Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando e só volta reiniciando.


Posts recomendados

Olá, gostaria de ajuda.

Meu PC, logo depois de algum jogo, ele congela. Quando tem áudio, o áudio trava também. E só volta depois de reiniciar.
Ele tava assim no ano passado e parou, mas voltou com força total logo depois. Lembro que ele tinha parado por causa de uma atualização que fiz no Windows, até achei que foi isso.

Tinha trocado de fonte pois a antiga tava desligando o PC durante algum jogo.

 

Eu não aguento mais esse problema. Queria muito saber o que eu posso fazer, pois eu tô sem opções (fora vender meu PC e desistir disso, pois só tá me dando dor de cabeça).

Grato a quem me ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Berton disse:

Olá, gostaria de ajuda.

Meu PC, logo depois de algum jogo, ele congela. Quando tem áudio, o áudio trava também. E só volta depois de reiniciar.
Ele tava assim no ano passado e parou, mas voltou com força total logo depois. Lembro que ele tinha parado por causa de uma atualização que fiz no Windows, até achei que foi isso.

Tinha trocado de fonte pois a antiga tava desligando o PC durante algum jogo.

 

Eu não aguento mais esse problema. Queria muito saber o que eu posso fazer, pois eu tô sem opções (fora vender meu PC e desistir disso, pois só tá me dando dor de cabeça).

Grato a quem me ouvir.

Então meu mano, isso acontecia comigo, porém era apenas quando eu deixava o pc ligado por muito tempo sem mexer, as vezes congelava, outras não abria nenhum aplicativo. Pra mim se resolveu porque tive que trocar todas as peças do meu pc, continuando apenas com o HD, então pode ser as vezes, processador, memória RAM, HD também, fonte; é o que passa na minha cabeça do que pode ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, seguinte Instala o msi afterburner, monitora a temperatura do teu processador, pode ser até a pasta térmica que foi pro brejo a um tempo, e esta sobreaquecendo (meio difícil em um i3 2c/4T) mas,,, memória com mau contato ou problema nela mesma, poeira nas fans, teu gabinete ta organizado? tem um bom fluxo de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Guilherme Berton Já tentou formatar o windows? Pode ser que ele esteja corrompido, ocacionando as travadas.. Algo assim também acontecia com um amigo meu, mas ai era problema por falta de memória. Utilize MSI After Burner e o Gerenciador de tarefas para tentar identificar o possível problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Ronaldo Lukas disse:

Boa Noite, seguinte Instala o msi afterburner, monitora a temperatura do teu processador, pode ser até a pasta térmica que foi pro brejo a um tempo, e esta sobreaquecendo (meio difícil em um i3 2c/4T) mas,,, memória com mau contato ou problema nela mesma, poeira nas fans, teu gabinete ta organizado? tem um bom fluxo de ar?


Já cheguei a fazer isso, ele tá normal de temperatura. 

Eu cheguei a fazer uma limpeza nele também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Berton Quando tiver usando o pc fica de olho no gerenciador de tarefas, pra programas que esteja utilizando demais ou fora do padrão

Defina "limpeza", pra descartar problema na memória, seria ideal ce remover o pente, fazer aquele esquema de limpar, e com ele desligado a um tempo, ir com uma escova de dentes e passar no contato pra remover alguma sujeira que possa ter lá, já tive travamentos assim, depois de quebrar a cabeça por semanas era um maldito fio de cabelo minúsculo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom Dia @Guilherme Berton , tudo bem ? Então, normalmente esses congelamentos podem ser sim relacionados ao hardware, porém é necessário confirmar essa questão, pois possa ser que também esteja relacionado ao sistema operacional como, por exemplo, algum arquivo corrompido do Windows ou alguma configuração errada. Ou até mesmo a BIOS.

Primeiramente gostaria de saber se por acaso quando sua máquina congela, se ao pressionar o Num Lock ou o Caps Lock as luzes acendem. Se sim, possa ser que o problema esteja relacionado ao Windows, se não, pode ser algo mais sério como, por exemplo, sua Placa-Mãe não estar respondendo, memória(s) RAM(s) danificada(s), entre outros. E também gostaria de saber se sua máquina desliga sozinha depois de alguns segundos ou minutos após o congelamento. Se possível também verificar a luz do HD no gabinete para ver se está congelada, no caso ou estará apagada ou ficará com a luz acesa fixamente.

Se as luzes do Num Lock e Caps funcionam e a luz do HD está funcionando normalmente, é recomendado verificar seu SO. 

 

Abra seu cmd como administrador e execute os seguintes comandos:

1: sfc /scannow

2: DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth

3: DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Esses comandos irão verificar a existência de algum erro ou arquivo(s) corrompido(s) e irão repara-los automaticamente.

 

Recomendo também que vá no cmd e ative o plano de Desempenho Máximo com o seguinte comando: powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61 , este plano possui ajustes para eliminar pequenas ou micro latências associadas aos planos de energia pré definidos do Windows, ele foi projetado para maximizar o desempenho do Windows 11 ou 10.

Agora vá nas opções de plano de energia e procure pelo Desempenho Máximo e depois de selecioná-lo vá nas configurações avançadas e vá em desligar o disco rígido após e coloca o valor como 0.

 

Tente também fazer um Limpeza de Disco e Desfragmentação de Disco, ambas opções podem ser encontradas na barra de pesquisa.

 

Poderia indicar você a ativar Modo de Jogo e Modo de Baixa Latência, a ir no Agendador de Tarefas e tirar os Privilégios Administrativos dos processos do Windows Defender que consomem a CPU e RAM da maioria dos computadores, mas não é seu caso.

 

Também existem aplicativos que fazem a limpeza total dos drivers de vídeo e resquícios de arquivos de sua GPU, possa ser que também seja seu problema. 

Procure pelo Display Driver Uninstaller (DDU), este é um excelente programa e ele vai garantir que todos os arquivos e entradas no Registro do Windows sejam eliminados antes da instalação de um novo driver de vídeo. Recomendo criar um ponto de restauração em seu computador antes de usar o aplicativo. Sempre que for mexer em registro e utilizar estes aplicativos que mexem mais a fundo em seu computador, crie um ponto de restauração.

 

Como dito anteriormente se o teclado em geral funciona após o congelamento total, o problema pode estar no seu Windows, então recomendo que atualize seu SO no Windows Update, restaure ou principalmente formate seu computador excluindo todas as partições do Windows existentes, reinstalando o mesmo ou outra versão. Aliás, também se pode fazer um "downgrade" de sua versão atual do Windows, mas como dito nada melhor que uma instalação limpa do zero.

 

Agora se os seus periféricos param de funcionar alguns segundos ou minutos após o congelamento, principalmente o teclado, então o problema pode ser mais sério, como memória RAM e até mesmo a Placa-Mãe. Provavelmente pode ser algum capacitor estufado ou queimado de sua Placa-Mãe, problemas no soquete do processador, slot queimado ou algum problema gerado por calor e curto-circuito.

 

Mas calma que pode ser que alguma atualização de BIOS possa te ajudar, procure no site da sua fabricante para que possa atualizar sua BIOS, assim como o Windows, recomendo ter um "ponto de restauração de sua BIOS" caso dê algum problema. Normalmente as fabricantes sempre disponibilizam atualizações de BIOS voltadas a congelamentos e travamentos.

 

No meu caso foi a Placa-Mãe, fiz a troca desta e voltou a funcionar normalmente, e olha que antes eu havia feito troca de RAM, CPU e Fonte e mesmo assim o problema havia persistido.

 

Espero ter ajudado, meu conhecimento é básico, mas estou disposto ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cesar Duque disse:

Primeiramente gostaria de saber se por acaso quando sua máquina congela, se ao pressionar o Num Lock ou o Caps Lock as luzes acendem. Se sim, possa ser que o problema esteja relacionado ao Windows, se não, pode ser algo mais sério como, por exemplo, sua Placa-Mãe não estar respondendo, memória(s) RAM(s) danificada(s), entre outros. E também gostaria de saber se sua máquina desliga sozinha depois de alguns segundos ou minutos após o congelamento. Se possível também verificar a luz do HD no gabinete para ver se está congelada, no caso ou estará apagada ou ficará com a luz acesa fixamente.

Se as luzes do Num Lock e Caps funcionam e a luz do HD está funcionando normalmente, é recomendado verificar seu SO. 


Boa noite. 
Então, quando ele congela, as luzes do teclado ficam acesas mas não consigo apagá-las quando aperto o botão delas. O monitor não tem resposta nem nada.
Aí eu não sei se é o Windows ou não.
Espero que não seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Berton mano então, por as luzes do teclado não estarem respondendo, por aí já há suspeita de que possa ser o hardware, mais especificamente a Placa-Mãe. Mas preciso saber se o mouse também não dá resposta, e se depois de algum tempo estes dois apagam e a máquina desliga. Veja, tive um problema semelhante, computador congelava até na tela de BIOS, teclado parava, mouse parava e depois tudo desligava seguido do encerramento total da máquina. No meu caso eu restaurei o Windows, formatei, usei outro HD, excluí todas as partições e "tal" mas nada deu, ou seja, não tinha nada a ver com o SO. Troquei processador, memórias RAMs, tirei a GPU dedicada e mesmo assim o problema persistiu. O problema só foi parar após a troca da Placa-Mãe, como dito, pode ter sido algum capacitor queimado ou estufado, problemas no soquete da CPU ou algum outro problema resultante de calor ou curto-circuito. Talvez algum problema no chipset já que este gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Cesar Duque disse:

@Guilherme Berton mano então, por as luzes do teclado não estarem respondendo, por aí já há suspeita de que possa ser o hardware, mais especificamente a Placa-Mãe. Mas preciso saber se o mouse também não dá resposta, e se depois de algum tempo estes dois apagam e a máquina desliga. Veja, tive um problema semelhante, computador congelava até na tela de BIOS, teclado parava, mouse parava e depois tudo desligava seguido do encerramento total da máquina. No meu caso eu restaurei o Windows, formatei, usei outro HD, excluí todas as partições e "tal" mas nada deu, ou seja, não tinha nada a ver com o SO. Troquei processador, memórias RAMs, tirei a GPU dedicada e mesmo assim o problema persistiu. O problema só foi parar após a troca da Placa-Mãe, como dito, pode ter sido algum capacitor queimado ou estufado, problemas no soquete da CPU ou algum outro problema resultante de calor ou curto-circuito. Talvez algum problema no chipset já que este gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos.


O meu caso é um pouco diferente, pois ele só congela só depois de algum jogo que eu abrir. Ele funciona depois de um tempo, mas aí ele congela e para tudo.

E tô assim faz um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!