Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá Boot normalmente com HD novo (Seagate Skyhawk 4TB ST4000VX013)


Ir à solução Resolvido por Ric Luthor,

Posts recomendados

Olá!

 

Vim aqui pedir uma ajuda aos colegas.

 

Um breve relato do problema:

 

Tenho um pc com placa-mãe ASUS H81M-A/BR, processador Pentium G3240 3,2 GHz e 4 GB de memória RAM DDR3 1600 MHz Corsair. Usava nessa máquina 2 hds, sendo um Seagate Barracuda de 2 TB como master e um HD Western Digital 600 GB como slave. O seagate tinha o Windows 7 32 bits e o WD apesar de ser utilizado para armazenamento, possuia o Windows 10 Pro 64 bits. Há pouco mais de 1 mês, o HD seagate começou a apresentar falhas, as vezes durante o boot, depois o pc sequer ligava; ainda que ele fosse colocado como slave, o pc não ligava; ao desconectar o cabo de dados e de energia do seagate, o pc ligava normalmente com o WD como HD único.

 

Resolvi adquirir um Seagate SkyHawk de 4 TB modelo ST4000VX013 para ter mais espaço e visando uma maior durabilidade (já que ele é de vigilância e portanto feito para funcionar por longos períodos de forma contínua); após a aquisição fiz a instalação do Windows 10 Pro 64 bits no padrão GPT e NTFS, e o coloquei como primário, isso no dia 21/06/2022. Desde esse dia, o pc não dá boot por esse HD, dava apenas pelo WD; para dar boot pelo Seagate eu tinha que entrar na BIOS UEFI e por lá dar o boot por ele. Detalhe, durante a instalação do S.O. e dos drivers da placa-mãe e durante à atualização do Windows, o pc reinciava normalmente pelo Seagate dando prosseguimento à instalação. Ele só dava o boot pelo WD quando o computador era desligado de fato, pelo Iniciar - Ligar/Desligar.

 

Tentei várias configurações na BIOS, mas nada adiantava. A única coisa que consegui, foi evitar que o pc automaticamente desse boot pelo WD, retirando-o da lista de boot. Assim, não dava pelo WD, mas também não dava pelo Seagate (já não dava antes), sendo necessário entrar na setup e dar o boot pelo Seagate por lá.

 

Como é a primeira vez que instalei um HD acima de 2 TB na máquina, pensei que pudesse ser algum conflito entre a placa-mãe e ele, entre a BIOS e ele, mas não detectei nada; então pensei que pudesse ser algum problema com o s.o., assim, ontem (27/06/2022), após uma semana tentando de todas as formas resolver o problema, acabei por baixar uma versão do Windows 10 Pro 64 bits direto do site da Microsoft, formatei o HD Seagate, fiz nova instalação e atualização do s.o., instalação dos drivers da placa-mãe... Durante todo esse procedimento, o pc reiniciava normalmente para dar continuidade às operações pendentes; após tudo instalado, desliguei o pc. Hoje pela manhã ao ligá-lo, aparecia a tela da American Megatrends, mas sem nenhum aviso específico de anomalia, pedia genericamente para entrar na Setup e recuperar a BIOS. A bateria do pc está ok, não há erro de data e hora no setup da BIOS, nem no Windows; hoje atualizei a BIOS para a versão mais recente lançada para a minha placa, mas o problema persiste.


Observação: Ao usar o Seagate, quando eu reincio a máquina (clicando em Iniciar - Ligar/Desligar - Reiniciar), ela reinicia dando o boot normalmente (como durante a instalação do Windows); o problema só aparece quando eu desligo o pc. Isso faz pensar que talvez seja problema de bateria, já que a diferença no procedimento é que o pc deixa de receber a energia elétrica por mais tempo quando desligado. Isso é uma hipótese, mas como já relatei anteriormente, não há erro na data e na hora no setup da BIOS, nem no Windows.


Anexei algumas fotos para servirem de referência.

 

Se alguém puder contribuir para a solução, serei grato.

IMG_20220628_114339696.jpg

IMG_20220628_134131775.jpg

IMG_20220628_134146301.jpg

IMG_20220628_134200081.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 01/07/2022 às 08:36, LNPott disse:

Pelo erro, me parece que após instalação ele coloca o boot corretamente na BIOS, porém me parece problemas na bateria CMOS. Tenta trocar ela para ver se salva o boot corretamente.

Após um bom tempo tentando descobrir o problema e testando diversas possibilidades, me restou trocar a bateria; ainda que eu tenha mencionado anteriormente que a data e a hora no BIOS e no Windows estivessem corretas.

 

Comprei a bateria na Quinta-Feira (30/06/2022) pela manhã e só pude instalá-la a noite, mas nem tive tempo de ligar o pc. Liguei o pc no Sábado (02/07/2022) e estava ok, liguei hoje (Domingo, 03/07/2022) e continuou funcionando normalmente.

 

Apesar de ter lido seu post após ter comprado a bateria, agradeço a sua disposição em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!