Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi  que não tem muito no fórum então queria acrescentar, pode fonte de cabeça para baixo (sem tapar a entrade de ar pro cooler)? tipo as fontes mais atuais que tem cooler para cima, e deixar para baixo, ou seja, a placa-mãe de cabeça para baixo.

Postado

Não consegui entender absolutamente nada do que disse.

O cooler da fonte serve de refrigeração.

Nos gabinetes atuais, as fontes são instaladas na parte inferior... Pois há pequenos furos no assoalho do gabinete, assim liberando a passagem de ar para a refrigeração dos componentes internos da fonte.

Caso coloque invertido (cooler virado pra dentro do gabinete), o cooler da fonte estará puxando ar quente de dentro do gabinete, assim não sendo recomendado.

Fora que, creio eu, que nem seja possível instalar invertido, pois a furação para fixação da fonte não permitirá.

• Curtir 2
Postado

@rori Seu questionamento é um tanto confuso, mas creio que esteja se referindo a isso aqui:

SUBSTITUICAO-DE-FONTE.jpg

Se for isso mesmo, a resposta para sua pergunta é pode e deve.

Porque colocar a fonte assim ?

Bom, quando o gabinete tem espaço para fonte embaixo, geralmente ele tem uma região furada ali na mesma parte, fazendo com que o fan da fonte pegue ar só para ela, já que a função da fonte não é puxar ar da parte traseira da fonte e soprar para o outro lado, mas sim jogar o ar dentro da fonte e esse mesmo ar sair atrás.

Por isso não é recomendado colocar a fonte na parte de cima do gabinete, pois o ar quente sobe e entre na fonte por conta desse fan.

Infelizmente quando o gabinete não tem espaço adequado para fonte ficar embaixo, ela terá de ficar em cima na mesma posição, o que não é lá uma boa ideia.

Existem casos em que a fonte fica com o cooler dela virado para dentro, o mais comum é em casos de pcs mais topo de linha em que esquenta pouco e com fontes com 80+ Platinum ou Titanium, já vi casos de ser feito com fontes 80+ Bronze.

A minha recomendação é fonte embaixo, com fan virado para baixo quando o gabinete permite.

• Curtir 1
Postado
Em 13/06/2022 às 00:46, Shelby_ disse:

Não consegui entender absolutamente nada do que disse.

O cooler da fonte serve de refrigeração.

Nos gabinetes atuais, as fontes são instaladas na parte inferior... Pois há pequenos furos no assoalho do gabinete, assim liberando a passagem de ar para a refrigeração dos componentes internos da fonte.

Caso coloque invertido (cooler virado pra dentro do gabinete), o cooler da fonte estará puxando ar quente de dentro do gabinete, assim não sendo recomendado.

Fora que, creio eu, que nem seja possível instalar invertido, pois a furação para fixação da fonte não permitirá.

o que eu disse é basicamente se pode fonte de cabeça para baixo.

Entendo, então não quer dizer que não pode e sim não é romendável por conta do ar quente do processador.
O meu gabinete permite essa instalação inversa.

Postado
Em 13/06/2022 às 03:43, Elder Nauvirth disse:

@rori Seu questionamento é um tanto confuso, mas creio que esteja se referindo a isso aqui:

SUBSTITUICAO-DE-FONTE.jpg

Se for isso mesmo, a resposta para sua pergunta é pode e deve.

Porque colocar a fonte assim ?

Bom, quando o gabinete tem espaço para fonte embaixo, geralmente ele tem uma região furada ali na mesma parte, fazendo com que o fan da fonte pegue ar só para ela, já que a função da fonte não é puxar ar da parte traseira da fonte e soprar para o outro lado, mas sim jogar o ar dentro da fonte e esse mesmo ar sair atrás.

Por isso não é recomendado colocar a fonte na parte de cima do gabinete, pois o ar quente sobe e entre na fonte por conta desse fan.

Infelizmente quando o gabinete não tem espaço adequado para fonte ficar embaixo, ela terá de ficar em cima na mesma posição, o que não é lá uma boa ideia.

Existem casos em que a fonte fica com o cooler dela virado para dentro, o mais comum é em casos de pcs mais topo de linha em que esquenta pouco e com fontes com 80+ Platinum ou Titanium, já vi casos de ser feito com fontes 80+ Bronze.

A minha recomendação é fonte embaixo, com fan virado para baixo quando o gabinete permite.

Sim, é a isto que estou me referindo, só que a fonte desse jeito:

Eu entendo que não é recomendável assim, mas não se tem muito o que fazer quando alguém passa por esse caso, mas prejudica a fonte deixar a placa-mãe (interior da fonte) de cabeça para baixo? tipo algum líquido, gravidade contra ela ou algo parecido. Mas nesse caso a opção mais em conta seria um fan?

17 minutos atrás, Shelby_ disse:

Seu gabinete tem a furação no assoalho?

Se sim, não há motivo ou sentido de colocar a fonte com o cooler virado pra dentro do gabinete.

Não tem, por isso a pergunta. Aí fiquei preocupado, se não afetaria algo, fora o ar quente né.

Apenas um exemplo ilustrativo finja que está de cabeça para baixo👇

Screenshot_642.png

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, rori disse:

Eu entendo que não é recomendável assim, mas não se tem muito o que fazer quando alguém passa por esse caso, mas prejudica a fonte deixar a placa-mãe (interior da fonte) de cabeça para baixo? tipo algum líquido, gravidade contra ela ou algo parecido. Mas nesse caso a opção mais em conta seria um fan?

Bem, a fonte não tem nenhum líquido interno, só nos capacitores se não me engano, e não chegam a vazar.image.thumb.png.ec7c0aa5326097284bead175faa78aad.png

Outra coisa, a placa da fonte fica muito, mas muito bem presa na carcaça da fonte, não dá pra danificar a mesma.

O máximo que pode acontecer com a fonte de cabeça pra baixo, é ela esquentar um pouco mais e diminuir bem pouco sua eficiência, mas nada alarmante, não aumenta nem 1%, além de que, a fonte não perde muito tempo de vida, no máximo 1 ano, tanto que temos exemplos de computadores desde 1995, com fontes super precárias que "respiraram" o ar quente dos componentes do PC, e que continuam funcionando sem problema nenhum.

• Curtir 1
Postado

@rori O jeito correto é aquele mesmo demonstrado na imagem, não tem problema deixar daquele jeito.

Quando o gabinete permite um local adequado melhor ainda.

Por exemplo, nesse gabinete na foto de exemplo, o jeito correto é aquele demonstrado, mas infelizmente vai jogar ar quente nas peças, ai sim é que tem problema.

• Curtir 1
Postado

Ai no seu caso, a única posição possível é instalar a fonte no topo e c/ o cooler virado para dentro do gabinete.

Ar quente tende a subir por ser menos denso, assim todo ar quente interno do gabinete será "jogado" pra fonte, assim não sendo uma boa ideia.

Porém é a única forma de instalar a fonte nesse gabinete.

Se for possível, até mesmo para melhor o Air Flow de todo o sistema… eu recomendaria trocar o gabinete e adquirir um com frente em Mesh.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Pepse disse:

Bem, a fonte não tem nenhum líquido interno, só nos capacitores se não me engano, e não chegam a vazar.image.thumb.png.ec7c0aa5326097284bead175faa78aad.png

Outra coisa, a placa da fonte fica muito, mas muito bem presa na carcaça da fonte, não dá pra danificar a mesma.

O máximo que pode acontecer com a fonte de cabeça pra baixo, é ela esquentar um pouco mais e diminuir bem pouco sua eficiência, mas nada alarmante, não aumenta nem 1%, além de que, a fonte não perde muito tempo de vida, no máximo 1 ano, tanto que temos exemplos de computadores desde 1995, com fontes super precárias que "respiraram" o ar quente dos componentes do PC, e que continuam funcionando sem problema nenhum.

Não sabia dessas, obrigado pela explicação. Isso sobre a fonte antiga você tem razão, eu usava uma fonte de 2007 até hoje e ela estava "normal", imagina essas de boa qualidade. Bom, no final o que acontece é ela esquentar um pouco mais diminindo sua vida útil, entendi.

23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@rori O jeito correto é aquele mesmo demonstrado na imagem, não tem problema deixar daquele jeito.

Quando o gabinete permite um local adequado melhor ainda.

Por exemplo, nesse gabinete na foto de exemplo, o jeito correto é aquele demonstrado, mas infelizmente vai jogar ar quente nas peças, ai sim é que tem problema.

Realmente esse é um problema, porque a fonte acaba servindo pra algo que não é o papel dela, um

fan.

23 minutos atrás, Shelby_ disse:

Ai no seu caso, a única posição possível é instalar a fonte no topo e c/ a cooler virado para dentro do gabinete.

Ar quente tende a subir por ser menos denso, assim todo ar quente interno do gabinete será "jogado" pra fonte, assim não sendo uma boa ideia.

Eu recomendaria trocar esse gabinete.

Opte por um com frente em MESH.

Cara, então ainda bem que tirei a tampa lateral, mesmo que suje mais, pelo menos fica mais frio, com o ar saindo pela tampa lateral.

Quando possível vou pegar um gabinete desses com frente MESH, mais amor aos equipamentos né.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, rori disse:

Realmente esse é um problema, porque a fonte acaba servindo pra algo que não é o papel dela, um

fan.

Exatamente.

Nesses casos o mais recomendado é trocar o gabinete.

Geralmente quando alguém não tem como trocar logo o gabinete, agente até fala que pode usar dessa forma, mesmo sendo errada, pois as vezes a pessoa vai usar por pouco tempo e depois trocar para um gabinete melhor refrigerado.

Eu mesmo recomendo mais a troca antes de usar, já evita qualquer dano a fonte fazendo ela ter uma função que não é para ela, função essa que seria servir de exaustor.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Exatamente.

Nesses casos o mais recomendado é trocar o gabinete.

Geralmente quando alguém não tem como trocar logo o gabinete, agente até fala que pode usar dessa forma, mesmo sendo errada, pois as vezes a pessoa vai usar por pouco tempo e depois trocar para um gabinete melhor refrigerado.

Eu mesmo recomendo mais a troca antes de usar, já evita qualquer dano a fonte fazendo ela ter uma função que não é para ela, função essa que seria servir de exaustor.

valeu pela dica e ajuda todos vocês. Acho que devo usá-lo por um mês aproximadamente, e depois fazer uma troca, fonte novinha e levar ela tão irresponsavelmente assim não rola né. Talvez eu use a antiga, ou essa por fora, vou ver o que fazer direitinho.

• Curtir 3
Postado

@rori Certo.

Fica a seu critério qual usar.

Uma boa é deixar o gabinete aberto, caso seja possível.

Quando for comprar um gabinete, não deixe de pedir recomendação, se necessário, eu recomendo fortemente escolher um que tenha a frente aberta, para uma melhor refrigeração.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Okay, vou ver certinho.

Ele já está, então acho que está um pouco mais tranquilo.

Além de pesquisar vou pedir recomendação sim. E agora vai ser um com frente aberta.

• Curtir 1
Postado

Pode instalar tranquilo, ela ate funciona como exaustor também. Só seria um pouco prejuducial se voce morar em uma cidade muito quente tipo Cuiabá, sem ar condicionado.

• Curtir 1
Postado
agora, RGM panda disse:

Pode instalar tranquilo, ela ate funciona como exaustor também. Só seria um pouco prejuducial se voce morar em uma cidade muito quente tipo Cuiabá, sem ar condicionado.

Na minha cidade o clima é bem controlado, então nesse caso tudo bem.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!