Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em janeiro de 2021 acabei necessitando comprar um computador, e devido aos altos valores dos componentes tive que optar por algo mais em conta, sendo assim, eu comprei peças em lojas diferentes e quando chegou tudo montei. Nos 6 primeiros meses de uso ele não havia me apresentado quaisquer problemas, De dezembro para janeiro ele ficou (e ainda está) com um problema estressante, ele mesmo com um SSD, demora cerca de 13 minutos para ligar, e quando liga geralmente fica com 40 ~ 58% de uso de ram, isto sem nenhum aplicativo aberto e para poder "estabilizar" o uso de ram, é necessário reiniciar o computador, onde se vão mais 13 minutos. E a questão é que eu não sei o que poderia ser, consultei algumas outras pessoas que também não fazem ideia do que poderia ter acontecido ou ser esse problema. Alguém sabe indicar o que poderia ser?

Configuração

Processador: Ryzen 5 3400G

memória RAM: OLOy WarHawk Black, 16GB (2 pentes de 8GB), 3000MHZ 

Placa-Mãe: ASUS Prime A320M-K/BR

Fonte: Atx S/Cabo 500w Aerocool 

Armazenamento: SSD 240gb Crucial e HD 1Tb Seagate Barracuda

• Membro VIP
Postado

@H2Fod Bom dia.

Quando ligar o computador está reconhecendo corretamente os 16Gb de memória?

Se eu fosse você eu desmontaria seu computador, e passe limpa contato dentro do slot de memória, dentro do slot do processador e nas memórias.

Monte tudo novamente e coloque apenas um pente de memória e veja se o computador volta a ligar como antes.

Se ligar ai você coloca outro pente de memória.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Bom dia

Sim, ele reconhece normalmente os 16Gb, e ele só tinha ligado de fato, depois de eu desmontar e passar o limpa contato mesmo. Em relação a tentar um pente apenas, devido a 2Gb da memória ser dedicado para a Vega e como eu não sabia se poderia interferir, acabei não tentando.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, H2Fod disse:

@Edvaldo J. Frederico Bom dia

Sim, ele reconhece normalmente os 16Gb, e ele só tinha ligado de fato, depois de eu desmontar e passar o limpa contato mesmo. Em relação a tentar um pente apenas, devido a 2Gb da memória ser dedicado para a Vega e como eu não sabia se poderia interferir, acabei não tentando.

Você está com dois problemas, um de hardware e outro de software.

A demora em ligar pela primeira vez é problema de hardware e o alto consumo de memória e problema de software.

O Windows 10 e 11 adoram colocar um monte de tranqueira para carregar junto com o sistema.

Um processo que demanda um alto uso de memória e processador é atualização do sistema operacional.

Quando você ligar o PC e ver o uso alto de processador e memória, veja na atualizações do windows se não está baixando algo.

No próprio gerenciador de tarefas, na aba Inicializar, desabilite "Microsoft One Driver, Ccleaner, Java, Microsoft Edge, etc", deixe só o que você usa, isso vai fazer um boa diferença no ligar do PC.

2016-05-16-g08.jpg

• Obrigado 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Não seria atualização, sempre que liga eu abro o gerenciador pra conferir e é constante, todo dia ele fica com isso. Quanto aos aplicativos da inicialização eu só deixo habilitado os que eu acabo utilizando mesmo, alguns outros como spotify e Steam eu abro após a inicialização. (Inclusive passei a fazes isto depois do problema surgir).image.png.08c395a4074969d154e5fc01856e1b6d.png

image.png.3c6ce9d0a7b6dfbe1f0e60db88d4f5d1.png

• Curtir 1
Postado

Demorar minutos para iniciar? Taaalvez hardware, mas acho muito mais provável software.

Consumo de 40^58%? CERTAMENTE software (principalmente com muita coisa inicializando junto).

Por que não começa reinstalando o Windows do zero pra eliminar uma possibilidade?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Catelan disse:

Ligar aquecendo com secador? Muuuito provavelmente defeito de hardware (mas não 100%)

Demorar minutos para iniciar? Taaalvez hardware, mas acho muito mais provável software.

Consumo de 40^58%? CERTAMENTE software (principalmente com muita coisa inicializando junto).

Por que não começa reinstalando o Windows do zero pra eliminar uma possibilidade?

Se desligar a SSD ou HD, e assim que você ligar o PC ele tem que dar imagem em menos de 5 segundos em média , isso não é problema de software.

É claro sem sistema operacional para carregar vai entrar na tela da BIOS ou na tela de post.

Por isso que falei para o colega remover as memórias, o processador, passar um limpa contato para fazer a máquina ligar da maneira correta.

Ai depois a parte de consumo de memória, iremos partir de problema de software.

O Windows virgem já ocupa uns 2 a 3Gb de memória sem fazer nada, e durante a atualização do Windows isso pode pular para os 4Gb.

A formatação sem duvida pode resolver, só que primeiro o problema de ligar e depois a parte de consumo 😉.

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se desligar a SSD ou HD, e assim que você ligar o PC ele tem que dar imagem em menos de 5 segundos em média , isso não é problema de software.

Concordo

É claro sem sistema operacional para carregar vai entrar na tela da BIOS ou na tela de post.

Dependendo da placa/notebook/fabricante se o SO "engasga" fica na tela de firmware "travada" = problema de software.

Por isso que falei para o colega remover as memórias, o processador, passar um limpa contato para fazer a máquina ligar da maneira correta.

Meio que concordo mas, além da máquina ser bem nova, ele já tinha feito isso.

Ai depois a parte de consumo de memória, iremos partir de problema de software.

O Windows virgem já ocupa uns 2 a 3Gb de memória sem fazer nada, e durante a atualização do Windows isso pode pular para os 4Gb.

Depende, isso é "meio" proporcional à memória instalada, mas 3 GB não chega!

A formatação sem duvida pode resolver, só que primeiro o problema de ligar e depois a parte de consumo 😉.

Só tem um jeito de saber.

Eu juntei meus palpites pelo contexto do colega.

Postado

Perdão pela demora, desmontei o computador e limpei todos os componentes. Tentei a inicialização com apenas um pente de memória e ele não deu boot, nenhuma logo, nenhum led aceso  (além da ram), nada. Depois disso inseri a outra memória e ele deu boot (demorou cerca de 13 minutos para ligar completamente) porém o uso da ram estava normal. 

No link do drive estão os vídeos disto. https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1BV-NSrgrb0LbyK_EDkNqdrdUB8BHb0dT

E outra questão é que os problemas são "dedurados" pela led das memórias, onde acabam ficando desreguladas.

• Curtir 1
Postado

@H2Fod a questão da lentidão do boot também poderia ser causado pela memória. Tive dois pentes que quando trabalhavam juntos causavam uma lentidão no PC, mas o problema foi resolvido entrando na BIOS e procurando a opção para carregamento otimizado de BIOS. Só que quem ficava sobrecarregado era a CPU e não a memória.

Poderia ser até o XMP ligado e instável.

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, H2Fod disse:

Perdão pela demora, desmontei o computador e limpei todos os componentes. Tentei a inicialização com apenas um pente de memória e ele não deu boot, nenhuma logo, nenhum led aceso  (além da ram), nada. Depois disso inseri a outra memória e ele deu boot (demorou cerca de 13 minutos para ligar completamente) porém o uso da ram estava normal. 

No link do drive estão os vídeos disto. https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1BV-NSrgrb0LbyK_EDkNqdrdUB8BHb0dT

E outra questão é que os problemas são "dedurados" pela led das memórias, onde acabam ficando desreguladas.

Bom dia

Desliga esse HD e deixe só a SSD.

Falo isso, porque quando o HD está com algum problema, mesmo que não seja do sistema ele deixa o boot mais lento.

Se não resolver, tente trocar o cabo sata da SSD.

OBS: Só uma dica, quando for filmar, faça com celular na horizontal 😉, agora se fosse para tirar foto o celular pode ser em qualquer posição.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!