Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC tendo perdas de FPS no uso cotidiano


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite pessoal, abri esse novo tópico e espero que vocês consigam me ajudar com um probleminha irritante que venho tendo...
De uns tempos pra cá meu computador começou a ter alguns problemas relacionados — creio eu — com a questão de FPS, eu costumo usá-lo no dia-a-dia pra estudo e jogos. Enquanto eu estou mexendo, ele começa a dar uma espécie de "engasgada" tendo uma queda visível de quadros e afetando também o som, ocorrendo de ter algumas "travadas" e "arrastadas" no áudio durante a ocorrência dessa queda de quadros. Isso vem acontecendo frequentemente mas de maneira alternada (alguns dias acontece, outros não, sendo que algumas vezes acontece mais de 1 vez no dia) e reparei também que — mesmo acontecendo durante um uso, digamos, fraco do hardware (durante a visualização de uma página onde só há texto, por exemplo) — esse problema tem mais chance de acontecer quando estou vendo vídeos, ou enquanto jogo e escuto música por exemplo. Enfim, eu já tentei atualizar os drivers do PC e até mesmo cheguei a checar se poderia ser um problema de aquecimento da máquina, porém nada resolveu, também creio não ser nenhuma problema relacionado à hardware pois todos meus componentes estão em perfeito estado (chequei também a saúde do meu SSD onde está instalado o S.O. e está tudo certo). Espero que alguém consiga me ajudar pois esse problema, apesar de não me impedir de utilizar o PC, me incomoda muito. Vou listar abaixo os componentes do meu PC caso isso possa ajudar a solucionar o problema. Desde já obrigado!

CPU: Ryzen 5 1400

GPU: GTX 1060 3GB

RAM: 8GB (2x4) Ballistix Sport 2400MHz

placa-mãe: Gigabyte AB350M-DS2 (Desconfio que talvez o problema seja aqui, pois minha BIOS está desatualizada. Porém gostaria que alguém que entenda mais do assunto me confirme essa suspeita)

SSD: WD Green WDS120G1G0A-00SS50 120GB

 

PS.: Caso ajude também, quando ocorre o problema de queda de quadros e eu estou usando o Chrome por exemplo, é só eu fechar o que está aberto e esperar alguns segundos que o FPS estabiliza e eu posso voltar a usar o computador normalmente, porém nem sempre é necessário eu fazer esse processo. As vezes, depois de algum tempo que o problema começa, ele para sozinho sem eu ter que fechar o que está aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2022 às 21:55, devzz.san disse:

Bom dia/tarde/noite pessoal, abri esse novo tópico e espero que vocês consigam me ajudar com um probleminha irritante que venho tendo...
De uns tempos pra cá meu computador começou a ter alguns problemas relacionados — creio eu — com a questão de FPS, eu costumo usá-lo no dia-a-dia pra estudo e jogos. Enquanto eu estou mexendo, ele começa a dar uma espécie de "engasgada" tendo uma queda visível de quadros e afetando também o som, ocorrendo de ter algumas "travadas" e "arrastadas" no áudio durante a ocorrência dessa queda de quadros. Isso vem acontecendo frequentemente mas de maneira alternada (alguns dias acontece, outros não, sendo que algumas vezes acontece mais de 1 vez no dia) e reparei também que — mesmo acontecendo durante um uso, digamos, fraco do hardware (durante a visualização de uma página onde só há texto, por exemplo) — esse problema tem mais chance de acontecer quando estou vendo vídeos, ou enquanto jogo e escuto música por exemplo. Enfim, eu já tentei atualizar os drivers do PC e até mesmo cheguei a checar se poderia ser um problema de aquecimento da máquina, porém nada resolveu, também creio não ser nenhuma problema relacionado à hardware pois todos meus componentes estão em perfeito estado (chequei também a saúde do meu SSD onde está instalado o S.O. e está tudo certo). Espero que alguém consiga me ajudar pois esse problema, apesar de não me impedir de utilizar o PC, me incomoda muito. Vou listar abaixo os componentes do meu PC caso isso possa ajudar a solucionar o problema. Desde já obrigado!

CPU: Ryzen 5 1400

GPU: GTX 1060 3GB

RAM: 8GB (2x4) Ballistix Sport 2400MHz

placa-mãe: Gigabyte AB350M-DS2 (Desconfio que talvez o problema seja aqui, pois minha BIOS está desatualizada. Porém gostaria que alguém que entenda mais do assunto me confirme essa suspeita)

SSD: WD Green WDS120G1G0A-00SS50 120GB

 

PS.: Caso ajude também, quando ocorre o problema de queda de quadros e eu estou usando o Chrome por exemplo, é só eu fechar o que está aberto e esperar alguns segundos que o FPS estabiliza e eu posso voltar a usar o computador normalmente, porém nem sempre é necessário eu fazer esse processo. As vezes, depois de algum tempo que o problema começa, ele para sozinho sem eu ter que fechar o que está aberto.

Já se passaram alguns dias, não consegui resolver meu problema e ninguém aqui também parece que conseguiu... De qualquer forma, vim aqui deixar um anexo (vídeo) para que talvez ilustre melhor no que eu preciso de ajuda. Aguardo algum amparo, obrigado!

 

 

No vídeo em questão (talvez não seja possível perceber pela baixa qualidade) repare que estou com o jogo League of Legends aberto e estou rodando um vídeo no youtube, o som tendo essas "travadas" ocorre como citado no meu post acima e é possível perceber também o problema que citei no som. Se eu estivesse na tela do jogo daria pra ver que meu fps estaria oscilando entre 30-60 mas sempre variando pra baixo, o que ocorreu também na tela do vídeo no youtube e também no arquivo que abri pra mostrar (episódio aleatório de SNK). O problema persiste em qualquer "lugar" que eu esteja utilizando (área de trabalho, chrome, jogos, etc...). Por favor, espero que alguém consiga me ajudar pois eu não aguento mais esse problema irritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!