Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup com duas rams de marcas diferentes


Posts recomendados

Bom dia meus consagrados, venho na humildade pedir que respondam uma dúvida sincera
Tenho 2 pentes de "memória XPG GAMMIX D30, 8GB, 3200MHZ" no meu setup atualmente, e recentemente fiz ganhei mais dois pentes diferentes desses (Asgard Loki V1 Series 8GB, 3600MHZ)>

A dúvida é justamente o titulo, tem algum problema colocar as duas para rodar no mesmo setup (AMD R5 3400g + RTX3050+b450 steel legend) com a frequência de 3600MHZ ou na 3200MHZ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo Henrique Modolo Olá! Já ouvi dizer que em DDR3 algumas marcas diferentes eram incompatíveis umas com as outras, coisa que não sei te dizer se acaba se repetindo com DDR4, mas enfim, o que vai acontecer é que a placa-mãe vai nivelar as memórias para as especificações da "memória mais fraca", suas memórias de 3600mhz ao trabalharem juntas das outras, estarão com 3200mhz.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme falado pelo amigo, as RAMs novas irão se ajustar aos valores da RAM atual.

Se utiliza o PC apenas para jogos, não vejo vantagem em manter suas RAMs (16GB já é mais que o suficiente).

Pois irá ter uma leve perda de desempenho, já que ambas irão rodar em 3200Mhz.

 

RAMs de marca chinesas não prestam, a única que é decente é a Asgard.

Porém a XPG tem uma qualidade muito melhor.

Creio que o melhor a fazer é, utilizar 2x8GB 3600Mhz da Asgard e vender seus 2 pentes atuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na teoria todas funcionariam a 3200MHz, mas a situação é um pouco mais complicada na prática, quando você usa quatro pentes a controladora da memória que fica dentro do processador perde o potencial para trabalhar com frequências maiores, então pode ser que você não consiga usar nem os 3200MHz mais. Só vai conseguir saber isso na prática, e caso não consiga você pode tentar ajustar a frequência manualmente para 3000MHz ou um pouco menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @Shelby_ @pedro.moura Consegui compreender bem, em conjunto com um artigo que eu li, afirmando que a arquitetura das DDR4 funcionam no mesmo "padrão"
Em tese, não haveria problema usar as duas e nivela-las para baixo, mas na teoria pode ser um pouco problemático, vou avaliar as condições e ver quais delas vou utilizar, ou se vou mesmo utilizar os 32gb, uma vez que as vezes utilizo programas de edição mais pesados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!