Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Estou a procura de um roteador focado para jogos,conexão via cabo

Com um bom qos

Já tive o edge router er x mas minha experiência com ele não foi boa

O q me dizem do netduma r2? Tem SQM?

O PROBLEMA  É Q TEREI QUE IMPORTAR

• Membro VIP
Postado

Roteador em si, mesmo com QoS não faz milagre.

• Qual o tamanho do link?
  • Ele possui boas rotas?
  • O problema ocorre somente quando tem uso concorrente?

O netduma R2 pelo review tem boa performance e traz uma vantagem por causa do DumaOS, mas se pegar roteadores Tp-Link com Openwrt provavelmente não teria grande diferença de performance. Só o visual e uma interface mais fácil de ser utilizada.

Olhando as specs, o netduma R2 é praticamente um Mi Router 3G com outro OS, mesmo processador, flash e RAM. O chatinho do MiR3G é a performance wireless menor usando o OpenWRT.

• Membro VIP
Postado

Tem o OpenWRT, mas como tem pouco flash não sei se consegue instalar todos os módulos, só testando pra ver.

Tem alguns vídeos sobre o SQM, mas a maioria em inglês. O mesmo ocorre com SQM para Openwrt, como instalar e configurar.

• Membro VIP
Postado

Pior que não usei nenhum desses "comerciais", apenas as soluções com firmware alternativo.

16 minutos atrás, Fernando iniciante disse:

E fq codel ou cake, acho que um tipo de protocolo, qual é a diferença?

Em resumo é como são feitos os processamentos de fila, acho que o Cake é mais leve. Mas no Openwrt tem ambos, é que como os processadores tem alguns aceleradores de NAT etc, alguns podem usar o recurso e fila outro não, fica somente na CPU o que torna necessário ter mais memória e CPU quando o link cresce.

• 11 meses depois...
Postado
Em 15/05/2022 às 19:46, Fernando iniciante disse:

Boa noite

Estou a procura de um roteador focado para jogos,conexão via cabo

Com um bom qos

Já tive o edge router er x mas minha experiência com ele não foi boa

O q me dizem do netduma r2? Tem SQM?

O PROBLEMA  É Q TEREI QUE IMPORTAR

Fernando,

Já resolveu seu problema com o EdgeRouter X?

Entre o Netduma R2 e o EdgeRouter,  prefiro o EdgeRouter. 

Se você configurar o QoS usando smart queue e limitando sua banda WAN para no máximo 100-150mb vai resolver o bufferbloat de quem precisa de latência baixa em sua rede.

O hardware dele em comparação ao Netduma R2 é basicamente o mesmo, usam SOC MediaTek MT7621, o EdgeRouter sei que tem 256mb ram já o Netduma R2 é difícil encontrar essa informação verificada, o fabricante não informa. Vale lembrar que o Netduma R2 tem Wi-Fi e se você usá-lo terá que limitar sua banda WAN bem mais que o edgerouter porque o Wi-Fi consome um bocado de recursos do hardware. 

Caso ainda não tenha resolvido o problema, atualize o firmware do seu EdgeRouter e use a configuração que informei acima. 

A única vantagem do Netduma é a limitação geográfica,  para alguns jogos vale a pena, mas nada que você não possa fazer criando algumas regras no firewall do EdgeRouter. 

Abração e boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!