Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU nova (1060sc) não da vídeo no meu PC, mas a antiga (1050) sim.


Posts recomendados

Olá amigos, vou tentar colocar o máximo de informação aqui para facilitar.

Meu setup:
CPU > Ryzen 1600x
RAM > 16GB 1330Mhz
placa-mãe > Gigabyte AB30M-Gaming3-CF(AM4)
Fonte > Corsair 550W 80 Bronze
GPU atual > Zotac GTX1050 2GB
GPU nova que não da vídeo > EVGA 1060 SC 6GB

 

Esse computador está funcionando normalmente com a 1050, porém no momento que eu removo a 1050 e instalo a 1060 ele não dá mais vídeo, sequer abre a BIOS. 
Todos os LEDS acendem, todos os Fans giram (inclusive o da placa) porém a televisão se mantém mostrando "Sem Sinal".
Já testei a placa em outro setup similar e ela está funcionando, assim como meu computador que está funcionando normalmente com a 1050 (estou usando agora por exemplo).

Infelizmente o meu processador não possui vídeo integrado, então não posso ver se o computador reconhece a placa ou não, uma vez que ele não dá vídeo com a 1060.
Estou utilizando a mesma televisão, o mesmo cabo HDMI, mesmos periféricos conectados, etc. Também nunca cheguei a fazer overclock.
A única diferença que consigo pensar é que a placa nova pede um pino de alimentação da fonte, mas até onde eu saiba a fonte é compatível.

O que já fiz: 
- Limpeza no PC e na GPU;

- Remoção de drivers com DDU;

- Formatação completa;
- Atualização da BIOS (para a mais recente);

- Testei ambos os cabos da fonte na alimentação da placa;

 

O que ainda tenho em mente que possa ser: 
- Alguma configuração da BIOS sobre PCI para essa placa mais atualizada
- Ambos os cabos PCI da fonte estarem com problemas (o que seria uma coincidência trágica não? kkk) 
 

Se alguém puder me dar uma luz, ou algo novo que eu possa estar testando, eu agradeço muito, e conforme for testando vou atualizando a postagem para deixar claro o que já foi feito. 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode começar utilizando um multimetro e vendo se tem corrente no cabo PCI da fonte.

Sobre a configuração da BIOS, suponho que as duas tenham uma arquitetura muito parecida, que não necessitaria de nenhuma mudança.

Seria diferente se você tivesse instalando uma placa pci express 4.0, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pcablack disse:

Você pode começar utilizando um multimetro e vendo se tem corrente no cabo PCI da fonte.

Sobre a configuração da BIOS, suponho que as duas tenham uma arquitetura muito parecida, que não necessitaria de nenhuma mudança.

Seria diferente se você tivesse instalando uma placa pci express 4.0, por exemplo.


Foi justamente o que eu imaginei, elas são parecidas e isso seria ainda mais um motivo para funcionar normalmente, ainda mais agora que testei em outro setup e ela funcionou, já descartei a possibilidade de ser a placa. 

Sobre o multímetro, então da pra medir se eles estão entregando energia? Eu não tenho conhecimento na área, mas se der pra medir certinho só com ele, acho que posso comprar um aqui por perto e ver algum vídeo sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Tente testar esse 1060 em outro PC - pela descrição provavelmente o defeito é nela.


Então, eu cheguei a testar já em outro setup, como comentei na postagem ali, um setup até mais fraco, e funcionou perfeitamente. 
Foram feitos testes, bench, etc, e ela continuou dando vídeo sem nenhum problema, de primeira. 
Cheguei a testar ela num setup formatado também, e funcionou de primeira. 
Por isso que acabei formatando aqui, mas ainda assim, não deu sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yoshitsune Minamoto Existe algumas possibilidades na BIOS como desativar o CSM e/ou tentar mudar as configurações de boot de vídeo para UEFI.

 

Mas também já vi problemas com HDMI que se resolvem trocando o cabo HDMI - que funcionava por exemplo em um vídeo game, mas não com o PC.

 

Edit: Aparentemente essa GPU tem um conector DVI e se você tem uma maneira de usa-lo, tente entrar por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/05/2022 às 09:54, MrNobody disse:

Mas também já vi problemas com HDMI que se resolvem trocando o cabo HDMI - que funcionava por exemplo em um vídeo game, mas não com o PC.


Fiz algumas coisas até então, e além de não resolver, surgiram outros problemas. 

- Troquei o cabo HDMI
- Tentei Instalar a 1060 no outro PCI
- Dei uma olhada nessas configurações da BIOS também

- Formatei ele mais umas 2x, sendo uma com win7 (por causa do erro do HD citado abaixo)

Eu uso o computador para o meu trabalho, então tive que continuar usando ele assim mesmo com a placa antiga até ter um tempo livre. 
Mas agora além da placa não funcionar, o meu HD começou a dar problema. 

Se eu desligo o computador, reinicio, ou coloco em modo de hibernação, o HD não é reconhecido pelo sistema. O boot fica super lento (mesmo com win no SSD) e quando o sistema inicia, ele não reconhece o HD, e boa parte dos programas e arquivos que eu tenho não ficam disponíveis. 

Quando aconteceu pela primeira vez, eu troquei o cabo sata e nada mudou, e então eu troquei o da fonte, e ele funcionou perfeitamente. Mas agora voltou a acontecer e a minha fonte não tem outro cabo (além do que está no SSD). Eu estou deixando ele ligado para evitar o problema, mas quando acontecer de desligar para alguma coisa, eu preciso reconectar o cabo da fonte no HD para ele de fato ser reconhecido. 

Seria isso um problema no HD, ou também tem chance de ser a fonte e/ou cabos defeituosos dela? 
Estava pensando em comprar uma modular e tentar ver se isso resolveria meus problemas, alguma sugestão? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 07/05/2022 às 06:08, Pcablack disse:

Você pode começar utilizando um multimetro e vendo se tem corrente no cabo PCI da fonte.

Sobre a configuração da BIOS, suponho que as duas tenham uma arquitetura muito parecida, que não necessitaria de nenhuma mudança.

Seria diferente se você tivesse instalando uma placa pci express 4.0, por exemplo.


Eu acabei trocando a fonte para uma XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus pois eu já estava desconfiado de que ela estivesse com problema. 
Também não encontrei nada na BIOS sobre isso. 

 

Em 07/05/2022 às 09:54, Visitante disse:

Edit: Aparentemente essa GPU tem um conector DVI e se você tem uma maneira de usa-lo, tente entrar por ele.


Também acabei comprando um monitor, pois estava usando uma televisão antiga, e agora estou usando o cabo Display Port. 

Ainda assim, não consegui fazer a GPU da vídeo de nenhuma maneira. Fiz uma boa limpeza no computador e instalei a nova fonte e um SSD zeradinho (meu HD também queimou no meio da bagunça acho que devido a fonte antiga), mas o problema ainda persiste exatamente igual.

O mais frustante é saber que a placa está funcionando corretamente, e que eu não tenho 3 mil reais para comprar uma mais atual nova no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!