Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Estou querendo trocar de computador e quero comprar um muito bom.

Sou programador e vou usar para trabalhar e jogar.

Na parte de trabalho, embora não use nada muito pesado, utilizo maquinas virtuais para atender vários clientes.

Estou começando a brincar também com desenvolvimento de games então creio que uma maquina bacana deva ajudar nisso.

No mais quero um computador bom para jogar e que não precise trocar pelo próximos anos.

Estou pensando seriamente em comprar as seguintes peças para montar meu PC gamer:

Processador AMD Ryzen 7 5800X

4x8GB RAM DD4 3200 MHz

placa-mãe ASUS Tuf X570-plus Gaming Wi-fi

SSD Kingston NV1 1TB,M.2 2280 NVMe

Fonte XPG Pylon, 750W, 80 Plus Bronze

ASUS ROG STRIX RTX 3070 Ti

Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML240L

image.png.5424a57e0fbd158d43091e05338bb1b0.png

Estou decidindo o gabinete/fans, mas queria saber o que acham dessa configuração.

Postado

Tem alguns erros que eu gostaria de destacar na configuração montada. 

35 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

Processador AMD Ryzen 7 5800X

Por R$200 a menos você pega o 5700X que tem quase o mesmo desempenho e consome muito menos energia, sendo uma versão mais nova e mais otimizada.

33 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

4x8GB RAM DD4 3200 MHz

Qual seria o modelo dessas RAMs? Achei um pouco alto o valor de R$1.050, por R$960 dá pra pegar 4x8GB XPG D45 3200MHz, e são boas RAMs com RGB e tudo.

23 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

placa-mãe ASUS Tuf X570-plus Gaming Wi-fi

Dá pra economizar uns R$300 aqui trocando essa X570 por uma B550 do mesmo modelo. Em questão de construção a B550 TUF está no nível da maioria das X570, ela só perde em recursos exclusivos do chipset X570, que em 99% dos casos não fazem diferença para o usuário comum.

24 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

SSD Kingston NV1 1TB,M.2 2280 NVMe

Aqui está algo que pode se beneficiar da sua economia na placa-mãe, esse SSD é básico demais. Segundo o review que eu vi, em vários pontos ele perde para SSDs SATA de melhor qualidade. Sugiro pra você o XPG SX8200 Pro 1TB.

28 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

Fonte XPG Pylon, 750W, 80 Plus Bronze

Apesar de ser uma fonte decente, é outro componente que está muito abaixo do nível do PC. É uma fonte para PC's de entrada/intermediários. Uma fonte no nível do seu PC é a XPG Core Reactor 650W, você não precisa de mais do que isso.

30 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

ASUS ROG STRIX RTX 3070 Ti

A placa aqui é boa, mas pelo preço dela você consegue uma RX 6800 ou até uma RX 6800 XT, ambas as placas tem mais desempenho que a RTX 3070 Ti em rasterização, só vão perder no Ray Tracing, caso você tenha interesse nisso.

Você também não mencionou o gabinete que vai usar, qual seria? Também não disse o modelo do monitor, para essa configuração recomendo investir num monitor 1440p ou 4K. Seria um desperdício usar placas de vídeo desse nível em 1080p, elas não vão conseguir dar tudo de si nessa resolução por gargalo do restante do sistema. Para 1080p seria mais adequado pegar uma RTX 3060 Ti ou uma RX 6700 XT.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde @GuilhermeGB,

Obrigado pela ajuda. Respondendo alguns pontos que você comentou:

31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual seria o modelo dessas RAMs? Achei um pouco alto o valor de R$1.050, por R$960 dá pra pegar 4x8GB XPG D45 3200MHz, e são boas RAMs com RGB e tudo.

Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (4x8GB), 3200MHz, DDR4

50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você também não mencionou o gabinete que vai usar, qual seria?

Mencionei que estou escolhendo ainda. Algum para me sugerir?

51 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Também não disse o modelo do monitor

No momento eu tenho um LG 29´ IPS UltraWide 21:9 Gamer FreeSync DVI-D 2xHDMI Flicker Safe 29UM67. https://www.lg.com/br/monitores/lg-29UM67#

Mas vou comprar outro daqui alguns meses (ainda preciso ver qual).

Postado
2 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (4x8GB), 3200MHz, DDR4

Kit de memórias padrão, nada especial. Dá pra economizar quase R$100 pegando quatro daquelas que eu disse, mas fica a sua escolha.

3 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

Mencionei que estou escolhendo ainda. Algum para me sugerir?

A escolha do gabinete está dentro dos R$12.000?

4 minutos atrás, Mauricio G Teixeira disse:

No momento eu tenho um LG 29´ IPS UltraWide 21:9 Gamer FreeSync DVI-D 2xHDMI Flicker Safe 29UM67. https://www.lg.com/br/monitores/lg-29UM67#

Mas vou comprar outro daqui alguns meses (ainda preciso ver qual).

Entendo. Você já tem alguma ideia se vai para 1440p, 4K ou vai continuar em 1080p mesmo? Daria até pra montar um setup para 1080p 165Hz, mas as placas de vídeo no nível escolhido (RTX 3070 Ti, RX 6800) ainda devem "sobrar" nos jogos. Fora que apenas títulos mais leves vão conseguir rodar a 165+ FPS (onde também não seria necessário placas desse nível pra conseguir rodar), os processadores atuais não conseguem empurrar uma taxa muito alta de frames nos jogos mais pesados que nós temos no momento.

Postado

Bom dia @GuilhermeGB!!
Antes de mais nada, obrigado pela ajuda man!

13 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Kit de memórias padrão, nada especial. Dá pra economizar quase R$100 pegando quatro daquelas que eu disse, mas fica a sua escolha.

Eu ja troquei aqui na minha planilha pelas memórias que você recomendou.

A escolha do gabinete está dentro dos R$12.000?

Não, pode passar um pouco se precisar. Eu não preciso de um gabinete bonito e cheio de luzes e bla bla bla. Hoje meu desktop fica "escondido" atrás do monitor que mencionei e de um outro, então não faz tanta diferença assim.

Entendo. Você já tem alguma ideia se vai para 1440p, 4K ou vai continuar em 1080p mesmo?

Sim, pretendo ir pra 4K. Preciso pesquisar ainda sobre monitores e como vou montar a disposição dos monitores aqui no escritório, mas a ideia é trocar o meu por um monitor 4K ultrawide curvado (ainda mais porque passo uns 80% do meu tempo livre na frente do computador).

Francamente não tenho muita noção do que quero em relação a FPS, resolução e etc.
O que eu quero mesmo é comprar um computador muito bom onde consiga trabalhar, jogar e ficar com ele sem dar um upgrade por alguns anos.

Postado
1 hora atrás, Mauricio G Teixeira disse:

Não, pode passar um pouco se precisar. Eu não preciso de um gabinete bonito e cheio de luzes e bla bla bla. Hoje meu desktop fica "escondido" atrás do monitor que mencionei e de um outro, então não faz tanta diferença assim.

O gabinete Pichau Gadit 2 é um gabinete bem espaçoso e simples, mas também não é feio.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-2-black-mid-tower-lateral-de-vidro-temperado-com-3-fans-preto-pg-gdt-02blk

Na descrição do gabinete diz que acompanha 3 ventoinhas, e ele tem espaço para mais 3. Deixo p modelo abaixo como sugestão, só não sei se as que acompanham o gabinete também vão suportar controle de velocidade via PWM igual a essas:

https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-sickleflow-120-mfx-b2nn-18npk-r1

Talvez você precise de um splitter ou controladora para ligar várias fans no gabinete, como esse:

https://www.pichau.com.br/controlador-de-fan-deepcool-fh-10-pwm-com-10x-4-pinos-dp-f10pwm-hub

Sim, pretendo ir pra 4K. Preciso pesquisar ainda sobre monitores e como vou montar a disposição dos monitores aqui no escritório, mas a ideia é trocar o meu por um monitor 4K ultrawide curvado (ainda mais porque passo uns 80% do meu tempo livre na frente do computador).

Francamente não tenho muita noção do que quero em relação a FPS, resolução e etc.
O que eu quero mesmo é comprar um computador muito bom onde consiga trabalhar, jogar e ficar com ele sem dar um upgrade por alguns anos.

Se depender de tecnologias como o DLSS pode ser que a RTX 3070 Ti dure um bom tempo rodando games em 4K. Mas você pode melhorar um pouco mais, lá no seu orçamento você selecionou uma RTX 3070 Ti de R$5.400, tem dois modelos de RTX 3080 da Gigabyte por R$300 a mais:

Gaming OC: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15103/placa-de-vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-3080-gaming-oc-10g-10gb-gddr6x-320bit-gv-n3080gaming-oc-10gd

VISION OC: https://www.terabyteshop.com.br/produto/20404/placa-de-vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-3080-vision-oc-lhr-10gb-gddr6x-dlss-ray-tracing-gv-n3080vision-oc-10gd

Você pode ver o comparativo entre elas em 4K:

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O gabinete Pichau Gadit 2 é um gabinete bem espaçoso e simples, mas também não é feio.

Boa, ja coloquei aqui na planilha esse.

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

dois modelos de RTX 3080 da Gigabyte por R$300 a mais:

Não compro nada da Terabyte. Ja tive problema com eles e me enrolaram demais a ponto de eu preferir pagar mais caro em outro lugar do que comprar com eles.

Acha que devo pegar essa na Pichau?

https://www.pichau.com.br/placa-de-vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-3080-gaming-oc-lhr-10gb-gddr6x-320-bit-gv-n3080gamingoc-10gd-rev2-0

A fonte aguenta essa nova placa ou preciso ver uma outra? Peguei a Fonte XPG Core Reactor, 650W q você comentou.

• Solução
Postado

Não compro nada da Terabyte. Ja tive problema com eles e me enrolaram demais a ponto de eu preferir pagar mais caro em outro lugar do que comprar com eles.

Entendo. Eu já fiz umas três compras lá nesses últimos meses, eles demorar um pouquinho mesmo pra postar, mas meu problema de demora foi mais com a própria transportadora mesmo. Minha compra mais recente demorou 3 semanas pra chegar.

É boa também, preço bacana.

A fonte aguenta essa nova placa ou preciso ver uma outra? Peguei a Fonte XPG Core Reactor, 650W q você comentou.

Sim, ainda é suficiente para a RTX 3080, a placa vai consumir no máximo uns 350W, o restante do PC na pior das hipóteses vai chegar a 150W com o 5800X, ele é um processador de 105W, com o 5700X será ainda menos por ser de 65W. Mas se quiser aumentar a fonte para a versão de 750W, vai custar apenas uns R$50 a mais (com base nos preços da Kabum).

Postado
19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Entendo. Eu já fiz umas três compras lá nesses últimos meses, eles demorar um pouquinho mesmo pra postar, mas meu problema de demora foi mais com a própria transportadora mesmo. Minha compra mais recente demorou 3 semanas pra chegar

Na verdade comprei as peças de uma outra configuração. Eles me mandaram o computador montado (não era pra me mandar montado) e ainda por cima não funcionava... simplesmente não ligava. Demoraram mais de um mês para pegar o produto de volta e depois mais duas semanas para me devolver o dinheiro. Palhaçada total...

Enfim vou trocar a fonte então e boa!!!

Muito obrigado @GuilhermeGB por toda ajuda!!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!