Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desligando sozinho (Não é superaquecimento)


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá, boa noite, tenho um pc com as seguintes especificações:

placa-mãe b450 gigabyte (2 meses)

Processador Ryzen 3 2200g (2 anos)
4 memórias asgard 8gb (duas com 2 anos e 2 com dois meses)

Fonte cougar 500w 80plus

SSD xpg NVMe m2 512gb

 

Hoje comecei a ter um problema com meu computador, ele desligou sozinho pela manhã, e logo após ligou automaticamente, achei estranho mas continuei usando normalmente. Umas 6 horas depois, já pela tarde, o problema aconteceu novamente, então chequei as temperaturas e estavam normais. Suspeitei primeiramente das memórias mais velhas, então liguei o pc só com as mais novas, em poucos minutos eles desligou sozinho novamente. Então testei apenas as mais velhas, a mesma coisa ocorreu. Tentei entrar na BIOS para ver as tensões por lá, e mais uma vez, dessa vez dentro da própria BIOS, o pc desligou.

Após isso eu deixei o pc ligado na área de trabalho por aproximadamente uma hora, e nada ocorreu. Então tentei rodar um jogo (Genshin Impact). Antes mesmo do jogo abrir, o pc desligou, tentei rodar o jogo novamente, o mesmo erro ocorreu. Achei muito estranho pois após o pc desligar sozinho pela manha, eu havia jogado o jogo normalmente, e o pc não desligou, mas agora ele não queria nem abrir. Importante saber que a temperatura do processador não chegou nem a 65 graus.

Notando isso fiz um teste de stress de GPU, sim eu uso o vega 8, mas tentei fazer o teste, com 1 minuto o pc desligou, tentei fazer novamente o teste, e com 3 minutos ele desligou, sendo que havia chegado no máximo a 67 graus.

Depois eu rodei um teste de stress da CPU, e ficou por uns 15 minutos, batei 72 graus, mas mesmo assim no desligou.

 

Ou seja, pelo jeito o pc só desliga quando a vega 8 é estressada, porém, quando o pc desligou da segunda vez, havia apenas o youtube aberto, e como eu disse, estre a primeira e a segunda vez, eu fiquei jogando o tempo todo praticamente e o pc não desligou.

Acham que o problema é realmente no processador? Também pensei em ser a fonte.
As memórias certamente não são, já que fiz vários testes nelas também, além de testar as novas e as antigas separadamente.
O SSD não deve ser também, já que o pc desligou na BIOS também.

A placa-mãe é nova, então não deve ser.

Sobre teoricamente o Ryzen e a fonte, mas acho bem estranho ele só desligar no stress de gpu.

 

Estou escrevendo isso pelo meu pc, após eu stressar a cpu, ele literalmente não apagou mais. 

Ah, vale ressaltar que após eu trocar as memórias o pc desligava até na area de trabalho. E como eu disse, ele já desligou até dentro da BIOS, então não é apenas o stress na gpu que faz ele desligar, creio eu.

 

Agradeço quem se deu o tempo de ler tudo isso. Se tiverem alguma dica ou se sabem o que é o problema, ficaria ainda mais agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Não acha que o problema pode ser no processador? Em relação à placa-mãe, não exclui a possibilidade, apenas acho que seria menor. Tem alguma recomendação? Não tenho como testar com outra fonte por agora.

A minha cougar é uma cougar VTE, e como eu disse é 500W, 80plus bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorxX é uma fonte ruim.

 

Cougar: A - CMX v1/v2 - STE - STX - VTC - VTE - VTX - XTC 

 

São modelos ruins. Já foram modelos recomendados para computadores somente com gráfico integrado, hoje evita-las totalmente é o recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!