Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ZOTAC GAMING GeForce RTX 3060 Ti Twin Edge LHR


Posts recomendados

Olá gente!

Então comprei recentemente, uma ZOTAC GAMING GeForce RTX 3060 Ti Twin Edge LHR, e ela está esquentando muito com determinados jogos ou com multiplas ações (exemplo: streams, com esses jogos que já esquento)
Vale lembrar que sou completamente leigo em computadores, mas gostaria de saber o que eu poderia fazer, se existe alguma dica para que eu consiga diminuir essa temperatura!

 

Fonte: Fonte De Alimentacao 650w 80 Plus Gp650 Bronze Gamemax
placa-mãe: TUF GAMING B550M-PLUS
Processador: Ryzen 5 3600

Fan: O mesmo que veio com o processado

Gabinete: Gabinete Gamer Sharkoon TG4 RGB sem Fonte, Mid Tower
Fans: os que vieram de fabrica, junto com o gabinete

OBS: estou deixando meu gabinete aberto, para tentar conseguir uma melhor temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Kauê Marinho disse:

@Shelby_ Vou colocar como exemplos em jogos que eu obtive.

Elden ring off stream - 65ºC ~ 75ºC
On stream - 75ºC - 85ºC

God Of War - 65ºC - 77ºC

 

Por enquanto foram esses que eu testei, vale lembrar que todos foram nas qualidades maximas que o jogo oferece

Temperaturas OK para uma placa de vídeo, mas talvez poderiam ser melhores se seu gabinete fosse outro. Repare que o seu gabinete tem uma frente quase toda fechada em vidro, as ranhuras laterais não servem de muita ajuda para entrar ar frio. Esse gabinete também não tem se quer abertura superior para saída de ar, onde uma ou duas ventoinhas seriam bem vindas. Tem apenas um saída por meio da ventoinha de trás, sozinha ela não dá conta.

 

gabinete-gamer-sharkoon-tg4-rgb-sem-fonte-mid-tower-usb-3-0-4-fans-preto-com-lateral-em-vidro__1545134498_gg.jpg.2b30e2fb3479cb8ec225bd823d6238ad.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauê Marinho Temperatura estão OK ao meu ver, não há muito com o que se preocupar.

Mas pode estar diminuindo essas temperaturas, e diminuir é sempre bem vindo.

 

Esse gabinete tem a frente toda fechada, e a falta de Fans para fazer a parte de exaustão... Assim impedindo um melhor AirFlow.

O que eu posso recomendar é:

 

1° - Invista em um gabinete com frente em Mesh, os que recomendo são:

- GALAX Nebulosa

- Mancer Anubis

- Silverstone Fara R1 PRO

- Montech X3 Mesh

 

2° - Invista em mais Fans, de preferência de qualidade, os que recomendo são:

- XPG Vento

- Scythe Kaze Flex

(Pode optar em comprar apenas 2 pois já tem 4 em seu gabinete, ou comprar logo 6 da mesma marca e tentar vender esse gabinete com os Fans que vem nele).

 

E instalar da seguinte forma:

3x Fans na parte Frontal puxando o AR para DENTRO

2x Fans na parte Superior jogando o AR para FORA

1x Fan na parte Traseira jogando o AR para FORA

 

Edit #1: Eu não havia reparado que esse gabinete não tem suporte para fans no TOPO, então creio que o melhor seria investir em um novo.

Claro, se quiser fazer esse investimento.

Como falei, as temperaturas estão OK... Então acho que não seja algo que precise com urgência.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Temperaturas OK para uma placa de vídeo, mas talvez poderiam ser melhores se seu gabinete fosse outro. Repare que o seu gabinete tem uma frente quase toda fechada em vidro, as ranhuras laterais não servem de muita ajuda para entrar ar frio. Esse gabinete também não tem se quer abertura superior para saída de ar, onde uma ou duas ventoinhas seriam bem vindas. Tem apenas um saída por meio da ventoinha de trás, sozinha ela não dá conta.

 

gabinete-gamer-sharkoon-tg4-rgb-sem-fonte-mid-tower-usb-3-0-4-fans-preto-com-lateral-em-vidro__1545134498_gg.jpg.2b30e2fb3479cb8ec225bd823d6238ad.jpg

 

 

 

Entendi, então um gabinete mais ventilado poderia dar uma melhorada nessa temperatura. Mas sabe me dizer se essa diferença é significativa? Por exemplo uns 10°c.

 

6 horas atrás, Shelby_ disse:

@Kauê Marinho Temperatura estão OK ao meu ver, não há muito com o que se preocupar.

Mas pode estar diminuindo essas temperaturas, e diminuir é sempre bem vindo.

 

Esse gabinete tem a frente toda fechada, e a falta de Fans para fazer a parte de exaustão... Assim impedindo um melhor AirFlow.

O que eu posso recomendar é:

 

1° - Invista em um gabinete com frente em Mesh, os que recomendo são:

- GALAX Nebulosa

- Mancer Anubis

- Silverstone Fara R1 PRO

- Montech X3 Mesh

 

2° - Invista em mais Fans, de preferência de qualidade, os que recomendo são:

- XPG Vento

- Scythe Kaze Flex

(Pode optar em comprar apenas 2 pois já tem 4 em seu gabinete, ou comprar logo 6 da mesma marca e tentar vender esse gabinete com os Fans que vem nele).

 

E instalar da seguinte forma:

3x Fans na parte Frontal puxando o AR para DENTRO

2x Fans na parte Superior jogando o AR para FORA

1x Fan na parte Traseira jogando o AR para FORA

 

Edit #1: Eu não havia reparado que esse gabinete não tem suporte para fans no TOPO, então creio que o melhor seria investir em um novo.

Claro, se quiser fazer esse investimento.

Como falei, as temperaturas estão OK... Então acho que não seja algo que precise com urgência.

 

 

 

Muito obrigado pelas recomendações! Vou ir atrás delasbpode ter certeza! Você teria modelos pra recomendar? 

E em relação a venda, Olx é o melhor lugar ou grupos mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kauê Marinho disse:

Entendi, então um gabinete mais ventilado poderia dar uma melhorada nessa temperatura. Mas sabe me dizer se essa diferença é significativa? Por exemplo uns 10°c.

Então, pelo que vi nos reviews da sua placa, a temperatura normal dela em estresse é por volta de entre 67 e 72ºC, mas são testes feitos em temperatura ambiente controlada, bancada aberta, etc. Você está pegando 85ºC com a sua, acho que pelo menos uns 5ºC vai ter que reduzir aí, mas também pode melhorar até uns 10ºC.

 

No meu caso, por exemplo, eu tenho um gabinete bem ventilado, frente aberta, duas ventoinhas puxando ar frio e duas tirando ar quente. Eu consegui achar apenas um review dela, e nos testes ela pegou 65ºC, mas aqui em casa o máximo que eu vi 75ºC, porém eu moro num região mais quente. Fiz undervolt nela, estou rodando a 900mV, o padrão é por volta de 1025mV, a temperatura agora quase nunca passa de 70ºC, geralmente fica na casa dos 60-70ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então, pelo que vi nos reviews da sua placa, a temperatura normal dela em estresse é por volta de entre 67 e 72ºC, mas são testes feitos em temperatura ambiente controlada, bancada aberta, etc. Você está pegando 85ºC com a sua, acho que pelo menos uns 5ºC vai ter que reduzir aí, mas também pode melhorar até uns 10ºC.

 

No meu caso, por exemplo, eu tenho um gabinete bem ventilado, frente aberta, duas ventoinhas puxando ar frio e duas tirando ar quente. Eu consegui achar apenas um review dela, e nos testes ela pegou 65ºC, mas aqui em casa o máximo que eu vi 75ºC, porém eu moro num região mais quente. Fiz undervolt nela, estou rodando a 900mV, o padrão é por volta de 1025mV, a temperatura agora quase nunca passa de 70ºC, geralmente fica na casa dos 60-70ºC.

Então, eu li algumas reviews em relação a undervolt, tentei entender um pouco, mas não entendi como fazer. Ele diminui a vida útil da placa? Desempenho? Ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tudo que vendo é sempre pela OLX.

Mas pode optar por vender em grupo também.

 

E sobre as recomendações que pediu, eu deixei no post recomendações de Gabinete e Fans.

Veja se algum lhe atende. (Gabinete pode ser outro, mas lembre-se de comprar com frente em MESH).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Kauê Marinho disse:

Então, eu li algumas reviews em relação a undervolt, tentei entender um pouco, mas não entendi como fazer. Ele diminui a vida útil da placa? Desempenho? Ou algo do tipo?

Undervolting não diminui a vida útil, pelo contrário, ele aumenta a vida útil. O que diminuir a vida útil é o overvolting, que é o processo contrário, você aumenta a tensão de operação da placa geralmente com o objetivo de fazer overclock.

 

O objetivo do undervolting é diminuir o consumo e a temperatura da placa mantendo o desempenho stock ou até aumentando um pouco, caso você consiga estabilizar clocks maiores que stock numa tensão mais baixa. Mas isso varia de placa pra placa e cada usuário precisa fazer os testes pra descobrir as capacidades da sua. No meu caso eu consegui manter praticamente os mesmos clock de stock com 900mV, o consumo da placa caiu de 125W para 100W, fora a redução na temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shelby_ disse:

Então, tudo que vendo é sempre pela OLX.

Mas pode optar por vender em grupo também.

 

E sobre as recomendações que pediu, eu deixei no post recomendações de Gabinete e Fans.

Veja se algum lhe atende. (Gabinete pode ser outro, mas lembre-se de comprar com frente em MESH).

 

Perfeito, vou dar mais uma pesquisada!

 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Undervolting não diminui a vida útil, pelo contrário, ele aumenta a vida útil. O que diminuir a vida útil é o overvolting, que é o processo contrário, você aumenta a tensão de operação da placa geralmente com o objetivo de fazer overclock.

 

O objetivo do undervolting é diminuir o consumo e a temperatura da placa mantendo o desempenho stock ou até aumentando um pouco, caso você consiga estabilizar clocks maiores que stock numa tensão mais baixa. Mas isso varia de placa pra placa e cada usuário precisa fazer os testes pra descobrir as capacidades da sua. No meu caso eu consegui manter praticamente os mesmos clock de stock com 900mV, o consumo da placa caiu de 125W para 100W, fora a redução na temperatura.

Vou tentar aprender um pouco mais sobre Undervolting, isso é feito pelo MSI afterburn?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kauê Marinho disse:

Já vou aproveitar o mesmo tópico pras está pergunta também, se estiver errado, sem problemas, eu crio um novo!

 

Existe alguma forma de melhorar o barulho que as ventoinhas da placa fazem? Ou diminuindo a temperatura da placa já ajuda?

Se a GPU trabalhar mais fria as ventoinhas vão ficar mais lentas. Você também pode controlar manualmente a velocidade delas, mas a GPU deve esquentar ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!