Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Estou com um problema no meu PC e não sei o que está fazendo.

Primeiramente eu tenho um Computador Windows 10 com um i7 de 3 geração, 16 GB de memória RAM, Placa de vídeo GTX 560 e um SSD de 480 GB (tinha um HD de 1TB e troquei agora por um SSD).

Desde o ano passado o meu computador começou a congelar. É estranho, pois ele 'trava' não abrindo mais nada e nem conseguindo escrever numa postagem de blog ou texto do Word, ele trava, porém a seta do mouse continua livre. Tenho os 'gadgets' da Iobit que mostra a porcentagem da memória RAM e do uso da CPU e eles travam também e a animação do meu wallpaper também trava, porém, como eu disse a seta do mouse não trava. Eu consigo selecionar campos no Wallpaper do Desktop, tento 'atualizar' clicando com o botão direito do mouse, consigo clicar mas não resolve nada e eu tenho que desligar a máquina (quando eu consigo, pois ás vezes o 'botão do Windows' trava também onde eu clico e não acontece nada). Isso começou a acontecer com meu HD e eu falei com o técnico sobre esse problema e ele falou que não conseguiu descobrir o que era. Como estava lento pra desligar eu resolvi comprar um SSD pra resolver isso e pensei que poderia ser o HD que tinha uns 7 anos de vida. Porém essa semana eu comprei o SSD, o técnico instalou tudo corretamente e ontem e hoje deu novamente esse congelamento (dois dias seguidos), coisa que antes só acontecia uma vez a cada um ou dois meses. Sei que o computador é antigo, mas não tenho dinheiro pra comprar um agora e nem pra fazer upgrades nele que a tenho faz 10 anos e nesse período eu só troquei o HD (duas vezes) e agora coloquei o SSD.

Alguém pode me ajudar sobre isso? O que pode ser? Já passei antivirus, desfragmentei disco e mais um monte de coisa e não consegui resolver. Troquei o HD pelo SSD e o problema ainda continua. Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? Grato e qualquer dúvida podem me perguntar, pois eu quero resolver esse problema pra mim continuar usando o computador, pois tenho um blog onde crítico filmes, tenho um canal onde falo algumas coisas e sou escritor e tenho muito medo de perder o meu projeto de escrita com esses congelamentos. Fica até a pergunta aqui aproveitando o espaço: eu pensei em escrever no Google Docs deixando meu livro salvo online e a cada vez que eu terminasse de escrever (naquele dia) eu salvava uma cópia como backup. Minha pergunta em relação disso é: se eu estiver escrevendo no 'Word do Google' online e o computador congelar, acontecer esse problema que relatei acima, eu posso perder o documento (sei lá, ele pode corromper?) por eu desligar a máquina ou resetar ela no botão (porque muitas vezes não da pra desligar porque o botão Windows também congela) ou o sistema da núvem do Google vai salvar normalmente mesmo congelado e quando eu ligar ele novamente e entrar na minha conta o arquivo vai estar lá com a última palavra que escrevi salvo? Ou pelo menos o último 'save' do sistema do Google Docs? Obrigado e estou ansioso pela resposta. Grato.

PS: Hoje quando eu o liguei, em menos de 10 minutos ele congelou. Consegui desligar a máquina ordenando seu desligamento no botão Windows (convencional) e agora estou usando normalmente, Ontem também, quando liguei na primeira vez em menos de 10 minutos ela congelou e depois que resetei a máquina pelo botão do gabinete mesmo eu usei por uma hora e meia normalmente e ficou normal. Alguém sabe me explicar o que está acontecendo? Grato novamente. 

Postado

Olha, isso me parece problema de memória RAM, eu tinha um PC velho com um Core 2 Duo E4300, na qual o mesmo vivia dando problema na memória RAM, entre dar problema no BOOT e lerdeza anormal, travamentos do jeito que você está tendo também estavam presentes, eu sempre tinha que ir fazer o mesmo procedimento de sempre, desconectar a memória RAM e passar borracha nos dois pentes, isso acabou virando crônico, já que a camada de proteção do slot da RAM acabou sumindo depois de tanto passar borracha, mas bem, se você fizer isso e o problema sumir, o problema foi descoberto.

Postado

@Pepse obrigado. O estranho é que não da tela azul e só acontece (pelo menos nessa vez) na primeira 'ligada' e depois na segunda fica normal. O problema é que eu tenho 4 pentes e o técnico quando veio limpou todas com limpador de eletrônico e o problema persisti.

Bom, mas você saberia me responder sobre o assunto do Google Docs? Será que se travar o sistema da nuvem consegue salvar o meu texto ou ele trava também? É perigoso o meu documento online corromper com esse problema do PC se eu resetar a máquina quando ele congelar?

Postado
2 minutos atrás, Luiz Lucas 73 disse:

obrigado. O estranho é que não da tela azul e só acontece (pelo menos nessa vez) na primeira 'ligada' e depois na segunda fica normal. O problema é que eu tenho 4 pentes e o técnico quando veio limpou todas com limpador de eletrônico e o problema persisti.

Cara, EU pessoalmente acho que o problema é RAM, meus travamentos eram exatamente assim, sem tela azul, apenas trava.

3 minutos atrás, Luiz Lucas 73 disse:

Bom, mas você saberia me responder sobre o assunto do Google Docs? Será que se travar o sistema da nuvem consegue salvar o meu texto ou ele trava também? É perigoso o meu documento online corromper com esse problema do PC se eu resetar a máquina quando ele congelar?

Olha... Deve existir sim um salvamento automático no Google Docs, que deve salvar de 5 em 5 minutos. Sobre a corrupção, é possível que o documento dessa corrompido sim.

Postado

A memória já tem 5 ou 6 anos de uso? se tiver provavelmente já esta com defeito, esse é o tempo de vida útil de uma memória RAM 5 ou 6 anos.

Postado

@Luiz Lucas 73 A idade do teu PC não é problema, eu mesmo um um quadricore com DDR2 sem qualquer problema, até com Windows 11. Comece desativando o wallpaparer animado e mostre um print do Gerenciador de Tarefas com os programas que inicializam com o Windows e dos Serviços de terceiros pelo msconfig.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...