Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Eu comprei uma placa de vídeo rx 6400 low profile da PowerColor e quando eu fui testar em jogos percebi que o desempenho tava bem abaixo do que ela pode oferecer. Tentando entender o qual era o problema reparei que o clock esta extremamente instável, variando de 100 MHz-1700 MHz, dificilmente eu via ela no clock maximo que é
2039 MHz, reparei no GPU-Z que ela ta em PCIe x4 2.0 sendo que minha placa-mãe é 3.0, assim que vi isso tirei a placa de vídeo e limpei o slot PCI na placa-mãe, liguei o pc e continuou 2.0, limpei novamente e não resolveu. Na questão do MHz, eu testei no Benchmark do Furmark, e la ficava travado em 2039 MHz, e o resultado foi o mesmo que eu vi outras pessoas testando.

Alguém sabe o que esta acontecendo? Já reinstalei o driver, reinstalei o windows e não resolveu. Temperaturas e consumo estão normais.

Meu Pc
i3-3240 CPU @ 3.40GHz
placa-mãe P8H61-M LX3 R2.0
12Gb de Ram

Eu cheguei a pensar que pudesse ser o meu processador, mas ele muitas vezes nem chegava em 100% nos jogos, e alem de que eu já vi teste dele com placas melhores e os jogos roda bem.

Postado

@Daniel_Barros A placa-mãe até pode aceitar PCIe 3.0. Porém, o i3 3240 só funciona a 2.0 como você poder ver no site da Intel em Revisão do PCIe 2.0

A controladora do PCIe fica dentro dos processadores, pelo menos a do slot x16 principal.

Postado

@MrNobody Cara, muito obrigado por ter avisado! eu nunca que ia descobrir isso. Mas ainda tem a questão do clock, que acho que é o que ta fazendo os meus jogos rodarem muito mau, tipo, gta 5 ta rodando em 40 fps e não importa se eu coloco os graficos no minimo ou no máximo ele continua rodando em 40 fps de maneira instavel.

Postado

@Daniel_Barros Poderia ser justamente devido o PCIe e da banda estar limitando 1/4 do que o PCIe 4.0 oferece e não tenho certeza de como a mesma se comportaria.

Como está o uso de RAM?

Só acontece no GTA V?

Postado

@Daniel_Barros Se não é um bottleneck de RAM ou CPU. E nem alguma configuração para travar os FPS.

Existe a possibilidade ir no software da AMD: Performance > Tuning e alterar o clock minimo para 1939 e deixar o clock máximo em 2039.

E a outra possibilidade seria no afterburner desativar a opção ULPS - Ultra Low Power Saving. Talvez o problema seja causado pela placa-mãe muito antiga.

Postado

@MrNobody Infelizmente não tem menu de Tuning na RX 6400. Eu desativei o ULPS e reiniciei o pc e não mudou nada.image(1).png.373abffdf9e2f93dcfa4174218e4715b.png

ai uma print de como fica em jogo. Esse jogo é o Snowrunnner.

Muda pouca coisa se eu coloco no minimo ou no maximo, diminuir a resolução ajuda um pouco, em nenhum momento a placa chega em 100% e clock no maximo. Estranho é o consumo tão baixo, mas quando eu faço benchmark no Furkmark fica por volta de 45w. Acho que é isso, se eu não descobrir o que é, vou comprar uma nova placa-mãe e processador quando eu tiver dinheiro. Muito obrigado por me ajudar!

Postado

@Daniel_Barros Não tem tuning no adrenalin?

A CPU está com alto uso sim, poderia muito bem ser a causa do baixo FPS.

O uso da GPU não sobe se aumentar a qualidade gráfica?

Postado

@Daniel_Barros Eu verificaria se o seu PC está reconhecendo todos os 12gb de ram e quantos núcleos e threads do processador ele reconhecer.

Da para verificar no gerenciador de tarefas mesmo na aba detalhes.

Postado

@Daniel_Barros Ao menos não é um bug do Windows diminuindo a os núcleos do CPU ou a quantidade de memória.

Eu acredito que existe uma boa chance da limitação ser o processador mesmo.

Quanto a alimentação da GPU é natural que ela caia quando a frequência cai. No FurMark chega 45w porque a frequência está no máximo.

Mas também seria bom você conseguir testar a GPU em outro setup.

Postado

@MrNobody Eu não sei se isso foi uma boa ideia, mas eu coloquei a resolução em 4k nos jogos pra ver se o clock e o uso fica normal, e aparentemente sim. De 1080p a 4k só diminui 10 fps.

image.png.5b5b63cab4ed7acbd6e9eb9d89de22c7.png

Parando pra pensar agora faz sentido ser o processador, embora eu estranhe ele ter um desempenho melhor nos videos que eu vi. 

Postado

@Daniel_Barros Não tem problema colocar em 4k para forçar a GPU ao máximo.

Poderia ter algo mais afetando o computador, talvez algum vírus ou etc. Ou ainda pode ocorrer certa perda de FPS devido a RAM estar em flex mode ao invés de um dual channel completo. Já vi ganharem cerca de 20fps só por mudar a memória de single para dual - e o computador tinha placa de vídeo. 

Ainda existem questões de updates de jogos e drivers que podem causar perdas de desempenho, dependendo do quão velho foram os vídeos.

E a perda de desempenho da GPU devido ao PCIe 2.0.

Mas com a mudança para 4k é quase certeza que a GPU está economizando energia por causa do processador.

• 5 meses depois...
  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!