com garantia de 2 anos e pouco com o fabricante) + 8 gb memória RAM DDR4 usada por 140 reais

Cara, se for apenas para assistir vídeos 4K em HEVC, o Athlon 3000G é suficiente por causa do vídeo integrado com suporte ao codec via hardware, e de quebra ele ainda é mais rápido que o Athlon X4-950.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...