Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, eu estou querendo colocar um water cooler no meu pczin. 

Só que não tenho ideia de qual escolher, me ajudem por favor.

https://www.kabum.com.br/produto/99469/gabinete-gamer-husky-gaming-avalanche-preto-mid-tower-3-fans-RGB-lateral-vidro-de-temperado-hgmc002

Este é o meu Gabinete.

Minhas configurações são essas abaixo, não sei se ajuda a escolher.

De qualquer forma obrigado.

Placa-Mãe AMD Aorus M B450M DDR4
   Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz (4.4GHz Max Turbo), AM4, Vídeo Integrado, 6 Núcleos
   Kingston SSD SATA III 2 A400. 5 Polegada Internal Solid State Drive de 480GB
   Memória XPG Spectrix D50, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Branco
   Fonte XPG pylon 450W, 80 Plus Bronze

Postado

Você está tendo problemas de temperatura no seu processador? Esse seu gabinete é muito fechado, se tiver com temperatura alta nem water cooler vai resolver.

Em um gabinete bem ventilado, um water cooler de R$350-600 vai ter quase o mesmo desempenho de um air cooler de R$100-150 nesse tipo de processador, pois é um processador que dissipa muito pouco calor, então o investimento não vale a pena.

Postado

É... water é overkill até pra 5800x... que dirá 5600g.

Tenho um 5600g num gabinete bem ventilado (perfurado em todos os lados). Com um heatsink de torre dupla dá quase pra rodar ele sem ventilador (quase...)

• Curtir 1
Postado

@W46n3r aqui uso o Gammaxx 400 V2 com o Ryzen 5 3600, tudo bem que fiz undervolt + overclock nele, mas mesmo no jogo mais pesado para processador que já testei (Cyberpunk 2077), a temperatura dele fica entre 55-60ºC, não passa disso. Se for um jogo bem leve pra processador roda até abaixo dos 50ºC.

Postado

Então, na verdade eu pensei em colocar exatamente por achar ele muito fechado. Tenho medo dele aquecer muito, mas nem cheguei a testar em jogos pesados nem nada. 

Mas vcs estão me dizendo que é totalmente desnecessário com esse processador?

Postado

@ViníciosMP Pra esse 5600g não precisa ser WC, e nesse gabinete você teria problemas com posicionamento.

Por ser um gabinete fechado[principalmente na frente] teria que posicionar na parte superior, e esse gabinete não possui espaço suficiente acima da placa-mãe para que caiba o radiador e ventoinha sem que batam nas memórias Ram. 

E se deixar na parte frontal será prejudicado pela pouca ventilação que oferece.  Então não é recomendado WC para o seu caso, e como já lhe disseram para o 5600g o WC terá o mesmo desempenho de um AC de R$150 

• Curtir 2
Postado
25 minutos atrás, ViníciosMP disse:

Mas vcs estão me dizendo que é totalmente desnecessário com esse processador?

Cara... recomendo fazer testes e ver que temperatura chega. Se estiver muito quente (tipo 90 graus), aí talvez faça mais sentido investir num outro gabinete ao invés de Water.

13 minutos atrás, ViníciosMP disse:

Vou dar uma olhada nesses AC, tem alguma diferença de qualidade ou qualquer um de 150 ja ajuda? rsrs

Ao contrário do que muita gente imagina, os Air que a AMD coloca nos box não são ruins. Eu primeiro verificaria se realmente precisa.

A menos que tenha comprado o 5600g no AliE e a coisa veio sem o da AMD. Aí manda bala num AC de torre de R$ 150 paus...

• Curtir 2
Postado

@ViníciosMP tem diferenças na qualidade, na mesma faixa de preço encontra-se diferentes fabricantes cada um fabrica de um jeito.

Hoje o melhor custo/benefício:

Gammax 400v2 R$130 disponível nos leds vermelho e azul.

Cooler master Hyper 212 R$180 também é uma boa opção, porém custa um pouquinho a mais.

Cooler Master Hyper H410R R$160

Do lado dos WC hj um Sangue frio 240mm [melhor custo/beneficio] está +R$350,00 e teria praticamente o mesmo desempenho que um gammax 400

• Curtir 1
Postado

Olha, moro na região metropolitana de Cuiabá. É o lugar mais quente do Brasil. Meu R5 1600AF precisa soprar ar de 45ºC no verão, e mesmo assim o processador não passa de 70ºC mesmo jogando. Os coolers da AMD são bem competentes. Acompanhe as temperaturas, mas acho que você vai gastar $$$ desnecessariamente. A menos que você queira um cooler mais bacana, com led e tal. 

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Olha, moro na região metropolitana de Cuiabá. É o lugar mais quente do Brasil. Meu R5 1600AF precisa soprar ar de 45ºC no verão, e mesmo assim o processador não passa de 70ºC mesmo jogando. Os coolers da AMD são bem competentes. Acompanhe as temperaturas, mas acho que você vai gastar $$$ desnecessariamente. A menos que você queira um cooler mais bacana, com led e tal. 

O 1600AF tinha o cooler Wraith Spire, melhor do que os atuais que vem Wraith Stealth. O dissipador do Wraith Spire é bem maior do que do Wraith Stealth.

Postado
17 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O 1600AF tinha o cooler Wraith Spire

Vou reclamar então, pois o meu veio com o Wraith Stealth. 😁

O que vinha com o Spire era o 1600AE. Inclusive tem a nota no site da AMD na página do 1600.

image.png.84890737cc513532f37ea058d4347020.png

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O 1600AF tinha o cooler Wraith Spire, melhor do que os atuais que vem Wraith Stealth. O dissipador do Wraith Spire é bem maior do que do Wraith Stealth.

Apesar da diferença de tamanho, a diferença de temperatura entre eles acaba sendo da ordem uns 3 graus:

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Vou reclamar então, pois o meu veio com o Wraith Stealth. 😁

O que vinha com o Spire era o 1600AE. Inclusive tem a nota no site da AMD na página do 1600.

image.png.84890737cc513532f37ea058d4347020.png

Engraçado que quando estava pesquisando sobre o Ryzen 5 1600AF lá em 2019/2020, os reviews que vi diziam que um dos pontos positivos dele era ainda ter o Wraith Spire enquanto os mais novos (2600, 3600), além de mais caros, já tinham feito downgrade para o Wraith Stealth.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Apesar da diferença de tamanho, a diferença de temperatura entre eles acaba sendo da ordem uns 3 graus:

No teste do Techspot deu um pouco mais, mas nada alarmante.

image.png.f5d97f5b53d72d0ea4fa1d9683928657.png

Inclusive o teste demonstrou que não tem vantagem nenhuma em trocar por um Gammax 200T.

image.png.586b8c5f4703c910a40348d0464770ce.png

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 12/05/2022 às 16:09, GuilhermeGB disse:

Você está tendo problemas de temperatura no seu processador? Esse seu gabinete é muito fechado, se tiver com temperatura alta nem water cooler vai resolver.

Em um gabinete bem ventilado, um water cooler de R$350-600 vai ter quase o mesmo desempenho de um air cooler de R$100-150 nesse tipo de processador, pois é um processador que dissipa muito pouco calor, então o investimento não vale a pena.

Opa, beleza, tenho um R5 5600, 4x8 3000mhz, 2060 super e ASUS B450 TUF, quero e preciso melhorar a refrigeração do CPU, mas quero ficar tranquilo para quando comprar o R5 5800x3d, qual a melhor opção barata? Estou vendo o water cooler Mymax 240mm, o preço está acessível 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...