Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, que saudades de voltar a um fórum (anos 2000 rs)!

Vamos lá.... hoje possuo um notebook Acer Predator Helios 300 com as seguintes configurações:

• Intel Core i7-10750H
  • 32gb 1600 MHz (2x16gb Dual Channel)
  • NVIDIA GeForce RTX 2070 Max-Q (se não me engano, roda em 75 ou 80w)

É um note que está muito redondo, roda tudo de maneira bem satisfatória, fiz um undervolt no processador que é bem esquentado, fiz uma base em PVC com coolers rodando a uns 1500rpm, tudo beleza.

A questão é que eu sou um entusiasta de automobilismo virtual, e ganhei um VR Quest 2, na qual me apaixonei em usar para correr, é uma sensação muito mais imersiva do que em um monitor, porém não estou conseguindo alcançar boas taxas de FPS, o que é primordial nesse tipo de game.

Sei que muitos games que principalmente são em Unreal Engine 4 (Assetto Corsa Competizione, por exemplo), são pessimamente otimizados para VR, mas em casos como o Assetto Corsa ou Automobilista 2, roda com bons gráficos na minha configuração atual, mas oscilando muito entre 20 e 30 FPS, e se eu busco um pouco mais de FPS, perco muito em gráfico e detalhamento (que é bem importante nesse tipo de game). O cenário ideal é buscar um bom equilíbrio de gráfico e FPS entre 80~90 nos piores cenários (exemplo, 25 carros no grid, a noite e chovendo). Pra piorar, esse tipo de jogo também pede bastante processador.

Contexto citado, estou pensando em vender o meu notebook (vejo anúncios por volta de 7k) e montar um PC de mesa (e ter que colocar uma grana em cima), e cheguei com algumas pesquisas as seguintes opções de setup:

Setup Intel

• Processador Intel Core I5 12600K
  • placa-mãe ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4
  • Cooler Processador Gamdias Boreas M1-610, RGB, 120mm
  • 2x Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz
  • Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 3080 VISION OC
  • SSD Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs
  • Fonte Super Flower LEGION GX PRO 850W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular
  • Gabinete Gamer Lian Li, Lancool II Mesh Performance

Preço (Terabyte): R$ 11.856,43 - Link Build 

Setup AMD

• Processador AMD Ryzen 7 5800X
  • placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus
  • Cooler para Processador Scythe Katana 5 92mm
  • 2x Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz
  • Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 3080 VISION OC
  • SSD Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs
  • Fonte Super Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular
  • Gabinete Gamer Lian Li, Lancool II Mesh Performance

Preço (Terabyte): R$ 11.844,44 - Link Build

Então, algumas dúvidas:

1. Tem como eu baixar o custo deste setup pensando em 90 FPS no VR?
  2. Essas configurações irão atender a minha necessidade?
  3. Trocariam alguma peça?

Sendo bem sincero, estou mais pendente para a Intel, por ser uma plataforma mais nova e saber que os AM5 chegam em breve com um custo possivelmente mais alto e obrigando a usar DDR5.

Gostaria da opinião de vcs, me ajudem!

Postado

Eu tambem montaria o kit Intel pelos mesmos motivos que voce. Em relação ao custo, acho que somente reduzindo a placa de vídeo para voce reduzir o custo total, mas consequentemente perderia performance. Não sei te dizer se uma RTX 3070 conseguiria os 90 FPS em VR, tente procurar videos no youtube para ver se consegue responder essas perguntas...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!