Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer com Core i5 12400f...


Posts recomendados

To montando um PC gamer/estudo usando o I5 12400f como base pois já vi em tópicos que ele é novo(vai durar alguns anos para um futuro upgrade) e serve bem para os games. Queria montar um até R$4.500.

Os jogos que pretendo jogar são GTA V, Far Cry 6,  RDR2 God of War, Baldur's Gate 3, FF,  jogos de RPG/ação e de mundo aberto que serão lançados são o meu foco talvez um NFL/FIFA para variar.

Montei um na Pichau com:

Cooler Box original Intel. (Devo pegar outro cooler?)

ASUS prime H610m-e matx (mais em conta para investir na GPU)

Adata XPG Gammix D30 2x8 3200 DDR4

ASRock Radeon Rx 6500 xt Phantom Gaming D OC 4gb gddr6

SSD WD Blue SN570 250gb m2

Gabinete Pichau Apus Black+3 fans

Fonte Cougar VTE 500 80plus bronze PFC ativo.

Total 4.750.

Ficou um pouco acima, ainda mais que não tenho monitor nem periféricos. Tem como melhorar o preço, mas ainda rodar os jogos, talvez trocar a GPU?

Obs: no meu bairro tem quedas de energia com uma certa frequência, tipo mês sim, mês não e as vezes 4 quedas em 30 minutos devo focar numa fonte Gold para evitar prejuízo? O disjuntor nunca disparou e nunca queimou nada.

Desde já agradeço qualquer ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@davicjesusSe no seu bairro você corre risco por causa de queda de energia essa fonte é muito simples (e não é a certificação 80 plus que garante que não vai pifar não), tem essas outras opções:

Pichau Nidus 500W

XPG Pylon 450W

entre outros modelos superiores em preço...

 

3 horas atrás, davicjesus disse:

(Devo pegar outro cooler?)

De preferência qualquer opção custom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, davicjesus disse:

Fonte Cougar VTE 500 80plus bronze PFC ativo.

Essa fonte da cougar é ruim. Minha recomendação:

 

XPG Core Reactor 650w - Tier A (Só possuem acima de 650w)

Corsair CX550w - Tier B

XPG Pylon 550w - Tier C

 

Tier A > Tier B > Tier C

 

Todas são modernas e já com step down converter.

5 horas atrás, davicjesus disse:

Obs: no meu bairro tem quedas de energia com uma certa frequência, tipo mês sim, mês não e as vezes 4 quedas em 30 minutos devo focar numa fonte Gold para evitar prejuízo? O disjuntor nunca disparou e nunca queimou nada.

Pra resolver esse problema você pode comprar um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Estabilizador caso ainda use você pode jogar fora.

5 horas atrás, davicjesus disse:

To montando um PC gamer/estudo usando o I5 12400f como base pois já vi em tópicos que ele é novo(vai durar alguns anos para um futuro upgrade) e serve bem para os games. Queria montar um até R$4.500.

Eu sendo você partiria para um processador AMD, tenho um aqui e é muito bom.

Processador Ryzen 5500

placa-mãe ASUS B550m

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, davicjesus disse:

ASUS prime H610m-e matx (mais em conta para investir na GPU)

 

No lugar desta M-E compre a ASUS Prime H610M-A da K'bum ~630,00 pois este modelo A tem duas portas USBa mais no painel traseiro  (6 x 4 da E) e dissipador de calor no VRM (Vcore), com o frete deve ficar pelo mesmo valor da M-E da T'byte (650,00).

6 horas atrás, Tiberio disse:

Eu sendo você partiria para um processador AMD, tenho um aqui e é muito bom.

Processador Ryzen 5500

 

Ryzen 5500 é inferior ao i5-12400F, no caso de AMD compre pelo menos o Ryzen 5600 que tem o melhor custo beneficio (valor CPU+placa-mãe x desempenho) do momento.

Citação

Cooler Box original Intel. (Devo pegar outro cooler?)

 

A principio monte com o cooler box, dependendo da refrigeração do gabinete e da região onde mora pode ser suficiente, baseado na temperatura em uso verifica se precisa comprar outro, ex. Gammaxx 400 V2.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos

Em 05/05/2022 às 15:12, 1lokos disse:

 

No lugar desta M-E compre a ASUS Prime H610M-A da K'bum ~630,00 pois este modelo A tem duas portas USBa mais no painel traseiro  (6 x 4 da E) e dissipador de calor no VRM (Vcore), com o frete deve ficar pelo mesmo valor da M-E da T'byte (650,00).

Obrigado pela ajuda, mas o preço na Kabum subiu para 899,00 e não tem na Pichau/Terabyte poderia me dizer uma outra opção com a mesma qualidade e mais barata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2022 às 08:52, Tiberio disse:

Essa fonte da cougar é ruim. Minha recomendação:

 

XPG Core Reactor 650w - Tier A (Só possuem acima de 650w)

Corsair CX550w - Tier B

XPG Pylon 550w - Tier C

 

Tier A > Tier B > Tier C

 

Todas são modernas e já com step down converter.

Pra resolver esse problema você pode comprar um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Muito obrigado pela ajuda, vou comprar a XPG core, vai sair um pouco do orçamento, mas não quero correr riscos com esse setup, com relação ao filtro, vi um da Clamper por R$ 43 me parece bem simples é esse preço mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, davicjesus disse:

 

Nesse valor não é uma boa compra não. Essa placa é basicamente uma H610m que custa 650 reais.

 

Se for pra pegar uma placa-mãe com chipset "intermediário" B660, acho que no mínimo ela teria que ter dissipador no VRM pra aguentar processadores mais fortes como um i7 12700KF. Uma B660m DS3H por exemplo esta custando 889 reais, é uma placa muito melhor que essa ASUS.

Para pegar algo mais simples que isso eu iria de H610m. Aliás, até ontem a Kabum estava vendendo a H610M-A da ASUS com dissipador de VRM, por 629 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Pois é, de início eu ia esperar até segunda para comprar para ter um feedback maior aqui do fórum, mas diante das promoções resolvi comprar ontem mesmo e já tinha subido de preço, na Terabyte tem vários modelos por -R$ 899,00 dessa b660 vou ver se acho um com dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davicjesus disse:

@gutopereira Pois é, de início eu ia esperar até segunda para comprar para ter um feedback maior aqui do fórum, mas diante das promoções resolvi comprar ontem mesmo e já tinha subido de preço, na Terabyte tem vários modelos por -R$ 899,00 dessa b660 vou ver se acho um com dissipador.

 

É essa placa, B660m DS3H

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20464/placa-mãe-gigabyte-b660m-ds3h-DDR4-chipset-b660-intel-LGA-1700-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQjwsdiTBhD5ARIsAIpW8CK7HlAQc-2U3GBXeafm7eB723ENk_KiuBD2syBkzqxvF8LQ9RJL0DQaAowhEALw_wcB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, davicjesus disse:

@1lokos

Obrigado pela ajuda, mas o preço na Kabum subiu para 899,00 e não tem na Pichau/Terabyte poderia me dizer uma outra opção com a mesma qualidade e mais barata?

 

Que pena, com o cupom PCFacts 5 a H610M-A saia por 598,00 esta semana, chequei no dia 5 e quase comprei, já era. 😜

 

6 horas atrás, gutopereira disse:

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-ex-b660m-v5-d4-DDR4-socket-lga1700-m-atx-chipset-intel-b660-ex-b660m-v5-d4

Nesse valor não é uma boa compra não. Essa placa é basicamente uma H610m que custa 650 reais.

 

A impressão é que a EX-B660M-V5 (EX que a ASUS chama de Expedition ???) é uma mais uma versão capada da ASUS Prime B660M-K, o layout é idêntico e a poucas diferença entre elas, visualmente nota-se:

 

Ex-vs-K.png

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1593047-placa-mãe-ASUS-ex-b660-v5-é-boa/

 

- A falta de dissipador de calor no VRM (Vcore)

- Um CI suprimido acima do conector da bateria na EX

- A mas ela tem a "blindagem" no PCI-E  para - em conjunto com a cor vermelha; dar um aspecto (engana) "gamer". 😜

 

No Aliexpress tem um dissipador de calor para o VRM - para outro modelo ASUS, que deve servir na EX.

 

BTW - Na K'bum a EX-B660M-V5 é 699,90 - com o cupom PCFacts5 sai por 664,90 (simulei a compra).

 

Outros cupons de parceiros da K'bum na descrição deste vídeo.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2022 às 22:05, 1lokos disse:

 

Que pena, com o cupom PCFacts 5 a H610M-A saia por 598,00 esta semana, chequei no dia 5 e quase comprei, já era. 😜

 

 

A impressão é que a EX-B660M-V5 (EX que a ASUS chama de Expedition ???) é uma mais uma versão capada da ASUS Prime B660M-K, o layout é idêntico e a poucas diferença entre elas, visualmente nota-se:

 

Ex-vs-K.png

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1593047-placa-mãe-ASUS-ex-b660-v5-é-boa/

 

- A falta de dissipador de calor no VRM (Vcore)

- Um CI suprimido acima do conector da bateria na EX

- A mas ela tem a "blindagem" no PCI-E  para - em conjunto com a cor vermelha; dar um aspecto (engana) "gamer". 😜

 

No Aliexpress tem um dissipador de calor para o VRM - para outro modelo ASUS, que deve servir na EX.

 

BTW - Na K'bum a EX-B660M-V5 é 699,90 - com o cupom PCFacts5 sai por 664,90 (simulei a compra).

 

Outros cupons de parceiros da K'bum na descrição deste vídeo.

A promoção voltou e graças ao cupom consegui nesse preço 598 + frete. Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!