Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Rapazeada, tranquilo? 

Recentemente comprei um computador novo e quis economizar um pouco em ram mas não queria por pouca uma vez q minha placa-mãe tinha só 2 slots e não queria ficar limitado a 16, então pus 1 módulo de memória de 16 de 3200 MHz visando por + 16 iguais pra frente, o problema é que aparentemente estou tendo minimas, pequenininhas travadinhas que me aparentam ser por questão de eu n estar usando dual channel, uma vez que o fps ta razoável ou até sobrando, a placa de vídeo ta tranquila, o processador também (i3 12100f + 3060) mesmo assim é como se mesmo com fps alto eu não sentisse q o jogo ta fluído.

Ai a questão é, eu tenho um outro módulo de ram aqui do meu computador antigo só que de 8 gb de 2133 MHz, de marca diferente e etc, sem dissipador de calor e tal (bem mais simples) vocês acham que compensa eu pegar esses outros 8 gb de 2133 MHz e por no meu computador também e por essa memória nova pra trabalhar em dual channel com essa antiga a 2133 MHz? porque se for ver as 2 trabalhando a 2133 MHz em dual channel ainda vai ter mais velocidade e largura de banda do q uma só trabalhando a 3200 MHz ao meu ver.

Possívelmente pra frente botaria uma igual da nova de 16 gb q comprei mas por agora eu tenho outros projetos e fica puxado gastar mais quase 500 reais pra por mais um pente de memória.

Acham que vai ter problema eu por a antiga com a nova?

Postado

@Bernardo D. Carvalho explodir não explode.

O pior que pode acontecer é ficar pior e ter que retirar o pente.

Ou talvez você acabe descobrindo que o sistema estava instável com a memória em 3200mhz. E o sistema fica realmente melhor no "flex mode", se você não quiser ajustar os valores manualmente.

@Bernardo D. Carvalho inclusive ainda existiria a possibilidade de fazer overclock na memória de 2133mhz. Não que eu acredite que uma memória de 2133mhz subiria muito, mas só testando.

Postado

Voltando aqui pra dar um feedback pra quem eventualmente possa precisar futuramente, eu fiz o teste aqui, entrei na BIOS e nela ainda não tinha reconhecido os outros 8 gb ai desativei o xmp, salvei as configurações e reiniciei o sistema e deixei ligar o sistema operacional, já tava la com os 24 gb de ram, e valeu muito a pena, já senti diferença (forza horizon 5) logo no inicio q onde eu spawnava era o lugar onde eu mais sentia, testei e tava mt bom, ent aumentei os gráficos do ultra pro extremo, e mesmo aumentando o gráfico ficou muito mais fluído depois de adicionar o outro pente do que antes no ultra, com relação a fluídez melhorou 100% já com relação as miniiiiimas engasgadinhas q eu sentia posso dizer q melhorou 98%, ta bem raro maaaaas mttttttt de vez em quando ainda aparece, ai pode se dar pelas memórias serem extremamente diferentes ai pra estar 100% realmente só com 2 iguais, mas resumindo pra mim no forza horizon 5 valeu muito a pena. Com certeza mesmo com elas totalmente diferentes vale mais a pena do que o single channel.

E agradeço o pessoal ai q tentou me ajudar ❤️

Postado

@MrNobody Po mano, acabou que fiz realmente essa ocasião do overclock que você citou e subi de 2133 pra 2666 e melhorou 100% acabou totalmente os staterings sla como fala isso kkkkkkkkkk e ficou bem mais fluído, o ms abaixou razoavelmente e ta muito estável, não tive coragem ainda de aumentar pra 2866 e também pro meu uso nem acredito que seja necessário, pois já ta atendendo o full HD com tudo no máximo perfeitamente e sem travamentos ou sla, então não vou aumentar por enquanto por receio de aumentar chances de crashs, quem sabe futuramente e etc mas muito obrigado aí mano

Postado

@Bernardo D. Carvalho Em teoria mesmo um dual channel em 2133mhz é superior a um single channel perto de 4000mhz.

2133mhz tem capacidade de transferência 17.000mb/s e single e 34.000mb/s em dual. Enquanto uma 4000mhz em single capacidade de transferência 32.000mb/s.

No entanto, em alguns jogos vemos que mesmo em single uma memória de alta frequência pode trazer melhores resultados.

Postado

Sim, tem uns jogos que eu não tinha problema nenhum, mas no forza vish, mas consegui ajeitar, consegui chegar a 3000 MHz nos overclocks, e fiz algumas otimizações no computador que acabou totalmente com o problema, ainda não mexi nos timings das memórias, por que não to com disposição pra ficar resetando BIOS caso precise e etc, mas futuramente quem sabe, apesar de que se não to tendo mais nenhum problema e to satisfeito não faz mt sentido mexer eu acho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!