Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

Eu tenho várias planilhas para preencher e queria uma macro (VBA) que fizesse o seguinte.

A primeira coluna eu digito o ID do produto, cada produto está relacionado a um departamento que tem um código especifico como o mostrado em amarelo.

O macro completaria o restando quando eu digitasse o ID. O código é fixo CFSG22/30M os demais caracteres é a sequência 001, 002, 003, ou quantos IDs eu digitar. Em seguida é separado por / e acrescentado o ID.

Eu consegui fazer utilizando a fórmula "concatenate" mas eu teria que usar três colunas e depois ocultá-las ficou assim:

Coluna 1 = ID, Coluna 2 = CFS22/ Coluna 3 = 30M001 Coluna 4= / no fim juntei tudo com a fórmula =concatenate(Col2,Col3,Col4,ID)
Com a fórmula da certo, mas não quero que a fórmula apareça e alguém possa alterar.

Tem algum jeito de fazer isso com VBA?
Obrigado.

Sheet.png.f94346d1d5ad2547d07767cae13cf72c.png

Postado

Veja se atende.

Este código deve ser colado no módulo da planilha em que você digita o ID (Alt+F11, do lado esquerdo duplo clique no nome da planilha).

Considerei que o ID você digita na coluna A e o resultado será na coluna C (amarela).

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
 Dim s As String
  If Target.Count > 1 Then Exit Sub
  If Target.Column > 1 Or Target.Value = "" Then Exit Sub
  s = Format(Application.CountA(Range("C3", Cells(Target.Row - 1, 3))) + 1, "000")
  Cells(Target.Row, 3) = "CFSG22/30M" & s & "/" & Target.Value
End Sub

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Não precisa usar colunas auxiliares, dá para fazer com uma fórmula, p.ex,

="CFSG22/30M"&TEXTO(LIN()-1;"000")&"/"&A2

Assim vai concatenar "CFSG22/30M" com o valor da linha formatada para 3 dígitos com o ID. Para impedir a alteração você pode proteger a planilha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!