Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, n sei se está certo mas eu tava pensando, não é extremamente necessário usar o getter e setter né? porque quando vou criar os métodos em outra classe, normalmente eu leio valores por lá e só retorno o valor final, e a classe principal normalmente vem com um menu somente, ou com algo pra chamar os métodos de outra classe.

Postado
19 horas atrás, CaioSan disse:

não é extremamente necessário usar o getter e setter né?

Descordo pois o encapsulamento em java é extremamente importante e serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada. Usamos o nível de acesso mais restritivo, private, que faça sentido para um membro particular.

19 horas atrás, CaioSan disse:

porque quando vou criar os métodos em outra classe, normalmente eu leio valores por lá e só retorno o valor final

Java é uma linguagem orientada a objetos e tem seus conceitos. Você não pode ir contra eles. Nem sempre uma classe pode ser responsável por determinado serviço ou ação e isso também depende muito da arquitetura utilizada no seu algoritmo. Enfim o que quero dizer é que nem tudo que funciona está certo pois apesar do java aceitar que você programe de diversas maneiras você precisa seguir determinados padrões.

Leia este artigo e entenda melhor o porque muitos programadores, apesar de utilizarem linguagens orientadas a objetos, não sabem utilizar alguns dos principais conceitos desse paradigma orientado a objetos e, por isso, desenvolvem sistemas com alguns erros conceituais e acabam escrevendo mais código que o necessário, não conseguindo reutilizar o código como seria possível.

https://www.devmedia.com.br/principais-conceitos-da-programacao-orientada-a-objetos/32285

Postado

@herbertbahia Mas por exemplo, ao invés de eu ficar criando um monte de getters e setters para acessar os atributos de outra classe, qual o problema de fazer isso na própria classe e o próprio método retornar um valor ou modificar os atributos? Vou mandar um trecho de código como exemplo.  

public void cadastrarProdutos() {
        System.out.println("Digite o numero do item faturado: ");
        numItemFaturado = leia.nextInt();
        System.out.println("Digite o nome do item: ");
        descricaoItem = leia.next();
        System.out.println("Digite a quantia comprada: ");
        qtdComprada = leia.nextInt();
        System.out.println("Digite o preco do item comprado: ");
        precoItem = leia.nextInt();         
        }

///Por exemplo no próprio método eu leio os atributos da classe, sem usar o set.

Postado
17 horas atrás, CaioSan disse:

qual o problema de fazer isso na própria classe e o próprio método retornar um valor ou modificar os atributos

Java é uma linguagem de alto nível. Diferentemente da linguagem c por exemplo que é uma linguagem de baixo nível.

O problema é que você está utilizando o Java para programar como programação estruturada de baixo nivel sendo que é de orientação a objetos.

Tente da uma pesquisada sobre os pilares da orientação a objetos.

Vou disponibilizar um link para clarear.

Leia com atenção, observe as gravuras.

https://www.devmedia.com.br/os-4-pilares-da-programacao-orientada-a-objetos/9264

Na orientação a objetos você tem que abstrair os objetos e evitar que um único objeto seja responsável por todas funcionalidades do sistema.

Utilizando arquitetura mvc por exemplo

Produto é um objeto que será representado por uma classe.

Cadastrar produto é um método que será representado por uma classe de serviço (produtoService).

Nesse caso o produto seria instância na classe principal e utilizando uma instância de serviço chamaria o método cadastrar produto() e essr objeto seria flexível e poderia ser reutilizado em n situações.

17 horas atrás, CaioSan disse:
public void cadastrarProdutos()

Não faz sentido ter um método chamado assim sendo que o que ele faz de fato não é cadastrar um produto pois você só está lendo as informações do teclado dentro dele.

Faria sentido somente se você passa-se um produto por parâmetro ou talvez os atributos do produto e de fato cadastrasse o produto em um banco de dados ou em uma collection como por exemplo uma lista.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!