Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou dando uma olhada em algumas peças pois estou querendo dar um UP no meu setup (na verdade querendo comprar tudo novo) e estou em dúvida sobre qual processador pegar, em seguida vou dizer meu setup atual e os que estou interessado em montar:

Meu setup atual:

placa-mãe: ASUS PRIME A320M-K/BR

CPU: Ryzen 5 1600

GPU: GALAX GTX 1050 Ti 4GB

RAM: 2x HyperX 8GB 2400Mhz (1x 2400Mhz + 1x 2666Mhz)

HDD: Western Digital 1TB 7200rpm

SSD: Adata SU800 256GB

PSU: EVGA 430w 80Plus White

Setup AMD que penso em montar:

placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend

CPU: Ryzen 5 3600 ou 5600X

GPU: Manter a 1050Ti até ser possível comprar a 3060

RAM: 2x 8GB 3200Mhz ou 1x 16GB 3200Mhz pra +1 de 16 depois

HD e SSD manter por enquanto e depois adicionar um M.2

PSU: Não sei se poderia manter a mesma ou se seria preciso trocar

Setup INTEL que penso em montar:

placa-mãe: GIGABYTE H610M

CPU: i5 12400

GPU: Manter a 1050Ti até ser possível comprar a 3060

RAM: 2x 8GB 3200Mhz ou 1x 16GB 3200Mhz pra +1 de 16 depois

HD e SSD manter por enquanto e depois adicionar um M.2

PSU: Não sei se poderia manter a mesma ou se seria preciso trocar

Acredito que o mais fácil de dar um upgrade seria continuando AMD, que eu poderia ir trocando aos poucos e aproveitando por exemplo a placa-mãe, mas gostaria que você me ajudassem a chegar numa conclusão. Podem me dar dicas do que pode ser melhorado nesse setup. Não vou dar um orçamento certo pois é algo que pretendo ir trocando ao longo do tempo.

Desde já agradeço toda e qualquer ajuda/opinião!

Postado

Primeiramente não vale a pena pra você pegar B450, ainda mais a Steel Legends que tem um histórico problemático com relação a BIOS. Sua placa-mãe pode ser aproveitada sem nenhum problema com um Ryzen 5 mais moderno, o que é até uma escolha mais inteligente a se fazer. O Ryzen 5 5600 terá quase o mesmo desempenho de um Core i5 12400F e você economizará dinheiro.

Se você for trocar de placa-mãe depois, que seja para uma B550, já aproveitando o suporte a PCI-Express 4.0 tanto para placa de vídeo como para SSD NVMe. memória RAM é sempre bom comprar em pares para que o kit trabalhe bem junto, não necessariamente um par fechado, mas duas memórias do mesmo modelo. No momento 16GB (2x8) é suficiente para jogos, e no dia que isso mudar você terá mais dois slots numa placa B550.

Porém a troca de processador no momento não te daria ganhos tão consideráveis, na verdade em alguns jogos você não verá ganho algum. O melhor tipo de upgrade que você poderia fazer agora é de placa de vídeo, e já recomendo trocar a fonte também porque o modelo que você tem não dura mais do que poucos anos, depois disso vira uma loteria (pode ou não continuar funcionando). Posso sugerir algumas possibilidades dependendo do seu orçamento.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Ei Guilherme, primeiro obrigado pela resposta e pelas dicas

No caso como o preço das placas estão bem salgadas ainda, eu pretendia trocar primeiro a CPU pra tentar aproveitar alguma promoção, no caso tanto CPU e memória RAM seriam meu foco atual, e pelo jeito agora a fonte também haha.

No momento não tenho como dar um orçamento, pois estou querendo ideias de quais peças seriam boas, não estou tentando trocar nesse momento, pode ser algo para daqui alguns meses. Pode sugerir a vontade! :)

Postado
35 minutos atrás, Meguma disse:

@GuilhermeGB Ei Guilherme, primeiro obrigado pela resposta e pelas dicas

No caso como o preço das placas estão bem salgadas ainda, eu pretendia trocar primeiro a CPU pra tentar aproveitar alguma promoção, no caso tanto CPU e memória RAM seriam meu foco atual, e pelo jeito agora a fonte também haha.

No momento não tenho como dar um orçamento, pois estou querendo ideias de quais peças seriam boas, não estou tentando trocar nesse momento, pode ser algo para daqui alguns meses. Pode sugerir a vontade! 🙂

Entendo. Minha sugestão seria um placa de vídeo AMD RX 6600 (R$2.500) e uma fonte Cooler Master MWE V2 600W (R$370), esse upgrade já seria suficiente pra você rodar praticamente tudo em Full HD na qualidade alta a 60+ FPS mesmo com seu processador. Seu processador será um problema apenas se quiser rodar alguns tipos de jogos com uma taxa de quadros bem elevadas, mas não será problema para jogos de campanha.

Se seu gabinete tiver espaço para uma versão triple fan, tem essa promoção da RX 6600 por R$2.000 na Pichau (menor preço que vi da RX 6600 no Brasil até agora). Mas é bem provável que daqui um ou dois meses esse preço comece a ser mais comum. Se for esperar até o ano que vem, já pode aproveitar para pegar a nova geração de placas da AMD e NVIDIA, ou pegar o restante do estoque das placas atuais por preços ainda mais baixos.

O upgrade de CPU seria mais útil para jogos competitivos onde a GPU não interfere tanto, tipo CS:GO, Valorant, LOL, etc. Nesse jogos provavelmente você veria um ganho de FPS jogando numa qualidade gráfica competitiva. Nesse caso você pode começar atualizando a BIOS da sua placa-mãe para a última versão e então pegar um Ryzen 5 5600 (R$1.140). O restante você pode ir trocando mais pra frente, só vai precisar observar o mercado e tomar sua decisão com base no custo-benefício.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Então, são justamente jogos mais competitivos que eu jogo, acabei vendo que esqueci de mencionar isso no post principal, perdão a falta de atenção.

Os jogos que eu jogo são Valorant, CS:GO, R6:Siege, Tarkov e LOL. Os FPS eu geralmente jogo numa resolução e gráfico mais baixo por questão de vantagem de jogabilidade, então creio que o upgrade de CPU valeria mais a pena, correto?

No caso da BIOS, eu atualizei ela recentemente (algo entre os outros 2-3 meses) então acredito que já esteja mais atualizada possível atualmente.

Uma observação que eu também pretendo começar a fazer lives, mas nada muito "avançado". Mais pra mim e meus amigos mesmo.

Postado
27 minutos atrás, Meguma disse:

@GuilhermeGB Então, são justamente jogos mais competitivos que eu jogo, acabei vendo que esqueci de mencionar isso no post principal, perdão a falta de atenção.

Os jogos que eu jogo são Valorant, CS:GO, R6:Siege, Tarkov e LOL. Os FPS eu geralmente jogo numa resolução e gráfico mais baixo por questão de vantagem de jogabilidade, então creio que o upgrade de CPU valeria mais a pena, correto?

No caso da BIOS, eu atualizei ela recentemente (algo entre os outros 2-3 meses) então acredito que já esteja mais atualizada possível atualmente.

Uma observação que eu também pretendo começar a fazer lives, mas nada muito "avançado". Mais pra mim e meus amigos mesmo.

Ah sim, nesse caso upgrade de processador te dará maior vantagem, depois você pensa em placa de vídeo. A BIOS compatível com o Ryzen 5 5600 na sua placa-mãe é a 6024, se você estiver nela ou numa versão superior já vai funcionar. Em lives um processador mais potente em multitarefas também ajuda.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Ah sim, nesse caso upgrade de processador te dará maior vantagem, depois você pensa em placa de vídeo. A BIOS compatível com o Ryzen 5 5600 na sua placa-mãe é a 6024, se você estiver nela ou numa versão superior já vai funcionar. Em lives um processador mais potente em multitarefas também ajuda.

Beleza Guilherme, como tô no trabalho agora não consigo confirmar qual a versão da BIOS está lá no PC, mas assim que chegar eu confirmo.

Você recomendaria que eu troque para o 5600 e consiga também um kit de 2x8 3200/3600? E a fonte, eu troco agora mesmo ou quando for trocar placa-mãe e placa de vídeo?

Postado
34 minutos atrás, Meguma disse:

Beleza Guilherme, como tô no trabalho agora não consigo confirmar qual a versão da BIOS está lá no PC, mas assim que chegar eu confirmo.

Você recomendaria que eu troque para o 5600 e consiga também um kit de 2x8 3200/3600? E a fonte, eu troco agora mesmo ou quando for trocar placa-mãe e placa de vídeo?

Não precisa trocar a RAM com tanta pressa, mas as RAMs mais rápidas podem ajudar a extrair um pouqinho mais de desempenho do processador em alguns jogos, principalmente porque você estará limitado a velocidade da sua memória mais lenta que é de 2400MHz. A fonte pode deixar pra trocar junto com a placa de vídeo, mas se quiser trocar agora também não tem problema. Se quiser fazer um investimento mais alto numa fonte para muitos anos, então pode pegar logo uma XPG Core Reactor, o modelo de 650W está R$600 na Kabum. Destaco que é um fonte com 10 anos de garantia e uma construção de muito boa qualidade.

Postado
6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não precisa trocar a RAM com tanta pressa, mas as RAMs mais rápidas podem ajudar a extrair um pouqinho mais de desempenho do processador em alguns jogos, principalmente porque você estará limitado a velocidade da sua memória mais lenta que é de 2400MHz. A fonte pode deixar pra trocar junto com a placa de vídeo, mas se quiser trocar agora também não tem problema. Se quiser fazer um investimento mais alto numa fonte para muitos anos, então pode pegar logo uma XPG Core Reactor, o modelo de 650W está R$600 na Kabum. Destaco que é um fonte com 10 anos de garantia e uma construção de muito boa qualidade.

Opa Guilherme, acabei de chegar e ligar o PC, minha BIOS ta na 6024 mesmo, então é compatível com o 5600

Me tira uma dúvida rapidinho sobre o 5600. Eu vi que o 5600G ta um pouco mais barato (questão de 100-200 reais), não seria uma boa ele? Ou ele seria inferior ao 5600 normal? e o 5600X não vale a pena também investir um pouco mais? Ou seria mais dinheiro por pouco desempenho a mais?

Postado
2 horas atrás, Meguma disse:

Opa Guilherme, acabei de chegar e ligar o PC, minha BIOS ta na 6024 mesmo, então é compatível com o 5600

Me tira uma dúvida rapidinho sobre o 5600. Eu vi que o 5600G ta um pouco mais barato (questão de 100-200 reais), não seria uma boa ele? Ou ele seria inferior ao 5600 normal? e o 5600X não vale a pena também investir um pouco mais? Ou seria mais dinheiro por pouco desempenho a mais?

5600G é inferior, é uma APU, ou seja, tem gráfico integrado mais simples pra quem não quer comprar placa de vídeo pra jogar jogos leves (equivalente a uma RX 550/GTX 750 Ti). Pra colocar um chip gráfico integrado no mesmo chip do processador tiveram que fazer vários cortes que influenciam no desempenho. Existe uma versão dele sem vídeo integrado com nome Ryzen 5 5500 que saiu há poucos meses, custa na faixa de R$900. Eles tem desempenho mais próximo de um Ryzen 5 3600X do que de um 5600X.

O 5600 é uma "nova versão" do 5600X que saiu há poucos meses, um pouco mais refinado. Ele tem clocks levemente mais baixos, mas na práticas os dois tem um desempenho bem similar em jogos. Depois que o 5600 saiu, o 5600X se tornou uma opção "obsoleta", até porque o 5600 chegou custando menos de R$1.300 enquanto o 5600X estava custando quase R$1.600 entregando o mesmo desempenho, praticamente.

Postado
10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

5600G é inferior, é uma APU, ou seja, tem gráfico integrado mais simples pra quem não quer comprar placa de vídeo pra jogar jogos leves (equivalente a uma RX 550/GTX 750 Ti). Pra colocar um chip gráfico integrado no mesmo chip do processador tiveram que fazer vários cortes que influenciam no desempenho. Existe uma versão dele sem vídeo integrado com nome Ryzen 5 5500 que saiu há poucos meses, custa na faixa de R$900. Eles tem desempenho mais próximo de um Ryzen 5 3600X do que de um 5600X.

O 5600 é uma "nova versão" do 5600X que saiu há poucos meses, um pouco mais refinado. Ele tem clocks levemente mais baixos, mas na práticas os dois tem um desempenho bem similar em jogos. Depois que o 5600 saiu, o 5600X se tornou uma opção "obsoleta", até porque o 5600 chegou custando menos de R$1.300 enquanto o 5600X estava custando quase R$1.600 entregando o mesmo desempenho, praticamente.

Entendi, vou de 5600 mesmo então.

Pegar o 5600, depois as memórias, tô pensando em pegar um Gabinete novo, pegar a fonte e por fim, a placa-mãe e placa de vídeo (um SSD M.2 quando der)

Você teria alguma recomendação de gabinete? até uns R$450 acho que é um bom preço 

Postado
27 minutos atrás, Meguma disse:

Entendi, vou de 5600 mesmo então.

Pegar o 5600, depois as memórias, tô pensando em pegar um Gabinete novo, pegar a fonte e por fim, a placa-mãe e placa de vídeo (um SSD M.2 quando der)

Você teria alguma recomendação de gabinete? até uns R$450 acho que é um bom preço 

Gabinete fica meio que a gosto, mas posso deixar algumas sugestões. Você deve evitar gabinetes com a frente fechada, opte por modelos que tenham a frente em mesh para melhor circulação de ar. A Pichau tem gabinetes bons e baratos das marcas próprias deles (Pichau e Mancer), exemplo:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-anubis-lateral-vidro-preto-mcr-as01-RGB

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-verizon-lateral-de-vidro-preto-mcr-vrz-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-2-black-mid-tower-lateral-de-vidro-temperado-com-3-fans-preto-pg-gdt-02blk

Eu não sei se você já tem ventoinhas para utilizar, mas recomendo colocar algumas dividindo para entrada frio de ar e saída de ar quente. O Gadit 2 aí é o único que já vem com 3 ventoinhas inclusas, os outros dois não com nenhuma ventoinha.  

Vou deixar essa imagem como exemplo de como é feito o fluxo de ar no gabinete:

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Postado
50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Gabinete fica meio que a gosto, mas posso deixar algumas sugestões. Você deve evitar gabinetes com a frente fechada, opte por modelos que tenham a frente em mesh para melhor circulação de ar. A Pichau tem gabinetes bons e baratos das marcas próprias deles (Pichau e Mancer), exemplo:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-anubis-lateral-vidro-preto-mcr-as01-RGB

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-verizon-lateral-de-vidro-preto-mcr-vrz-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-2-black-mid-tower-lateral-de-vidro-temperado-com-3-fans-preto-pg-gdt-02blk

Eu não sei se você já tem ventoinhas para utilizar, mas recomendo colocar algumas dividindo para entrada frio de ar e saída de ar quente. O Gadit 2 aí é o único que já vem com 3 ventoinhas inclusas, os outros dois não com nenhuma ventoinha.  

Vou deixar essa imagem como exemplo de como é feito o fluxo de ar no gabinete:

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Curti esse Gadit 2, vou ficar de olho nele.

Entrando nessa questão de fluxo de ar, será que o cooler box do 5600 vai dar conta? Só lembrando que não pretendo fazer overclock em nada, não tenho nenhum conhecimento sobre aí prefiro não mexer. Ou eu deveria investir num cooler melhor de ar mesmo, ou até mesmo num water-cooler mais básico?

Postado
1 minuto atrás, Meguma disse:

Curti esse Gadit 2, vou ficar de olho nele.

Entrando nessa questão de fluxo de ar, será que o cooler box do 5600 vai dar conta? Só lembrando que não pretendo fazer overclock em nada, não tenho nenhum conhecimento sobre aí prefiro não mexer. Ou eu deveria investir num cooler melhor de ar mesmo, ou até mesmo num water-cooler mais básico?

Apenas em jogos o cooler dele é suficiente pra manter boas temperaturas em um gabinete com bom fluxo de ar. Ele pode aquecer um pouco mais apenas em estresse máximo, que não é o caso do uso em jogos.

Water cooler só tem vantagem em um processador que produz uma grande quantidade de calor, ele consegue ser mais eficiente dissipando esse calor de forma mais rápida. Quando se trata de processadores intermediários que produzem menos calor, mesmo um air cooler decente conseguirá um nível de desempenho bem próximo a um water cooler, como é o exemplo do Gammaxx 400 V2, um dos coolers mais custo-benefício que temos no momento.

Uma observação sobre o Gammaxx 400 V2 e outros air coolers de 120mm é que você precisa verificar a compatibilidade com seu gabinete.

Postado
22 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não precisa trocar a RAM com tanta pressa, mas as RAMs mais rápidas podem ajudar a extrair um pouqinho mais de desempenho do processador em alguns jogos, principalmente porque você estará limitado a velocidade da sua memória mais lenta que é de 2400MHz. 

Ele pode fazer overclock de RAM.

Nessa placa ASUS A320m-K eu acredito que ele consiga subir a frequência da memória para 3000Mhz sem grandes problemas. Acima disso já é mais complicado...

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Apenas em jogos o cooler dele é suficiente pra manter boas temperaturas em um gabinete com bom fluxo de ar. Ele pode aquecer um pouco mais apenas em estresse máximo, que não é o caso do uso em jogos.

Water cooler só tem vantagem em um processador que produz uma grande quantidade de calor, ele consegue ser mais eficiente dissipando esse calor de forma mais rápida. Quando se trata de processadores intermediários que produzem menos calor, mesmo um air cooler decente conseguirá um nível de desempenho bem próximo a um water cooler, como é o exemplo do Gammaxx 400 V2, um dos coolers mais custo-benefício que temos no momento.

Uma observação sobre o Gammaxx 400 V2 e outros air coolers de 120mm é que você precisa verificar a compatibilidade com seu gabinete.

no caso de compatibilidade com o gabinete você quer dizer com q tampa lateral certo?

Vou dar uma olhada nesse Gadit 2 se ele é bem espaçoso, mas qualquer coisa posso deixar a tampa lateral aberta. O meu pc fica em cima da mesa e não tem muita poeira

20 minutos atrás, gutopereira disse:

Ele pode fazer overclock de RAM.

Nessa placa ASUS A320m-K eu acredito que ele consiga subir a frequência da memória para 3000Mhz sem grandes problemas. Acima disso já é mais complicado...

Sou muito medroso com overclock, não sei nada sobre e nunca mexi, aí prefiro não mexer kkkk

Postado
1 hora atrás, Meguma disse:

no caso de compatibilidade com o gabinete você quer dizer com q tampa lateral certo?

Vou dar uma olhada nesse Gadit 2 se ele é bem espaçoso, mas qualquer coisa posso deixar a tampa lateral aberta. O meu pc fica em cima da mesa e não tem muita poeira

Não terá problema com nenhum dos gabinetes que citei, eu digo pra verificar a compatibilidade caso for utilizar com o seu atual (que não sei qual é). O cooler tem altura de uns 17 cm, então precisa ter espaço pra ele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!