Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A duvida de muitos, por não haver nada detalhadamente explicado na internet

exFAT ou NTFS para HD externo? qual o melhor?

quesito de: instalação de jogos/jogatina (gravação e leitura contínua), também para salvar arquivos (fotos, vídeos, aplicações .exe, .ISO e etc)

vejo muitas pessoas falando que NTFS é mais seguro e situações do tipo, o que leva um leigo (EU) achar que exFAT não é seguro, e que a qualquer momento ou pico de energia pode vir a quebrar meus arquivos (já que li até uma pessoa falando que algumas fotos dele ficaram com imagem pela metade), queria saber se o nível de segurança está pelo menos no nível de um NTFS (envolvendo perda de conteúdo caso falte luz por exemplo, não de criptografia ou coisas do tipo)

outra coisa que não foi deixado claro é se posso armazenar arquivos abaixo de 4GB, só vejo gente falando que é ótimo para guardar arquivos acima de 4GB, mas queria saber se eu posso salvar aplicativo de 12mb, fotos de 400kb e coisas aleatórias de 1kb a 50gb (provavelmente sim, só estou perguntando para ter certeza...)

e outra coisa também, é sobre desfragmentação, pretendo fazê-lo a cada mês, será meu primeiro HD lacrado, quero manter ele por muito tempo, será um de 2TB que comprarei numa promoção da Kabum, queria saber se não há nenhum problema sobre isso e nenhum risco de corromper alguma coisa desfragmentando

o assunto principal que preciso saber é se não vou sofrer com perda de arquivos e que se ele é tão seguro quanto NTFS envolvendo isso (há uma opção em gerenciador de dispositivos envolvendo cache, que previne algumas coisas) e se eu posso usar exFAT para instalar jogos e jogá-los normalmente

obs: o propósito de eu estar fazendo essa pergunta é porque vi que exFAT é levemente mais rápido que NTFS, pois NTFS tem algumas coisas que diminuem sua velocidade, meu foco não é sistema, é só guardar arquivos e usar jogos que irão gravar e ler continuamente, provavelmente irei encher até o topo esse HD de 2TB (geralmente deixo 100GB livre)

meu propósito não é se posso modificar/escrever em linux ou mac, meu propósito é apenas envolvendo jogos, arquivos grandes, arquivos pequenos no Windows

• Membro VIP
Postado

O NTFS é mais confiável, porque tem o journaling.

Se deseja velocidade máxima e compatibilidade, o exFAT é melhor.

O NTFS acaba sendo padrão hoje porque geralmente o custo do journaling é pequeno, se tiver algum erro ele recupera mais rápido que o exFAT por exemplo.

Postado

então para jogar e salvar diversos arquivos, você me recomenda NTFS mesmo? a velocidade do exFAT não é lá absurdamente maior, não me importo de esperar 5 a 10 segundos a mais, só tenho em mente mesmo o quesito de não perder arquivos e tirar o desempenho total

você falou sobre journaling, mas isso é mais sobre RECUPERAÇÃO, eu queria saber se tanto NTFS e exFAT são iguais envolvendo perdas de dados

por exemplo: baixando arquivo a 20mb/s, um é exFAT e outro NTFS, ocorre alguma descarga, quero saber se em casos assim, é mais fácil ocorrer perda de dados no exFAT do que em NTFS, meio que parece ridículo meu pensamento, porque parece envolver mais eletricidade do que essa questão

mas NTFS é melhor para recuperar arquivos, certo, mas sobre EVITAR TER ESSA PERDA DE ARQUIVOS, exFAT é pior que NTFS?

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, joaowars776 disse:

...ocorre alguma descarga, quero saber se em casos assim, é mais fácil ocorrer perda de dados no exFAT do que em NTFS...

Depende do tipo de descarga, se for algum que impeça o disco de funcionar, em modo de gravação, ambos perdem. Mas em um deles existem outras "tabelas" que ajudam a verificar a integridade do disco em vez que ter que verificar uma tabela única.

Se for leitura, tanto faz.

Se o HD estiver com defeito e tiver que recuperar dados, tanto faz o tipo de partição. Na verdade o NTFS pode até ajudar a reconstruir o arquivo mais rápido, mas não evita perda de dados porque o problema é em outra área.

Agora o exFAT usa uma tabela única, na gravação o disco perdeu alimentação, vários arquivos podem ser comprometidos porque a tabela pode estar corrompida. No NTFS como tem tabela auxiliar, o número de arquivos reduz, porque tem outras tabelas que ajudam a informar onde os arquivos estavam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!