Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC liga só se eu deixar ele na tomada por um bom tempo (ou quando a temperatura do ambiente tá quente) e quando liga, a hora e data estão errada. Será que o problema é minha placa-mãe?

Postado
agora, marcelo-kayo disse:

@feribeirogg bom dia e seja bem vindo, favor citar configuração completa do pc inclusive com marca e modelo da fonte.

A320m-H Gigabyte
RX 580 8gb Gigabyte
16GB Ram (2x8)
HD 1TB
Ryzen 5 3600
Coolermaster MWE v2 500w

Postado

@feribeirogg data e hora errada significa que a bateria CR2032 está fraca - ela tem 10h de carga, mas em parte ela deve ser energizada quando o PC esta na tomada já que demora anos até elas morrerem. E possivelmente está fraca por você deixar o computador fora da tomada.

Postado

@feribeirogg , também pode ser esse problema razoavelmente comum, que tem relação com a umidade do ar (mora perto de praia?). Veja se consegue ligar ao esquentar a região do chipset com um secador.

[edit] Agora que li embaixo do seu nome, é da Praia Grande rs, pode ser isso sim. Por ser praia, vai precisar limpar o hardware do seu PC mais vezes, veja se não tem nada oxidando por aí.

Sobre a hora, se a bateria está fraca ela perde mesmo, mas não impede de ligar o PC. A bateria CR2032 é bem comum e barata também, se tiver Amazon Prime possivelmente lá consegue bem em conta, ou na Shopee também acha, caso queira pegar online, mas deve encontrar facilmente em super mercados ou lojas como Americanas e Magazine Luiza.

[edit2] Também li no vídeo parte 1 desse que mandei sobre poder ser o cristal oscilador, algo parecido com esses da imagem, que pode ter poeira ou sujeira junto com a umidade e interfere nele, tente limpar, com álcool isopropílico, secador e limpa contato por exemplo, e depois passar um WD40 ou algo do gênero que vai proteger da umidade.

spacer.png

Onde ele está na sua placa-mãe parece ser ao lado da bateria e do chipset, veja como está de sujeira por aí.

• 2 anos depois...
Postado

Bom dia, estou com um problema parecido, eu tinha uma fonte cooler master gxII de 550w, 9 anos de uso, esta guardada, de vez em, quase nunca dava tela azul, do nada, sem rodar jogos, rodavam até que bem. Resolvi trocar a fonte, peguei uma gigabyte de 750w modular, P750GM, recebi em 02/01/2024, uns 80 dias funcionou perfeito, começou o problema e percebo que esta se agravando. Incrivelmente parece que a fonte precisa esquentar as válvulas pra ligar a maquina. Posicionei a BIOS para ligar a maquina quando tiver energia, assim posso fazer outras coisas, depois que as válvulas estão aquecidas, uns 20 minutos, a fonte começa acionar parece barulho de relé, vai nesse frenesi de lida e desliga até que uma hora acaba ligando, demora uns 30 minutos pra dar start na maquina, esse problema esta chato. placa-mãe P6TD deluxe, 3 hds de disco e 1 solido, GTX 970 windforce, i7 980, DDR3 24gb, water cooler no chipset central e outro no processador, um radiador de carro refrigera tudo. Enviei mensagem ao suporte do fabricante, mas não tive resposta ainda, o vendedor esta tirando o corpo fora. Não é o botão de start, essa placa-mãe tem um fixo na placa e é a mesma coisa, quando começou isso, eu ia acionando o botão de ligar até ela ligar, depois de um tempo acionei o automático na bius, no inicio perdia os dados da bius, ai troquei a bateria e fixou a configuração e a data. Uso 2 telas, jogo em uma e na outra netflix, roda tudo liso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!