Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente eu comecei a aprender eletrônica e pra ganhar um pouco de experiência resolvi tentar consertar uma luminária solar que estava com problema. A causa do problema é que entrou água e alguma coisa deve ter estragado. Inicialmente eu pensei em ver se achava o que era mas parando pra pensar o que eu preciso do luminária é que ela carregue quando tem luz e acenda quando não tem. Pesquisando um pouco na internet eu acabei encontrando o seguinte circuito.

image.png.ead61c9609159f7a239f837cac3c7aa0.png

A bateria que estou usando foi tirada da luminária e creio que seja uma 18650(ela ser 4,2V atrapalha algo?) bem ruim mas ainda funcional.

Eu consegui fazer o primeiro circuito funcionar(troquei o BC547 pelo BC337 já que é o que tinha) mas estou atualmente com 2 dúvidas.

1. Ela estava acendendo mesmo com um pouco de luz ainda disponível então fui trocando o resistor de 1k por outros e cheguei ao de 100k que acendo quando fica bem mais escuro. Mas estou na duvida sobre como isso vai afetar o circuito.
  2. Tentei colocar o circuito pra carregar mas me parece que não está indo(usei um multímetro direto na bateria pra ver se a tensão se mexe). Troquei o painel solar por uma fonte de 5V e a bateria começou a carregar corretamente.

O painel solar está funcionando já que consigo acender a uma LED ligando direto nele.

Meu objetivo é fazer uma luminária solar que carregue de dia e ascenda a noite usando apenas componentes simples já que não quero precisar comprar nada a mais do que tenho aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!