Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

voa tarde !

tenho uma placa b450m PRO-M2 MAX da marca msi 

na caixa diz que :

ddr4______________up to 2667mhz

DDR4 BOOST (OC)___up to 3466mhz

o que quero entender é:

se eu botar uma memória RAM de 3200 MHz ele já vai pegar essa velocidade ou terei que fazer overclock ? 

o signficado da caixa é qual das 2 opções abaixo:

1-  qualquer  memória podem ser feitos overclock de até 3466mhz

OU

2- a placa-mãe só suporta até memória ram de até  26667mhz de forma normal e com isso você colocando uma memória de  3200mhz terá que ativar o overclock da placa-mãe ?

se um pente é 3200mhz e eu tiver que ativar o overclock na placa-mãe, na teoria seria a placa-mãe com overclock e não a memória né ?

aqui algumas fotos 

photo_2022-06-10_16-47-14.jpg.d1d7806b719510598c5334904c3a3a39.jpg

photo_2022-06-10_16-47-16.thumb.jpg.3be77861e940dea1b5dbd578fc4c5ec8.jpg

Postado

O que significa é que qualquer velocidade acima de 2666Mhz é considerado um overclock.

As suas memórias de 3200Mhz só vão rodar a essa velocidade se ativar o perfil XMP dela, que na pratica é um overclock da memória (não da placa-mãe)

Você pode forçar as suas memórias 3200Mhz até 3466Mhz, mas você pode ou não conseguir fazer ela funcionar a essa velocidade. Até esse limite de 3466Mhz, com atualizações de BIOS deve subir. Tenho B450M da ASUS com memória a 3600Mhz rodando de boa.

Importante dizer que esse over de memória é bem tranquilo e nada que deva ser evitado. AMDs rodam bem melhor com memórias em perfil XMP.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, W46n3r disse:

O que significa é que qualquer velocidade acima de 2666Mhz é considerado um overclock.

As suas memórias de 3200Mhz só vão rodar a essa velocidade se ativar o perfil XMP dela, que na pratica é um overclock da memória (não da placa-mãe)

Você pode forçar as suas memórias 3200Mhz até 3466Mhz, mas você pode ou não conseguir fazer ela funcionar a essa velocidade.

Até esse limite de 3466Mhz, com atualizações de BIOS deve subir. Tenho B450M da ASUS com memória a 3600Mhz rodando de boa.

entendi, e tipo, memória ram overclocadas forçam a memória RAM né ? a placa-mãe também trabalhar numa frequência acima também estaria sendo forçada ?

forçada que eu digo é no sentido de usar além do recomendado pelo fabricante assim diminuindo a vida útil do produto

Postado
4 minutos atrás, kapiel10 disse:

forçada que eu digo é no sentido de usar além do recomendado pelo fabricante assim diminuindo a vida útil do produto

Então, na verdade não. Os perfis XMP é o overclock recomendado pelo fabricante da memória. Então não é nada que o modulo já não tenha sido fabricado para aguentar no dia a dia.

A placa-mãe vai acompanhar o over com aumento da velocidade do Infinity Fabric, mas esse aumento também já é dimensionado pelo fabricante.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, W46n3r disse:

Então, na verdade não. Os perfis XMP é o overclock recomendado pelo fabricante da memória. Então não é nada que o modulo já não tenha sido fabricado para aguentar no dia a dia.

A placa-mãe vai acompanhar o over com aumento da velocidade do Infinity Fabric, mas esse aumento também já é dimensionado pelo fabricante.

entendi amigo, agradeço pela explicação 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!