Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lista de canais para NÃO serem seguidos por compradores de notebook


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Tendo em vista que sempre temos novos membros chegando ao fórum e muitos são completamente leigos em termos de T.I., vim trazer este tópico para ajudá-los a não caírem em ciladas na hora de consultar canais, fóruns, etc., ao comprar um notebook. No caso deste tópico em específico, o foco será em sites, blogs, canais do YouTube, etc., que você não deve seguir, caso você seja novo (a) no ramo e esteja perdido (a) sobre o que avaliar na hora de adquirir um note.

 

Antes de começarmos, gostaria de deixar claro que este tópico não tem a finalidade de difamar, caluniar ou mesmo injuriar os canais e influenciadores que serão citados abaixo, mas apenas mostrar as razões pelas quais não vale a pena seguir suas orientações quanto à compra de notebooks. De modo que, por isto, nesta análise, focaremos nos aspectos técnicos pelos quais estes canais são desaconselháveis, evitando quaisquer comentários pessoais e parciais.

 

Sem mais delongas, vamos aos canais.

 

Qual notebook comprar? 

Por que este canal entrou na lista? Simples! No canal e no site deles, são dadas muitas dicas minimalistas sobre notebooks e outras peças a serem adquiridos. Geralmente, isto acontece muito quando vão dar dicas para estudantes que precisam de um notebook "só para estudar".

 

Este canal "Qual notebook comprar?" eventualmente traz dicas que incluem a compra de notebooks com pouco armazenamento, processador mais lento, menor quantidade de RAM e armazenamento insuficiente para arquivos, sob a capa do "custo-benefício". Além do mais, eles orientam o cliente a adquirir outros itens muito baratos, mas cujo retorno é escasso ou quase nulo, como bases simples de elevação para notebook ao invés de uma base cooler. 

 

Neste artigo, eles deixam subentendido que é melhor uma base simples, sem coolers, do que uma base ventilada. Veja mais aqui: https://quenotebookcomprar.com.br/vale-a-pena-usar-bases-refrigeradas-no-notebook/

 

No artigo linkado acima, já vemos um erro que induz o consumidor a preferir uma base simples a uma ventilada.

 

Foi feito um teste com a base Multilaser AC292, com 5 coolers, rotação das fans entre 2000-3000 rpm e um fluxo de ar de 80 CFM, conforme você pode ver aqui: https://shopee.com.br/Base-Gamer-Notebook-Multilaser-Warrior-Master-Cooler-AC292-i.499908301.9584279835

 

Entretanto, embora a base tenha até 6 velocidades, o teste foi feito com as ventoinhas na velocidade 3 (a velocidade média dos coolers). Ao fim dos testes, foram registrados 70°C no CPU e 68°C na GPU, o que disseram ter sido um bom resultado. Mas eles erraram em não colocar as ventoinhas na velocidade máxima, possibilitando ver qual seria a diminuição das temperaturas com a base em seu desempenho máximo. Pelos testes, foi como se tivessem testado a potência de uma Ferrari no autódromo de Interlagos acelerando de tal forma a usar no máximo 50% do cursor do acelerador.

 

Os testes foram feitos em um notebook Dell G7, que pode vir tanto com um I5-8300H quanto com um I5-8750HQ. O primeiro processador tem clock base de 2.3GHZ, chegando a 4GHZ com o Intel Turbo Boost, e a temperatura máxima suportada é de 100°C. Já o I5-8750H tem clock base de 2.2GHZ, chegando a 4.1GHZ com o Turbo Boost. A temperatura máxima suportada também é de 100°C.

 

No post do site, também são relatados testes apenas elevando o notebook com uma base simples ou improvisada, alcançando 73°C no processador, com picos de 75°C, deixando claro que, apesar da pouca diferença de resultado, a base cooler ainda resolve mais o problema de aquecimento do notebook do que a simples. Além do mais, esta diferença mínima de desempenho provavelmente se deu pelo fato de que a base foi testada na metade da sua capacidade, o que comprometeu seriamente os resultados. Seria adequado ter equiparado os resultados com a base na velocidade máxima.

 

É dito no post que houve pouca diferença de desempenho entre as bases cooler testadas, mas não se especifica os resultados alcançados, nem o cenário de testes. Resultados parecidos foram alcançados usando pequenos pés de borracha para elevação do notebook. Mais uma vez, foi uma comparação injusta, já que as bases cooler não foram testadas no seu máximo. Mas aí ficam as perguntas: O ambiente era climatizado? Quantos graus Celsius fazia no local/horário dos testes? A região é quente ou fria? Qual o projeto térmico do notebook testado? Em que velocidade as fans das bases estavam? Nada é dito a respeito, justamente para engambelar o consumidor e fazê-lo acreditar que o conceito simplista de uma base de elevação sem coolers é a melhor solução. E, claro, não poderiam deixar de apontar a base simples como "melhor custo-benefício".

 

 

"Você precisa mesmo disso?"

 

Esta pergunta é feita de forma recorrente aos internautas por parte destes criadores de conteúdo, para que os leitores/ouvintes/espectadores se convençam de que, no fim, mais RAM, processamento, poder gráfico, processamento, bases ventiladas, etc., não são necessárias e que, assim sendo, um notebook simples, "custo-benefício", é o que melhor os atende. Custo-benefício, neste caso, seria o quê? O notebook ligar???

 

EscolhaSegura

Mais um canal que entrou para a lista negativa de canais que não devem ser seguidos ao comprar um notebook. A proposta é similar à do canal/site "Qual notebook Comprar?": eles fazem vídeos mostrando notebooks com um hardware extremamente lento e defasado como uma solução "custo-benefício" para estudos e escritório, sempre apoiados no discurso de que o consumidor não precisa de bons equipamentos para suas atividades cotidianas, podendo se contentar com um conjunto meia boca.

 

Top!Tech

Outro canal que entrou para a lista, pelos mesmos motivos dos concorrentes. Quando se trata de recomendar notebooks para estudos, o canal recomenda verdadeiras tranqueiras, sem sequer ter uma placa de vídeo dedicada ou com armazenamento insuficiente, além de outros problemas como a recomendação de notebooks com pouca RAM e um processador extremamente fraco para eventuais tarefas mais pesadas que o notebook possa demandar.

 

Há muitos outros canais nessa linhagem, mas ficaria muito extenso citar todos, de modo que, para ajudá-lo a entender melhor o que não seguir ao escolher um notebook, resumirei tudo mais abaixo.

 

Resumo geral

 

Resumidamente, aconselho que você não siga canais, sites, blogs, etc., onde aparecem os gurus do "custo-benefício" tentando empurrar para você notebooks com as seguintes especificações:

 

4GB de RAM ou inferior;

Processador abaixo de 4 núcleos/8 threads, com clock mínimo abaixo de 2GHZ e clock máximo abaixo de 4GHZ;

Notebooks sem SSD;

Notebooks com SSD de menos de 500GB, sem armazenamento adicional;

Notebooks sem placa de vídeo dedicada;

Notebooks com placa de vídeo dedicada NVIDIA MX ou inferior;

Notebooks com pentes de memória soldados na placa-mãe.

 

Para entender ainda melhor o porquê de não comprar certos notebooks "custo-benefício" indicados por estes influenciadores, veja este tópico que separei aqui:

 

 

Futuramente, escreverei um tópico explicando melhor o motivo de não recomendar este tipo de aquisição, então, se este texto te interessou, deixe um comentário aqui embaixo!

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Notebooks sem SSD;

Notebooks com SSD de menos de 500GB, sem armazenamento adicional;

Notebooks sem placa de vídeo dedicada;

Notebooks com placa de vídeo dedicada NVIDIA MX ou inferior;

Notebooks com pentes de memória soldados na placa-mãe.

 

Não concordo com algumas coisas; comprar notebook com placa de vídeo melhor do que as da série MX pra quem não vai jogar ou rodar software 3D é um exagero e desperdício de dinheiro. Eu li seu outro post falando que você comprou um note "só pra estudar" e depois foi prejudicado porque as aulas da faculdade precisavam de hardware melhor. Mas isso foi uma falta de atenção sua, que idealmente deveria ter dado uma olhada na grade do curso pra fazer a compra do note. Nem de longe todos os estudantes precisam de um PC com GPÙ dedicada. Um notebook com placa de vídeo dedicada não vai ter mais "longevidade" no contexto do incremento da demanda das aplicações computacionais se comparado com um notebook sem placa de vídeo dedicada mas com o mesmo processador. E no caso de Photoshop, Ilustrator, esses programas nem usam GPU direito. Já a respeito das placas MX, elas são sim decentes, dá pra quebrar um bom galho se não tiver dinheiro pra placas melhores a depender da aplicação.

 

Notebooks sem SSDs não devem ser descartados também, já que o fabricante pode cobrar bem mais em notes com SSDs de fábrica só pela comodidade; Comprar um laptop só com HDD e colocar um SSD pode sair bem mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da mesma forma que você diz para não confiar em canais, sites, blogs, poderíamos então incluir nesse rol fórums, não? Nesse caso não poderíamos confiar no seu post.

 

Se você for considerar isso, aqui tem pessoas de todas as classes sociais, com diferentes necessidades computacionais. Tem gente que não pode manter um desktop e um note ao mesmo tempo, e quer um note robusto com placa gráfica. Tem gente que tem desktop para jogar, e precisa de um note apenas para coisas básicas de trabalho. Então, como ter uma única opinião válida no meio de tantos perfis diferentes?

 

Eu por exemplo não uso computador para jogar, tenho um desktop que dá para jogar coisas legais, mas eu prefiro jogar no console. Eu tenho um note, e para mim o importante é que o notebook seja portável, fácil de carregar para qualquer lugar, e até estava pensando em pegar um novo notebook mais leve, como um LG Gram. Vai servir para jogar? Não, mas para mim o importante é poder carregar o note para qualquer lugar e poder acessar a vpn de onde eu trabalho numa eventual emergência. Em casa mesmo eu uso o desktop para trabalhar, usei o note umas duas vezes apenas quando tive que viajar. E no meu trabalho é basicamente usar terminal para acessar um servidor remoto, ou navegação web, portanto, uma placa gráfica poderosa não vai ser um diferencial, tendo poder para ver uns vídeos de vez em quando nas horas vagas está de bom tamanho.

 

Lembre-se que quando você aponta o dedo em uma direção, tem três outros dedos apontados na sua direção. Pode ser que você esteja impondo a sua opinião baseado em sua necessidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 24/06/2022 às 18:23, acvale disse:

Não concordo com algumas coisas; comprar notebook com placa de vídeo melhor do que as da série MX pra quem não vai jogar ou rodar software 3D é um exagero e desperdício de dinheiro. Eu li seu outro post falando que você comprou um note "só pra estudar" e depois foi prejudicado porque as aulas da faculdade precisavam de hardware melhor. Mas isso foi uma falta de atenção sua, que idealmente deveria ter dado uma olhada na grade do curso pra fazer a compra do note. Nem de longe todos os estudantes precisam de um PC com GPÙ dedicada. Um notebook com placa de vídeo dedicada não vai ter mais "longevidade" no contexto do incremento da demanda das aplicações computacionais se comparado com um notebook sem placa de vídeo dedicada mas com o mesmo processador. E no caso de Photoshop, Ilustrator, esses programas nem usam GPU direito. Já a respeito das placas MX, elas são sim decentes, dá pra quebrar um bom galho se não tiver dinheiro pra placas melhores a depender da aplicação.

 

Notebooks sem SSDs não devem ser descartados também, já que o fabricante pode cobrar bem mais em notes com SSDs de fábrica só pela comodidade; Comprar um laptop só com HDD e colocar um SSD pode sair bem mais barato.

 

Olá, tudo bem?

Apenas uma correção: não fui eu que comprei o notebook "só para estudos". Quem comprou foram colegas meus da faculdade. E, na época, eu só não peguei um notebook melhor porque não tinha condições, estava desempregado e, mesmo procurando emprego, empresa nenhuma estava me chamando nem para entrevista. Mas eu tinha em mente o que queria e precisava, não somente para estudos, mas, principalmente, para o meu uso pessoal, rodar os simuladores de ônibus que eu gosto e jogo, com uma boa qualidade.

 

Placas de vídeo MX são extremamente fracas e limitadas, basicamente estão no "prego" entre ter memória dedicada, liberando mais RAM, e, ao mesmo tempo, dar conta de alguns trabalhos gráficos. São placas que, a bem dizer, estão ali só para dizer que o PC tem GPU dedicada. 

 

Quanto ao SSD, nem todo usuário sabe instalar, então entraria o custo de instalação por fora, que vai depender da região e da malandragem de quem for pegar para instalar, podendo cobrar um rim por um serviço que, para quem sabe fazer, é super simples.

Em 24/06/2022 às 18:42, Marco Tada disse:

Da mesma forma que você diz para não confiar em canais, sites, blogs, poderíamos então incluir nesse rol fórums, não? Nesse caso não poderíamos confiar no seu post.

 

Se você for considerar isso, aqui tem pessoas de todas as classes sociais, com diferentes necessidades computacionais. Tem gente que não pode manter um desktop e um note ao mesmo tempo, e quer um note robusto com placa gráfica. Tem gente que tem desktop para jogar, e precisa de um note apenas para coisas básicas de trabalho. Então, como ter uma única opinião válida no meio de tantos perfis diferentes?

 

Eu por exemplo não uso computador para jogar, tenho um desktop que dá para jogar coisas legais, mas eu prefiro jogar no console. Eu tenho um note, e para mim o importante é que o notebook seja portável, fácil de carregar para qualquer lugar, e até estava pensando em pegar um novo notebook mais leve, como um LG Gram. Vai servir para jogar? Não, mas para mim o importante é poder carregar o note para qualquer lugar e poder acessar a vpn de onde eu trabalho numa eventual emergência. Em casa mesmo eu uso o desktop para trabalhar, usei o note umas duas vezes apenas quando tive que viajar. E no meu trabalho é basicamente usar terminal para acessar um servidor remoto, ou navegação web, portanto, uma placa gráfica poderosa não vai ser um diferencial, tendo poder para ver uns vídeos de vez em quando nas horas vagas está de bom tamanho.

 

Lembre-se que quando você aponta o dedo em uma direção, tem três outros dedos apontados na sua direção. Pode ser que você esteja impondo a sua opinião baseado em sua necessidade.

 

Bom, vamos por partes...

 

Falo da importância de adquirir um desktop ou notebook mais potente, pois nunca se sabe o dia de amanhã. Você pode usar o PC só para trabalhos leves hoje e amanhã trabalhar renderizando vídeos em 4K a 60 fps, por exemplo. Se você já tem um PC que atende satisfatoriamente, é uma preocupação a menos. Se não tem, aí já tem que ferver os neurônios para buscar um desktop ou notebook que atenda às suas necessidades... e olha que nem citei games, mas renderização, que também é um trabalho mais pesado. Por isto é importante pegar o melhor conjunto que o seu orçamento puder pagar, abrangendo todos os aspectos que forem possíveis no momento.

 

Eu, por exemplo, quando fazia faculdade, cheguei a usar um Acer Aspire 3100-1033, com um AMD Sempron 3400+ de 1.8GHZ e uma placa de vídeo bem básica. Ele veio com 512MB de RAM e posteriormente o expandi para 1,5GB acrescentando um pente de 1GB. O HD tinha apenas 55,7GB utilizáveis e não tinha SSD (na época eu nunca tinha sequer ouvido falar disso). Depois migrei para um Itautec Infoway W7535, com um I3 de 2ª geração, 4GB de RAM DDR3 1333MHZ, HD de 500GB (sem SSD, de novo) e placa integrada Intel HD Graphics 3000. Os programas de edição de imagens e vídeos que rodei nele na época da faculdade precisaram ter muitas configs reduzidas, e o Vegas mal abria direito. O After Effects então... sem comentários. 

 

Costumo comparar o PC a uma casa de família: para quem mora sozinho, um quarto-e-sala pode parecer suficiente, mas, quando a família aumenta, é preciso uma casa maior. Com PC é a mesma coisa, amanhã ou depois as necessidades podem ser outras, então, tendo um PC melhor, dentro do que você possa pagar, já ajuda.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2022 às 23:37, RonaldoDuarte11 disse:

Falo da importância de adquirir um desktop ou notebook mais potente, pois nunca se sabe o dia de amanhã. Você pode usar o PC só para trabalhos leves hoje e amanhã trabalhar renderizando vídeos em 4K a 60 fps

Aí é pior ainda, nunca compre algo que você não precisa, em informática a tendência é sempre os preços caírem, não adianta nada você comprar um notebook pensando em um uso "futuro", que é algo totalmente incerto. E seu post é falando específicamente de notebook, não de desktop. Se você joga e não tem como comprar um note e um desktop, então paciência, pegue um note mais parrudo. Renderizar vídeos seria algo para um desktop fazer, e nesse caso, mais uma vez, não vale a pena sair pegando a configuração mais parruda pensando no futuro, pois se vier um futuro onde você precisa de mais poder de processamento, você pode fazer upgrade de um desktop facilmente. Eu montei minha configuração atual pois viajei para fora do Brasil, e lá fora é muito mais barato para comprar peças de alta performance, senão eu nem gastaria meu dinheiro para montar um PC igual. No meu caso eu iria priorizar somente um bom processador e bastante memória, pois faço de vez em quando uns testes de banco de dados no meu desktop, mas nada em grande nível.

Não adianta nada você comprar um notebook gamer, que vai custar uns 10mil reais ou mais, se você não precisa de jogar no notebook, somente pelo pensamento de que um dia você pode precisar, e esse dia nunca chegar, ou quando chegar, esse notebook já não seja bom o suficiente para os jogos que saírem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco Tada disse:

Aí é pior ainda, nunca compre algo que você não precisa, em informática a tendência é sempre os preços caírem, não adianta nada você comprar um notebook pensando em um uso "futuro", que é algo totalmente incerto. E seu post é falando específicamente de notebook, não de desktop. Se você joga e não tem como comprar um note e um desktop, então paciência, pegue um note mais parrudo. Renderizar vídeos seria algo para um desktop fazer, e nesse caso, mais uma vez, não vale a pena sair pegando a configuração mais parruda pensando no futuro, pois se vier um futuro onde você precisa de mais poder de processamento, você pode fazer upgrade de um desktop facilmente. Eu montei minha configuração atual pois viajei para fora do Brasil, e lá fora é muito mais barato para comprar peças de alta performance, senão eu nem gastaria meu dinheiro para montar um PC igual. No meu caso eu iria priorizar somente um bom processador e bastante memória, pois faço de vez em quando uns testes de banco de dados no meu desktop, mas nada em grande nível.

Não adianta nada você comprar um notebook gamer, que vai custar uns 10mil reais ou mais, se você não precisa de jogar no notebook, somente pelo pensamento de que um dia você pode precisar, e esse dia nunca chegar, ou quando chegar, esse notebook já não seja bom o suficiente para os jogos que saírem.

 

No caso em questão nem citei jogos, mas renderização, arquitetura, essas coisas. Enfim...

Não duvido de nada. Em um país onde vendem notebooks gamers só com 250GB de SSD, sem armazenamento adicional, e o povo compra por mais de 5K, acho difícil as coisas mudarem. Além do mais, o Brasil é um país em que há muitos impostos a pagar, logo, os impostos influenciam no preço final dos produtos. Ex.: Uma RTX 3080 TI que, com impostos e taxas embutidos no preço, custa em torno de 9K, sem tantos impostos excessivos custaria uns 5, 6K no máximo.

 

No caso de notebooks aí é que é preciso pegar uma configuração parruda mesmo, pois é muito mais difícil fazer upgrade de CPU e GPU para portáteis, se comparado a desktops, então teria que ser uma config que te atendesse por anos a fio. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

No caso em questão nem citei jogos, mas renderização, arquitetura, essas coisas. Enfim...

Que diferença faz ter citado essas coisas e não jogos pra essa discussão? Não entendi.

7 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Em um país onde vendem notebooks gamers só com 250GB de SSD, sem armazenamento adicional, e o povo compra por mais de 5K, acho difícil as coisas mudarem. Além do mais, o Brasil é um país em que há muitos impostos a pagar, logo, os impostos influenciam no preço final dos produtos. Ex.: Uma RTX 3080 TI que, com impostos e taxas embutidos no preço, custa em torno de 9K, sem tantos impostos excessivos custaria uns 5, 6K no máximo.

Não entendi também como os altos impostos podem justificar a compra de um PC mais potente pra alguém que só usa chrome e office.

Em 16/07/2022 às 23:37, RonaldoDuarte11 disse:

Placas de vídeo MX são extremamente fracas e limitadas, basicamente estão no "prego" entre ter memória dedicada, liberando mais RAM, e, ao mesmo tempo, dar conta de alguns trabalhos gráficos. São placas que, a bem dizer, estão ali só para dizer que o PC tem GPU dedicada

Vou ter que discordar, essas placas definitivamente cobrem um nixo de mercado. O estudante de arquitetura aqui não precisa de nada melhor do que a MX150 do ideapad dele pra rodar um blender, sketchup e autocad, mas um vídeo integrado da 8a geração de processadores intel não seria suficiente. E ainda de quebra roda uns bons joguinhos em 720p. Não tinha por que eu gastar mais em uma placa melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, acvale disse:

 

Não entendi também como os altos impostos podem justificar a compra de um PC mais potente pra alguém que só usa chrome e office.

 

Não entendi a relação que você fez entre os altos impostos e a compra de um PC mais potente, mas enfim...

Google Chrome é um redemoinho de RAM, não compensa usar. Eu mesmo já larguei ele de mão há anos.

 

21 horas atrás, acvale disse:

 

Vou ter que discordar, essas placas definitivamente cobrem um nixo de mercado. O estudante de arquitetura aqui não precisa de nada melhor do que a MX150 do ideapad dele pra rodar um blender, sketchup e autocad, mas um vídeo integrado da 8a geração de processadores intel não seria suficiente. E ainda de quebra roda uns bons joguinhos em 720p. Não tinha por que eu gastar mais em uma placa melhor.

 

Você não sabe qual o uso que o estudante vai fazer... e se ele quiser jogar algo mais pesado nas horas vagas? Nunca se sabe.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Google Chrome é um redemoinho de RAM, não compensa

Ué, eu também não. Mas é o navegador mais usado pelas pessoas. E mesmo utilizando muita ram, ainda é uma aplicação leve.

55 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Você não sabe qual o uso que o estudante vai fazer... e se ele quiser jogar algo mais pesado nas horas vagas? Nunca se sabe.

Se ele quer jogar aí ele compra um pc pra jogar.

 

55 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Não entendi a relação que você fez entre os altos impostos e a compra de um PC mais potente, mas enfim...

Bom, você basicamente começou o tópico falando que placa de vídeo GTX é o mínimo pra um computador mesmo que o dono do PC seja um usuário comum, e depois começa a falar sobre impostos. Eu não fiz uma relação, estava só tentando entender por que você trouxe esse assunto à tona.

 

Bom, eu já não tenho mais o que dizer aqui, só vou reiterar a verdade pra qualquer desavisado que esteja passando por esse tópico: só faz sentido comprar um computador com GPU dedicada se você utilizar aplicações que se beneficiem dela (por meio de renderização 3D e 2D - exemplos - jogos, modelagem 3d, edição de vídeo; por meio de computação por GPU - exemplo - MATLAB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, acvale disse:

 

Se ele quer jogar aí ele compra um pc pra jogar.

 

O problema é que aí o estudante teria que gastar duas vezes, uma comprando um notebook para estudos e outra comprando um notebook gamer... seria melhor gastar uma vez só e pegar algo melhor.

 

14 horas atrás, acvale disse:

Bom, você basicamente começou o tópico falando que placa de vídeo GTX é o mínimo pra um computador mesmo que o dono do PC seja um usuário comum, e depois começa a falar sobre impostos. Eu não fiz uma relação, estava só tentando entender por que você trouxe esse assunto à tona.

 

Relacionei isto porque, se, no futuro, o usuário comum quiser fazer um uso mais pesado do notebook, terá que comprar outro e, neste caso, sofrerá com os preços, já que os impostos vêm embutidos no preço final. O usuário teria que gastar duas vezes.

 

14 horas atrás, acvale disse:

Bom, eu já não tenho mais o que dizer aqui, só vou reiterar a verdade pra qualquer desavisado que esteja passando por esse tópico: só faz sentido comprar um computador com GPU dedicada se você utilizar aplicações que se beneficiem dela (por meio de renderização 3D e 2D - exemplos - jogos, modelagem 3d, edição de vídeo; por meio de computação por GPU - exemplo - MATLAB).

 

Se for comprar um PC "só para estudos" ou só para ver vídeos no YouTube, essas coisas, então nem de PC a pessoa precisa. Um tablet já serve.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!