Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera! Estou montando um workstation para minha esposa que é arquiteta.

Os principais programas que ela usa são Archicad (modelagem 3D BIM) e Enscape 3D (renderização em tempo real).

Outros programas que ela também usa, mas em menor frequência, são AutoCAD, Photoshop e InDesign.

O orçamento dela é R$ 6.000,00. Já temos periféricos (tela, mouse, teclado, caixa de som, etc).

Fiz um levantamento na Pichau que ficou mais ou menos assim:

Processador: Ryzen 5 5600x - R$ 1.360

GPU: GeForce RTX 3050 XC Black Gaming, 8GB, GDDR6, 128-bit - R$ 2.365

Memória: Team Group T-Force Vulcan 16GB (1x16) DDR4 3200MHz - R$ 440
placa-mãe: ASUS Prime B450M - R$ 520

SSD: Team Group GX2 256GB 2.5" Sata 6GB/s - R$ 180

HD: WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s - R$ 275

2x Ventoinha: Cooler Master - R$ 80

Gabinete: R$ 150

Fonte: Corsair CX Series CX550M 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo - R$ 530

Placa Wi-Fi/Bluetooth 5.0: FV-AX3000 Intel Ax200 - R$ 360

Total: R$ 6.260

Observações:

- Eu tinha colocado duas memórias de 16GB mas para reduzir o valor coloquei apenas uma para no futuro adicionar uma segunda.

- Para chegar nos R$ 6000 pensei em colocar uma placa Wi-Fi sem bluetooth, uma fonte e ventoinhas mais baratas e dar uma pesquisada de preços em outras lojas.

- Vale a pena o Ryzen 5600x ou fico com um 5600 mesmo que fica uns R$ 100,00 mais barato?

- As configurações mínimas para o Enscape 3D são uma NVIDIA ou AMD com 4GB VRAM que tenha suporte para Vulkan 1.1 (Ex: GeForce GTX 900 / Quadro M / AMD Radeon RX 400 / Radeon Pro).

- As configurações recomendadas para o Enscape 3D são uma GeForce RTX 2070, Quadro RTX 4000 ou AMD equivalente (ex: Radeon RX 5700 XT).

- Tentei ficar num meio termo entre a mínima e a recomendada por conta do valor da GPU.

- Estou olhando alguns notebooks também, mas como mobilidade não é importante acho que montar um desktop vale mais a pena.

- Todas sugestões são bem vindas.

Postado

A config em sí está ok, mas tem alguns poréns:

A MB precisa vir com a BIOS atualizada(a menos que já venha montada)

O orçamento de R$ 150 para o gabinete não dá.Um gabinete para essa config, para boa ventilação, com frente "mesh" custa no mínimo uns R$ 500,00

Precisa de pelo menos 3 FAN

Falta um bom aircooler para obter o máximo desempenho do 5600X

Não acho a wifi imprescindível em um primeiro instante, é supérfluo na minha opinião.

Postado
46 minutos atrás, estevamgomes disse:

Fonte: Corsair CX Series CX550M 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo - R$ 530

a esse valor seria mais interessante pegar uma Super Flower LEGION GX PRO 550W, 80 Plus Gold R$480

Ou uma XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze R$340 [para a rtx3050 já seria suficiente, mas para GPUs mais robusta precisaria substituir a fonte futuramente]

50 minutos atrás, estevamgomes disse:

Placa Wi-Fi/Bluetooth 5.0: FV-AX3000 Intel Ax200 - R$ 360

Só pelo Wifi pode utilizar um adaptador wifi-usb custa em torno de R$100

Os valores economizados nesses itens já pode aumentar o orçamento para gabinete, sendo um pouco mais decente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...