Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como deve ser instalado o HDD caso eu tenha um SSD M.2 como unidade primária?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Eu tenho um SSD M.2 que quero utilizar como partição primária (sistema operacional, programas instalados, etc).

Mas tenho um hdd também que uso como unidade de armazenamento de arquivos backup e coisas em geral.

 

Aí eu fiquei com uma dúvida de iniciante: o hdd pode ser ligado na primeira porta sata mesmo que eu não queira que ele seja uma unidade primária?

 

Eu pergunto isso pois no meu gerenciador de disco está como na imagem em anexo: a Unidade D, que é o HDD, aparece como Disco 0 e também como "partição primária. Não entendi isso.

 

Enfim... se alguém puder me explicar porque isso ocorre eu agradeço!

erter.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zarkatan Tem uma coisinha errada porque os arquivos de boot estão no HD e se você retirar o HD não vai dar BOOT.

 

O que aconteceu é que você provavelmente não criou novas partições e após instalar o Windows no SSD ele aproveitou o boot do HD que provavelmente já existia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MrNobody disse:

@Zarkatan Tem uma coisinha errada porque os arquivos de boot estão no HD e se você retirar o HD não vai dar BOOT.

 

O que aconteceu é que você provavelmente não criou novas partições e após instalar o Windows no SSD ele aproveitou o boot do HD que provavelmente já existia.

 

Eita, mas como isso aconteceu? eu nunca tive o sistema instalado no HDD kkkk

 

Coloquei em anexo uma imagem de como o m2. e o hdd estão na BIOS.

 

Mas mais importante do que como isso aconteceu, como eu faço pra resolver isso? eu queria deixar APENAS arquivos guardados no HDD, sem nada referente ao sistema ou inicialização. E agora?

16aa5e3c-c9ff-41f4-b3ad-68826e1a4c21.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada disco pode ter 4 partições primárias ou 3 primárias + 1 estendida, e uma partição estendida pode ter várias partições lógicas. A princípio as partições primárias são partições onde você instala o sistema operacional, mas você pode usar partições primárias apenas para armazenar arquivos, e você também pode instalar o Windows em partições lógicas, mas nesse caso o boot precisa ser iniciado por uma partição primária.

 

Disco 0, Disco 1, etc, são apenas nomes usados para identificar os discos, o que importa é apenas a ordem de boot configurada na BIOS.

 

Os seus discos parecem estar particionados e funcionando normalmente, então é melhor manter a configuração como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zarkatan se nunca teve o Windows instalado no HD, o Windows deve ter aproveitado a existência de ambos os discos e instalado o sistema em um disco e o boot no outro disco. E isso acontece com uma certa frequência não sei o que as pessoas fazem exatamente se usam o diskpart para formatar os discos ou se usam o gerenciador de discos do Windows de outro sistema para alocar uma letra a unidade ou se só basta ter duas partições não alocadas no momento da instalação do Windows que ele da um jeito de particiona-las. E no seu caso a partição de boot tá um pouco pior porque ela tem 2TB e ela deveria ter só alguns MB - e você não pode simplesmente deleta-la já que a mesma contém seus arquivos pessoais.

 

Por isso uma das recomendações para instalar o Windows é manter só o HD/SSD a se instalar o sistema conectado. Quando não há partições em no HD/SSD durante a instalação e você aperta em "Novo" o instalador do Windows deveria particionar o HD/SSD em 3 partições a do Boot, a de Recuperação e a Principal.

 

Se só uma participação estivesse presente no momento da instalação do Windows ocorreria um erro em que a partição de boot não foi encontrada.

 

Se sua partição de boot tivesse só os 100MB que uma partição reservada pelo sistema deveria ter. Eu recomendaria simplesmente reinstalar o sistema do 0 somente com o SSD conectado e apagar a partição de boot. Mas como a sua partição de boot ocupa 2TB, você teria que fazer o backup dos arquivos importantes primeiro. Não sei se há uma maneira de deletar só os arquivos de boot ou se manter 2 partições de boot causariam algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops! Agora percebi que o Windows está instalado no HD, então seria melhor seguir o conselho do colega acima e reinstalar o Windows com apenas o SSD conectado, e depois ligar o HD. Nesse caso, copie os arquivos importantes que estiverem no SSD para o HD, e antes de reinstalar o Windows apague as partições do SSD e deixe que o Windows crie as partições do SSD de forma automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JorgeGus @MrNobody

 

Guys, eu acabei "resolvendo" daquela maneira:

Formatei o pc com apenas o SSD conectado. Funcionou e, a princípio, não estou tendo problema nenhum.

 

Mas eu tenho algumas dúvidas que eu gostaria de tirar com vocês, se possível:

 

- Por que, mesmo com todo o sistema e inclusive a inicialização agora estando no SSD, eu sinto que tudo fica um pouco mais rápido quando o hdd está desligado? não é uma diferença gigante, mas existe.

 

- Na imagem que eu anexei na pergunta do tópico, vocês podem ver que ambas as unidades possuem uma propriedade de "ativo". O que exatamente isso significa? eu pergunto pois teve um momento que o meu SSD não tinha aquela propriedade ali, mas estava funcionando normalmente. Aí eu dei um clique direito e marquei esse "ativo", mas a princípio não notei nada diferente.

 

- Eu deveria fazer backup do meu HDD e formatar ele depois de tudo isso? pois provavelmente ainda ficaram arquivos de sistema/inicialização nele, né? o que recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Zarkatan Talvez os arquivos de boot do HD poderia estar afetando o SSD. Mas também existem relatos de pessoas que dizem que depois de desinstalar um HD com problemas, o SSD ficou mais rápido. Poderia ser isso ou não.

 

Eu acredito que até seria possível pelo gerenciador de disco, diminuir a partição do HD, criar uma nova partição a partir do que você diminuiu, passar os arquivos importantes para essa nova partição e deletar a partição de boot. E depois você poderia escolher entre manter 2 partições distintas ou unir as partições novamente.

 

Quanto o ativo é uma propriedade de partições primarias - o Windows em especifico precisa ser instalado em uma partição ativa. Outros sistemas operacionais podem ou não precisar dessa propriedade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!