Ir ao conteúdo

Ativo o PROFILE 1 (X.M.P) e dá tela azul até que eu voltei para o Default (2133)

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Eu recebi meu pc e montei todo direitinho, está funcionando normalmente.

Eu comprei por fora uma memória RAM de mesma marca e mesma frequência, pra bater 16GB. Quando instalei a RAM conforme orientação da placa-mãe para o dual-channel, no segundo e quarto slot. Porém quando abro o app CPU-Z, não mostra que a memória está trabalhando em dual channel. Também testei nos slots 1-3 e continua a mesma coisa. 

Além disso, a frequência da ram padrão veio 2133, sendo que o prometido nas specs da ram é 3000MHZ. É uma diferença absurda esses 867MHZ. Sendo assim ativei o PROFILE 1 na BIOS da minha placa-mãe para usar os 3000mhz. Quando faço isso, meu pc imediatamente dá tela azul várias vezes, e só para quando eu volto para o default (2133). Eu gostaria de uma orientação, pois meu processador aguenta 3000mhz conforme as specs dele, e minha placa-mãe 2933, então eu não deveria ter problemas com o profile 1, correto?

Segue minhas placa-mãe e RAM 

Memória DDR4 Zadak Twist, Black, 2x8GB, 3000MHz

placa-mãe Gigabyte B450 AORUS M, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

feq ram 1.png

feq ram 2.png

feq ram 3.png

Postado
7 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Além disso, a frequência da ram padrão veio 2133, sendo que o prometido nas specs da ram é 3000MHZ.

Normal, comportamento esperado. Por padrão as memórias rodam em 2133 ou 2400 MHz.

Tira um print do SPD da outra memória, talvez não sejam realmente idênticas.

Postado

@Gudy2022 2 x 64-bit = Dual Channel

Quanto ao XMP não funcionar, é um problema comum. Algumas memórias são testadas e otimizadas apenas para AMD, outras para INTEL. E as vezes é necessário configurar o OC da memória manualmente.

Em alguns casos até a atualização de BIOS pode resolver um problema de XMP instável.

Postado

@Shaman93 SLOT 2 image.png.6065f5946c3e722bb16420303875ce61.png

SLOT 4

image.png.5d94298a8de550536a38e10117d3f5d2.png

Aparentemente são identicas, não?

@MrNobody Entendi mano, então quanto ao dual channel está tudo certo, né? Eu gostaria de tentar todos os recursos antes de atualizar a BIOS (porque não sei fazer isso 😕 )

Eu consigo configurar manualmente a questão da frequência e tensão? porque eu so achei opções pre definidas, pra definir manualmente não achei. É normal minha placa-mãe não ter como ou to vendo algo de errado?

• Solução
Postado

Estranhamente idênticas, até o serial é o mesmo... (Cada pente deveria ter um serial único)

Faz o seguinte, em vez de ativar o XMP, seta os timings manualmente (16-18-18-38-57) e coloca a frequência em 2933, em vez de 3000 MHz.

Postado
8 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@Shaman93 Eu não sei fazer manualmente, seria possível você acompanhar através de fotos enquanto faço isso aqui agora?

Pode ser, é bem simples, só entrar na parte 'avançada' dos timings e colocar os principais ('standard timing control') nesses valores. O resto ('advanced timing control') pode deixar em 'auto' mesmo. Também coloca a frequência em 2933 MHz e a tensão em 1.35 V.

Postado

@Shaman93 Então, eu não consigo escolher conforme eu quero, já tá tudo pre-setado.

Quando eu coloco o memory timing mode em manual, mesmo assim não consigo editar nem a frequência dela e nem os valores avançados. Continua tudo no auto

Postado
3 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@Shaman93 Então, eu não consigo escolher conforme eu quero, já tá tudo pre-setado.

Quando eu coloco o memory timing mode em manual, mesmo assim não consigo editar nem a frequência dela e nem os valores avançados. Continua tudo no auto

Tem que usar + e - (no teclado) pra alterar

Postado

@MrNobody Eu fiz essas alterações usando o profile 1 (xmp), no normal eu não consegui mudar a DDR voltage, mesmo colocando no manual ela continua escura como se não pudesse trocar a tensão, tem problema?

@MrNobody veja, mesmo no manual eu não consigo nem selecionar ela, fica escura

5.jpg

Postado

@Gudy2022 A mudança de tensão se faz em outro lugar. Em vez de entrar em Advanced Memory Setting. Você entra em Advanced Voltage Setting.

Postado

@Gudy2022 Porque o que mostra na aba de SPD é uma tabela de todas as frequências que estão pré-programadas no chip EPROM da memória. Os valores que a memória estão rodando ficam na aba memory mesmo.

Postado

@Gudy2022 Sim, tá tudo certo nessa parte de mexer nos timings. Até poderia tentar rodar a 3000mhz ou 3200mhz. O máximo que poderia acontecer é ter que voltar na BIOS e configurar novamente assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!