Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

seguinte rapaziada, comprei o processador faz 3 dias e percebi que em jogos o processador ta pegando de 70/85 graus... n sei se é normal pois eu estou usando o cooler box q veio com o processador e pretendo comprar um cooler novo semana q vem

no csgo q é um jogo "leve" quando eu deixo o fps ilimitado o processador chega a bater 82 graus, queria saber se isso faz eu perder desempenho ou algo do genero. Outra coisa q eu percebi é q quando a temperatura ta alta os MHz do processador começam a variar, ele fica em 4650mhz cravado e dps desce pra 4450/4475mhz fica variando bastante, alguém ajuda ai pfv (a refrigeraçao do meu pc é bem ruim e pretendo melhorar em breve)

Config:

Ryzen 5 5600x

RTX 3050 Gigabyte OC

8x2 Ram DDR4 2666mhz (OC 3200)

Tuf Gaming ASUS B450M-PRO II

CoolerMaster 650w

Print do aftburner jogando PUBG

image.png.1e3f9a2989edd5ef44f7899a2daf7595.png

Print do afburner jogando csgo

image.png.a7b003c9fa4b289aca62b71a77b73c32.png

Postado

Fala meu mano, cara você tem que levar várias coisas em consideração. Se onde você mora esta com um tempo quente, se esta tendo 100% de contato entre o cooler e o processador, se a pasta térmica está boa.

Porém o CS ele usa bastante o processador, e dependendo da região que você mora, é usando o cooler box, chegar nessa temperatura e algo normal.

Eu uso o cooler box também e estou com um jogo RPG de turnos. Só com isso olha a temperatura que já esta. E olha que ainda tenho 5 coolers no gabinete para ajudar na dissipação e circulação de ar.

image.png.7808fc9cf3130bd9009c10a5f0568b4d.png

Postado
28 minutos atrás, Pedro Kazoii disse:

Fala meu mano, cara você tem que levar várias coisas em consideração. Se onde você mora esta com um tempo quente, se esta tendo 100% de contato entre o cooler e o processador, se a pasta térmica está boa.

Porém o CS ele usa bastante o processador, e dependendo da região que você mora, é usando o cooler box, chegar nessa temperatura e algo normal.

Eu uso o cooler box também e estou com um jogo RPG de turnos. Só com isso olha a temperatura que já esta. E olha que ainda tenho 5 coolers no gabinete para ajudar na dissipação e circulação de ar.

image.png.7808fc9cf3130bd9009c10a5f0568b4d.png

opa mano, onde eu moro n faz muito calor não e eu sei q pode chegar a essa temperatura mas eu queria saber se eu perco desempenho saca ?? porque quando eu to jogando cs eu sinto umas engasgadas do nada, mesmo o fps estando em 500/600 e suspeito mt da temperatura da CPU

e sim o cooler esta bem encaixado e com pasta termica boa

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Antony Carmelo você ainda não disse algo muito importante que influencia MUITO na temperatura do PC: qual é o modelo do seu gabinete?

mano, é um gabinete bem ruim eu n sei nem o modelo dele pra ser sincero kkkkkkkkkkkkkkkkkk so sei q ele é mt pequeno e as peças ficam bem apertadinhas dentro dele, semana q vem vou comprar um melhor

Postado
4 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

mano, é um gabinete bem ruim eu n sei nem o modelo dele pra ser sincero kkkkkkkkkkkkkkkkkk so sei q ele é mt pequeno e as peças ficam bem apertadinhas dentro dele, semana q vem vou comprar um melhor

Aí está seu problema, muita gente tem superaquecimento com processadores mais modernos em gabinetes fechados. Esses processadores não são feitos para gabinetes mal ventilados, e nessa situação nem water cooler resolve, porque já teve gente aqui no fórum com water cooler e mesmo assim o processador esquentava por causa do gabinete fechado, sem entrada e saída de ar adequadas.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Aí está seu problema, muita gente tem superaquecimento com processadores mais modernos em gabinetes fechados. Esses processadores não são feitos para gabinetes mal ventilados, e nessa situação nem water cooler resolve, porque já teve gente aqui no fórum com water cooler e mesmo assim o processador esquentava por causa do gabinete fechado, sem entrada e saída de ar adequadas.

sim, eu vou trocar o mais rápido possível

mas sera q meu jogo ta travando por causa disso ??

Postado
1 minuto atrás, Antony Carmelo disse:

sim, eu vou trocar o mais rápido possível

mas sera q meu jogo ta travando por causa disso ??

Não, 85ºC ainda é uma temperatura que o processador consegue operar sem sofrer problemas de desempenho. É normal o clock do processador dar uma reduzida conforme a temperatura aumenta, na verdade ele varia bastante mesmo com temperatura estável, mas na prática não vai afetar o desempenho. Como é esse tipo de travamento que você tem? Seria interessante você ativar no MSI Afterburner a linha de frametime para verificar instabilidades no desempenho.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não, 85ºC ainda é uma temperatura que o processador consegue operar sem sofrer problemas de desempenho. É normal o clock do processador dar uma reduzida conforme a temperatura aumenta, na verdade ele varia bastante mesmo com temperatura estável, mas na prática não vai afetar o desempenho. Como é esse tipo de travamento que você tem? Seria interessante você ativar no MSI Afterburner a linha de frametime para verificar instabilidades no desempenho.

tipo, eu to jogando normal e quando eu atiro da uma travadinha de 1 segundo e volta... fica acontecendo isso a cada 1 minuto, ja tentei cravar fps e a formatar o pc

print do aftburner jogando csgo

image.png.2f990f9dde5c2c2db0a3b3b1a6a35e44.png

Postado
6 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

tipo, eu to jogando normal e quando eu atiro da uma travadinha de 1 segundo e volta... fica acontecendo isso a cada 1 minuto, ja tentei cravar fps e a formatar o pc

print do aftburner jogando csgo

image.png.2f990f9dde5c2c2db0a3b3b1a6a35e44.png

Mas isso acontece em todos os jogos ou só no CS?

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Mas isso acontece em todos os jogos ou só no CS?

eu so testei 4 jogos no meu pc Valorant,CSGO,PUBG E R6

valorant e r6 fica super liso sem nenhum problema, mas csgo e pubg fica travando mesmo com o fps estando altissimo.. eu suspeito de 2 coisas, ou temperatura da CPU ou memória ram

pois o setup inteiro é novo com menos de 2 meses de uso

Postado
15 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

eu so testei 4 jogos no meu pc Valorant,CSGO,PUBG E R6

valorant e r6 fica super liso sem nenhum problema, mas csgo e pubg fica travando mesmo com o fps estando altissimo.. eu suspeito de 2 coisas, ou temperatura da CPU ou memória RAM

pois o setup inteiro é novo com menos de 2 meses de uso

Pode ser memória RAM também (já que você está experimentando overclock), mas temperatura acho difícil. Só que PUBG e CS:GO tem duas características em comum, os dois jogos sofrem um pouco com problemas de otimização. Por outro lado, Valorant e Rainbow 6 são dois jogos muito bem otimizados, se você tiver um hardware decente é muito difícil ter desempenho ruim nesses dois jogos.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pode ser memória RAM também (já que você está experimentando overclock), mas temperatura acho difícil. Só que PUBG e CS:GO tem duas características em comum, os dois jogos sofrem um pouco com problemas de otimização. Por outro lado, Valorant e Rainbow 6 são dois jogos muito bem otimizados, se você tiver um hardware decente é muito difícil ter desempenho ruim nesses dois jogos.

sim sim, o que eu faço pra identificar isso ? ta me incomodando muito kk muito mesmo

Postado
2 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

sim sim, o que eu faço pra identificar isso ? ta me incomodando muito kk muito mesmo

Se for problema de estabilidade com o overclock da memória você deve conseguir rodar melhor se desativar o overclock e deixar eles rodando no padrão. Você disse que continuou travando mesmo quando limitou o FPS, você travou em quanto?

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Se for problema de estabilidade com o overclock da memória você deve conseguir rodar melhor se desativar o overclock e deixar eles rodando no padrão. Você disse que continuou travando mesmo quando limitou o FPS, você travou em quanto?

cravei em 300/400 e deixei ilimitado, quando eu cravava em 300/400 ficava melhorzin mas travava do mesmo jeito, ja ilimitado travava bastante

Postado

cravei em 300/400 e deixei ilimitado, quando eu cravava em 300/400 ficava melhorzin mas travava do mesmo jeito, ja ilimitado travava bastante

Se seu problema for temperatura, travar em 300/400 não vai ajudar o processador a ficar frio, porque ainda está dentro da média de um Ryzen 5 5600X (ele consegue máximas bem mais altas que isso, mas a média fica dentro dos 300-400 FPS). Recomendo você tentar travado em 200, isso vai forçar o processador a trabalhar menos e esquentar menos também.

Postado

Baixa o hwmonitor
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.46.exe

Abra o programa, deixe minimizado e vá Jogar, faça dar os problemas, depois de um tempo jogando e passando pelos problemas saia do jogo e abra o programa que ta minimizado.
Bata prints das frequencias do processador, tensões do processador e temperatura, va la em baixo e bate print do que mostra da placa de vídeo também.
Minha opinião, resolva e use um gabinete melhor, faça uma boa ventilação e troque o coolerbox que é ruim pra quem joga, não dá, resolva isso e depois veja os outros problemas.
Essa travadinha pode ser a variação do clock do processador, falo por experiência própria.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se seu problema for temperatura, travar em 300/400 não vai ajudar o processador a ficar frio, porque ainda está dentro da média de um Ryzen 5 5600X (ele consegue máximas bem mais altas que isso, mas a média fica dentro dos 300-400 FPS). Recomendo você tentar travado em 200, isso vai forçar o processador a trabalhar menos e esquentar menos também.

mas se eu cravar em 200 fps fica um input lag danado, meu monitor é 144hz e é recomendando no minimo 300 fps pra jogar cs sem nenhum input lag

7 minutos atrás, Eduardo disse:

Baixa o hwmonitor

Abra o programa, deixe minimizado e vá Jogar, faça dar os problemas, depois de um tempo jogando e passando pelos problemas saia do jogo e abra o programa que ta minimizado.
Bata prints das frequencias do processador, tensões do processador e temperatura, va la em baixo e bate print do que mostra da placa de vídeo também.
Minha opinião, resolva e use um gabinete melhor, faça uma boa ventilação e troque o coolerbox que é ruim pra quem joga, não dá, resolva isso e depois veja os outros problemas.
Essa travadinha pode ser a variação do clock do processador, falo por experiência própria.

vou fazer isso e ja mando print, terça feira sem falta eu compro um cooler melhor e um gabinete novo.

se for a variaçao do clock o que eu posso fazer pra resolver ?

Postado

mas se eu cravar em 200 fps fica um input lag danado, meu monitor é 144hz e é recomendando no minimo 300 fps pra jogar cs sem nenhum input lag

Ou é isso ou aprender a conviver com os travamentos rsrs. Já vi muita gente jogando bem com bem menos de 200 FPS e em 60Hz ainda. CS:GO costuma ter mais input lag ainda quando você joga usando a placa de vídeo ou o processador no limite.

Postado
14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ou é isso ou aprender a conviver com os travamentos rsrs. Já vi muita gente jogando bem com bem menos de 200 FPS e em 60Hz ainda. CS:GO costuma ter mais input lag ainda quando você joga usando a placa de vídeo ou o processador no limite.

ai fica difícil kkkkkkkkkk eu comprar uma config dessa pra jogar com 200 fps sendo q eu consigo +400 fácil, minha inten;ao era jogar a 400 fps sem cair pra eu conseguir desfrutar do meu 144hz

27 minutos atrás, Eduardo disse:

Baixa o hwmonitor

image.png.07e9c441b0551574c3a88084f097c7ee.pngimage.png.ebcfc4375d135f7f6742c2169aeb6a39.png

Postado

@Antony Carmelo  pra desfrutar do seu monitor basta estar em 144fps = 144hz, acima disso, você pode, mas o monitor não vai ler de forma alguma o fps a mais.

A temperatura ai pelos testes não é desesperador, ta ainda no limite, se vais mexer no cooler e no gabinete, ótimo, se preocupe em deixar uma boa ventilação dentro do Gabinete.

A ventilação ai tem que ser assim
image.png.f4276c6951c33cae08b60971440fcd2b.png

Eu se tivesse no seu lugar, além de investir no cooler e gabinete com uma boa ventllação. fazia undervolt pra baixar essa tensão do processador que automaticamente vai baixar a temperatura e se for do seu agrado tem alguma opção no setup da sua placa-mãe pra travar todos os clocks em uma frequência só, assim não vai ter uns núcleos com uma frequência e outros com outras, vai ajudar nos jogos também.

Postado
9 minutos atrás, Eduardo disse:

@Antony Carmelo  pra desfrutar do seu monitor basta estar em 144fps = 144hz, acima disso, você pode, mas o monitor não vai ler de forma alguma o fps a mais.

A temperatura ai pelos testes não é desesperador, ta ainda no limite, se vais mexer no cooler e no gabinete, ótimo, se preocupe em deixar uma boa ventilação dentro do Gabinete.

A ventilação ai tem que ser assim
image.png.f4276c6951c33cae08b60971440fcd2b.png

Eu se tivesse no seu lugar, além de investir no cooler e gabinete com uma boa ventllação. fazia undervolt pra baixar essa tensão do processador que automaticamente vai baixar a temperatura e se for do seu agrado tem alguma opção no setup da sua placa-mãe pra travar todos os clocks em uma frequência só, assim não vai ter uns núcleos com uma frequência e outros com outras, vai ajudar nos jogos também.

vou comprar o cooler e o gabinete semana q vem.

mas sera q éssa e a fonte do meu problema ? fps alto dando travadinhas sem sentido 

Postado

isso da com certeza, agora saber se é isso ou ainda outra coisa causando, só arrumando uma coisa pra ver se conserta, não tem como afirmar que sim ou não.

Dois jogos, Arma3, Tarkov, se eu deixar essa variação, as vezes quando mais preciso, até na treta com outro player, o fps cai e da a travadinha, ai travei tudo pra não cair mais a frequência, mas ai a temperatura tem que estar boa.

Postado
2 minutos atrás, Eduardo disse:

isso da com certeza, agora saber se é isso ou ainda outra coisa causando, só arrumando uma coisa pra ver se conserta, não tem como afirmar que sim ou não.

Dois jogos, Arma3, Tarkov, se eu deixar essa variação, as vezes quando mais preciso, até na treta com outro player, o fps cai e da a travadinha, ai travei tudo pra não cair mais a frequência, mas ai a temperatura tem que estar boa.

mas essa variaçao é defeito do processador ? 

e como faço pra travar a frequência

Postado

não é defeito, é mais especificamente pra quem quer usar o computador pra navegar na internet, fazer trabalhos, ver filme e etc, ai vai economizar energia, vai ter uma temperatura mais baixa.

Tem que ver qual a opção no setup da sua placa-mãe, depende de placa-mãe para placa-mãe, o meu tem na parte do processador para todos os núcleos ter a mesma frequência, se eu não me engano nos AMD é o AMD cool'' n Quiet que tem que desabilitar, mas prefiro esperar alguém que tenha AMD ai pra te dar a certeza, vejo poucos setups AMD, Intel vejo todo dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...