Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível uma VGA 2.0 em um slot 5.0?


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um problema bom, tenho uma placa-mãe ASUS PRIME-Z690-P-D4 e quero usar uma placa de vídeo nvidia gts 450. A placa-mãe tem 4 PCIe (https://prnt.sc/Ggv9KkFVz35r), mas a VGA não funciona quando eu coloco ela na G5, nas demais pcie (G3 e G4) ela funciona aparentemente normal, o problema é que quando eu instalo uma interface gráfica (gnome, xfce) a tela trava após eu clickar em alguma pasta, arquivo, etc.

 

Alguém sabe alguma possível solução?

 

obs: eu sei que não faz sentido nenhum eu ter uma placa-mãe dessas com essa VGA, mas é isso que nós temos pra hoje. =]]]

obs2: a cpu é um i5-12400F

 

OS: Debian

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hkwtxi a diferença entre o primeiro slot e os outros é: que o primeiro é ligado diretamente ao PCIe do CPU e os outros 2 é do Chipset.

 

Poderia ser um problema na controladora PCIe do CPU ou até no slot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MrNobody disse:

@hkwtxi a diferença entre o primeiro slot e os outros é: que o primeiro é ligado diretamente ao PCIe do CPU e os outros 2 é do Chipset.

 

Poderia ser um problema na controladora PCIe do CPU ou até no slot.

 

Há uns meses atrás perdi uma GTX550ti por liga-la num Ryzen 3 2200g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RBMA não existe diferença de tensão entre os slots PCIe x16. Eles fornecem até 75w, sendo 5.5A da linha de 12V e 3A da linha de 3.3V independente da geração do PCIe.

 

Ou queimou por azar, slot mal encaixado ou em curto.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hkwtxi só se estiver danificado.

 

Essa observação só está aí porque PCIe do processador e o do Chipset podem ser diferentes. Normalmente o do Chipset é uma geração inferior.

 

Você está usando qual Windows? Se for o 11 eu acharia mais fácil o problema ser de drivers antigos e sem suporte ao sistema e talvez isso esteja apresentando problemas o slot PCIe em questão. Não sei exatamente em qual Windows sua placa-mãe perdeu o suporte.

 

Se usou o Driver Booster para instalar drivers também poderia ser um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MrNobody disse:

Você está usando qual Windows? Se for o 11 eu acharia mais fácil o problema ser de drivers antigos e sem suporte ao sistema e talvez isso esteja apresentando problemas o slot PCIe em questão. Não sei exatamente em qual Windows sua placa-mãe perdeu o suporte.

 

Se usou o Driver Booster para instalar drivers também poderia ser um problema.

Não é OS, eu uso Debian, tentei instalar o Arch, ambos funcionam sem interface gráfica (gnome, xfce), o problema é que quando eu coloco a gts 450 1gb pcie 2.0 no slot PCIe 5.0 da placa-mãe do computador, nem da vídeo, o monitor não chega nem a ligar, zero imagem, eu só consigo ver imagem e acessar a BIOS se a placa de vídeo estiver conectada em 1 dos outros PCIe.

 

Com o Debian instalando a interface gráfica o PC chega a entrar no sistema, mas quando eu clicko em alguma coisa o PC trava (isso com a placa de vídeo conectada na outras PCIe que não seja a principal (PCIe 5.0)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hkwtxi o problema do PCIe 5.0 pode ser físico. Desde um pino torto na placas-mãe, slot com defeito ou até mesmo a CPU com defeito (o que é raro).

 

Enquanto nós outros slots parece ser um problema de driver - não sei exatamente o que é gnome ou xfce, não estou familiarizado com Linux e se é possível instalar versões mais antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: fiz um teste com uma nvidia GTX 970 no slot PCIe 5.0 e funcionou. Aparentemente PCIe não é tão retrocompatível assim. A placa nvidia gts 450 PCIe 2.0 funciona normalmente na minha placa-mãe antiga, creio que não seja nenhum defeito nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hkwtxi as GTX já tem BIOS UEFI, a GTS PCIe 2.0 possivelmente só tem BIOS legacy. Poderia ser problema com o CSM (modo de compatibilidade com hardwares com BIOS legacy) desligado na BIOS - só é estranho funcionar em um slot e não no outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!