Ir ao conteúdo

Como monitorar o que um determinado programa está acessando na internet?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia

Por exemplo ao configurar um programa de e-mail como por exemplo "Mozila Thunderbird" para acessar o e-mail do Gmail, existe algum programa que monitora o que o programa está tentando acessar ao clicar no botão "Receber / envia e-mail"?

Estou querendo saber, porque no meu serviço contratamos o serviço de e-mail do Google e estou tendo trabalho para liberar no servidor de "Proxy" o serviço de acesso aos e-mails via imap.gmail.com. e smtp.gmail.com.

Já liberei o endereço "imap.gmail.com" porta "993"  e "smtp.gmail.com" porta "465" não vai.

Através do site https://testeportas.com.br/ descobri que o endereço "imap.gmail.com porta 993" é na verdade o IP 64.233.160.108, liberei esse IP e também não vai.

Através do site https://www.homehost.com.br/blog/dominio/whois-ip/ também descobri os IP 142.250.0.109 que pertence ao Google, liberei esse IP e também não vai.

Testei o programa "Wireshark" e nele também mostra conexão com o iP 142.250.0.109.

Não sei mais o que faço para poder liberar esse acesso.

• Membro VIP
Postado

O Wireshark é um dos programas que mostra como são realizados as chamadas e conexões.

Deve ter verificado que gera um log enorme no TCP, sobre a negociação, envio e recebimento de pacotes.

Alguns serviços da google utilizam conexões para logar, é preciso ver se este não é o problema.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
22 horas atrás, dwatashi disse:

O Wireshark é um dos programas que mostra como são realizados as chamadas e conexões.

Deve ter verificado que gera um log enorme no TCP, sobre a negociação, envio e recebimento de pacotes.

Alguns serviços da google utilizam conexões para logar, é preciso ver se este não é o problema.

Bom dia

Obrigado pela resposta, consegui achar qual IP precisa ser liberado no servidor de proxy do meu serviço.

E pra quem precisar.

imap.gmail.com, smtp.gmail.com e pop.gmail.com é o ip "64.233.186.108".

Achei esse IP por dentro do Linux Mint usando o comando iptraf-ng (para instalar só usar apt install iptraf-ng ou apt-get install iptraf-ng)

Esse comando ele mostra seu IP e porta interno e IP e posta externo, excelente. 

image.thumb.png.053da274c449537cddfaadaf6cf11808.png

Depois olhei como mais detalhe no Wireshark e ele mostrou esse mesmo endereço de IP, só que nele e mais chatinho de achar já que ele joga varias conexões de IP diferente na tela.

Obrigado @dwatashi

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Edvaldo J. Frederico usei algumas vezes o wireshark quando estudei, mas lembro que tinha alguns macetes escondidos pra achar mais fácil ou monitorar os pacotes específicos. Por isto tem algumas ferramentas que são um front-end do wireshark.

Bom saber que a "dica" mesmo sendo pequena ajudou, porque sem que você tivesse insistido não ia achar outra ferramenta e ver que o wireshark faz o mesmo, mas digamos menos organizado.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, dwatashi disse:

@Edvaldo J. Frederico usei algumas vezes o wireshark quando estudei, mas lembro que tinha alguns macetes escondidos pra achar mais fácil ou monitorar os pacotes específicos. Por isto tem algumas ferramentas que são um front-end do wireshark.

Bom saber que a "dica" mesmo sendo pequena ajudou, porque sem que você tivesse insistido não ia achar outra ferramenta e ver que o wireshark faz o mesmo, mas digamos menos organizado.

É que no meu serviço usamos bastante o Thundebird e Windows Live Mail para ver e-mail e durante os teste eu tinha feito só no Thunderbird.

E por desencargo de consiência testei no Live Mail e depois testei no thunderbird foi, vai entender.

Agora preciso sair configurando a conta de todos usuarios, fazer procedimento e por ai vai.

Estamos migrando do serviço da Loca Web que só da dor de cabeça para o serviço do Google, mantendo o mesmo domínio.

A diferença de preço é bem gritante, vamos ver se te diferença.

No Google tem bastante serviço.

• Membro VIP
Postado

@Edvaldo J. Frederico uso mais o GSuite para e-mail e Drive, e mesmo que já tenha sofrido algumas interrupções e contra tempo são muito melhores do que os serviços de outros provedores. Já usei uma meia dúzia de provedores, e quase sempre tem problema pra migrar para uma caixa maior, não conseguir receber ou enviar, etc. Já com com o host "Google" é meia dúzia de cliques e pronto, tá feito upgrade, configuração, etc.

É mais caro, mas no geral acho que vale a pena. Só a captura de dados pelo google que ainda me deixa preocupado, porque apesar de não existir uso dessa informação como ocorreu nos casos da "Cambrige-Facebook", o google captura muita coisa mesmo usando os serviços dela pagos. Tipo, se usar android e usar essa conta no celular, ele sabe o que pesquisa, quanto tempo você usa os Apps, onde você foi, quanto tempo fica, etc. Até tem como reduzir esses dados, mas aí uma coisa ou outra não funciona corretamente, por exemplo se você desliga o GPS das fotos, o Fotos já não organiza mais aquele conjunto de fotos que tirou no mesmo local. Na teoria só "você" sabe, mas sabe como é o tio "Google", ele pode dizer "eu sei o que você fez no verão passado" facilmente. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!