Ir ao conteúdo

PC dando tela azul e com 3 bips no speaker da placa-mãe

Ir à solução Resolvido por Bismarck der Teufel,

Posts recomendados

Postado

Montei o seguinte set up no fim de 2020: placa-mãe Biostar Racing GT3 B350, processador Ryzen 1700, placa de vídeo XFX Radeon RX 460 2 giga DDR5, memória Gloway DDR4 3000 MHz 2 x 8 giga, SSD NVMe kingSpec 256 giga, SSD Sandisk sata 120 giga, HD WD Blue 1 tera, fonte Raptor 500W 80 plus bronze e com Windows 10 Pro!

Esta maquina funcionou muito bem por uns 6 meses até que o windows começou a dar uns crashes aleatórios e tela azul! Desmontei a maquina algumas vezes, limpava os componentes e tudo voltava a funcionar, porém sempre com o perfil XMP desligado! Eu ligava o XMP e tudo bem! Um belo dia o crash aconteceu de novo e como fiquei sem saber o que fazer liguei um speaker na placa-mãe pra saber o código do problema! A placa-mãe apitava 3 vezes rápidas e não ligava, falha na memória!

Tirei as memórias, limpei os dois pentes e tudo voltou a funcionar, mais uma vez com o perfil XMP desligado! Eu liguei o XMP mais uma vez e segui em frente!

Foi aí que as coisas ficaram estranhas! Os crashes com a placa-mãe apitando 3 vezes ficaram frequentes a ponto de acontecer duas, três vezes por semana! Passei a não ligar mais o perfil XMP e usar as memórias em 2666 MHz e os crashes pararam por um tempo! Há umas semanas tudo voltou, mesmo com o XMP desligado e hoje meu PC esta funcionando assim:  

* ligo o PC e esta tudo normal

* depois de uns 15 dias entro no gerenciador de tarefas e o windows reconhece 16 gigas mas só 8 estão disponíveis

* o PC da crash com os 3 bips rápidos e só volta após eu retirar as memórias e limpa-las

As memórias em questão tem garantia eterna mas pra acionar a garantia eu tenho que pagar frete pra China! Frete este que custa o que eu paguei! Gostaria de uma ajuda pra descartar qualquer outra causa!

Postado

@Bismarck der Teufel fazer um memtest86 e talvez um teste de stress das memórias poderia usar o do AIDA64.

Poderia ser que só um pente de memórias esteja com defeito.

Postado

@MrNobody fiz o teste de stress com o Aida64! Nada de mais aconteceu e como é uma versão de teste, não tem muita informação disponível! Tentei usar o memtest86 mas quando mudo o boot para o pendrive, da tela azul!

O que aconteceu de diferente foi, o PC começou a reconhecer 16 gigas mas só usar 8 gigas de novo e, desta vez nem limpar os pentes resolveu! Então limpei os pentes de memória mais uma vez e mudei os slots! Antes usava os slots 2 e 4 e  agora uso os slots 1 e 3! Funcionou mas só com os clocks em 2400 MHz! Se eu ativar o XMP o PC nem inicia!

Ontem o PC travou do nada e quando eu reiniciei a placa-mãe deu 8 bips, placa de vídeo...

Retirei a placa, limpei os contatos e a poeira das fans e quando liguei de novo uma coisa muito estranha aconteceu! A placa-mãe tem um led vermelho no logo do fabricante, 7 azuis no som on board e um RGB no dissipador dos VRMs! Quando eu liguei o PC só o led vermelho acendeu, e o PC não deu sinal! Verifiquei todas as conexões e tentei de novo! O PC ligou mas novamente reconhece 16 gigas mas só tem 8 disponíveis...

• 3 meses depois...
  • Solução
Postado

Há quase dois meses troquei a RX460 por uma GTX 1660 super! Após esta troca os crash do windows só aconteceram uma única vez: quando liguei o perfil XMP e coloquei as memórias em 3000 MHz!

Deixando o perfil XMP desativado e as memórias em 2400 MHz o sistema ficou estável! Acho que o que estava acontecendo era a famosa incompatibilidade dos Ryzen de 1° geração com as memórias, mas alguma coisa com a RX 460 que eu não sei explicar!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!