Ir ao conteúdo

Fonte com 12 anos de uso, preciso trocar?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

opa, beleza pessoal? gostaria de uma ajuda aqui, recentemente comprei uma rtx3070 ASUS k.o, e tenho uma fonte corsair TX750w comprada em 2010 que ainda uso (junto com o gabinete thermaltake v3 rsrs).

a questão de suprir meu setup eu sei que cobre com folga, mas queria saber se pela idade da fonte (12anos) eu corro algum risco de danificar algum componente ou até mesmo a placa?

cheguei a boletar uma fonte nova hoje(02/06), a xpg core reactor 850w saindo por R$:660 também sei que é um exagero para meu setup, mas achei um valor interessante, pelo que pesquisei sobre a fonte

Caso realmente eu precisar trocar teria alguma outra recomendação?

Estou usando o pc a mais ou menos 1 mes, só que agora percebi o seguinte sintoma, quando o pc está em idle a fonte fica normal bem silenciosa quando entro em jogos ela começa fazer um zumbido constante.

isso é sinal que ela está morrendo?

meu pc:

i5 10400f, 16gb(2x8)2666 corsair, ASUS tuf b460m, rtx3070 ssd480.

agradeço.

• Solução
Postado

Eu trocaria, 12 anos é tempo demais para uma fonte de energia, por melhor que ela seja. As placas RTX 3000 são bastante exigentes com relação a fontes, eles tem picos de consumo que pode desarmar ou desestabilizar qualquer fonte que não esteja funcionando na sua melhor forma. O zumbido podem ser diversos problemas, o mais comum é desgaste no rolamento da fonte, que já deve ter perdido a lubrificação há vários anos.

Se você puder investir num Core Rector vai ser uma excelente fonte, uma das melhores que temos no mercado atualmente. Abaixo dela existem poucas opções que entregam uma boa relação custo-benefício. Se for investir em fontes mais baratas, para que você tenha uma durabilidade igual a de uma fonte maior qualidade, você precisará comprar um modelo com potência superdimensionada, o que pode acabar chegando no mesmo preço dessa Core Reactor.

Postado

@ren4n Olá! Acho que já está na hora sim de você trocar essa fonte. Principalmente pelo dela ter começado a zumbir. Nunca é bom sinal.

E mesmo se não estivesse zumbindo, pela idade dela eu também pensaria em trocar, até porque não é tão incomum assim fonte queimar e levar alguma outro componente junto, e digo por experiência própria...

Sobre o fato de você estar de olho numa fonte de 850W, por um lado é sim um exagero e não é ao mesmo tempo... Particularmente eu não acho um investimento ruim, mas depende muito de você. Não conheço tão bem essa fonte então não sei dizer se é a melhor escolha, mas sou do time "vou investir bem logo pra não ter dor de cabeça no futuro." e uma fonte numa potência dessa com certeza te segura aí mais uns bons anos e futuros upgrades, também... 

Postado

É acho que já está na hora de aposentar ela mesmo, obrigado pelas respostas @GuilhermeGB @pedro.moura

Estou bem inclinado a ir de xpg core reactor mesmo, além dos testes que eu ví ainda tem a garantia de 10 anos que me indica ser um produto muito bom.

só mais uma coisa é que sou leigo neste assunto.

XPG Core Reactor 850W esse ATX na descrição significa algo?

XPG Core Reactor 650W essa outra de 650w já não tem.. 

o que eu sei de atx é tamanho de placa-mãe.

entre as duas por diferença de 60reais, acho que compensa mais a de 850 né?

outras opções mais em conta.

redragon

Redragon RGPS 700W

corsair

Corsair CX 650M

alguma dessas é equiparada a da xpg? ou teria alguma outra opção?

evga

EVGA BQ 700W

esqueci essa.

Postado

@ren4n ATX é o padrão da fonte, todas elas são ATX. Essa Redragon nem chega perto do nível de qualidade da XPG Core Reactor, não se iluda por preço, até porque a maioria dos hardwares na Amazon tem preço acima do normal. Mesma coisa sobre o Mercado Livre, só que aí já junta com o padrão de produtos da Corsair, são caros e inferiores aos concorrentes na mesma faixa de preço. A linha CX M não passa de fontes intermediárias e nem são das melhores. EVGA também você pode correr igual diado foje da cruz, dá problema muito fácil, qualidade bem abaixo das concorrentes, são poucos os modelos da EVGA realmente bons (nem todos são vendidos no Brasil).

É como eu te falei antes, quase não existem opções de qualidade para fontes, o único modelo que temos aqui no Brasil que concorre com a XPG Core Reactor no mesmo nível de qualidade e preço é a Super Flower LEADEX III, mas geralmemte ela é vendida até um pouco mais caro. As Corsair equivalentes custam de R$800 a R$1.000, totalmemte fora de questão. Qualquer dúvida você pode dar uma olhada nesse ranking de fontes:

https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list-rev-148/

EDIT: Na verdade fui dar uma olhada nos modelos da Corsair e parece que agora estão com preços mais em conta, mas apenas os modelos de 550W ou 650W, como a TX550M e a RM650x. Ambas estão na mesma faixa de preço da Core Reactor 850W.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...